A inovação é algo que deve compor o “DNA” de uma empresa ligada à tecnologia, seja qual for o segmento em que ela atua. É a partir da cultura de inovação que um time de tecnologia se motiva a encontrar soluções para problemas latentes na sociedade.
Visando fortalecer essa cultura de inovação, a Nuria valoriza a troca de experiências e a interação pluridisciplinar, pois entende que nada se constroi sozinho.
Com esse princípio em mente, a empresa tem realizado anualmente o Bootcamp de Inovação, um evento que fortalece a cultura de busca por inovação a partir de diferentes visões e experiências.
O Bootcamp não apenas incentiva o desenvolvimento de novos produtos e features, mas também reforça a integração e a empatia entre os profissionais, contribuindo para o crescimento coletivo da Nuria.
Queremos compartilhar com nossos leitores a riqueza de aprendizado e novos conteúdos que produzimos a partir do Bootcamp 2024.
SOBRE O EVENTO
A 4ª edição do Nuria Bootcamp aconteceu entre os dias 31 de julho e 2 de agosto. O evento se destacou por seu novo formato colaborativo. O encontro, realizado na matriz da empresa em Belo Horizonte, reuniu diversas equipes, incluindo:
- Arquitetura
- Segurança da informação
- Desenvolvimento
- Produto
- Comercial
- Marketing
O objetivo principal do evento era criar um produto ou uma nova feature baseado em um cenário específico.
A transformação do evento foi evidente, passando de uma atividade exclusiva para o time de tecnologia para uma iniciativa multidisciplinar, onde a integração e a colaboração foram os pilares principais.
Como funcionou o evento na prática?
O evento apresenta um formato inovador e colaborativo, enfatizando a colaboração e a integração entre as equipes de modo que o resultado era coletivo.
As equipes foram inicialmente separadas em grupos com o propósito de definir soluções específicas. No momento de aplicar essas soluções, o time se uniu, reforçando o viés colaborativo.
Gabriel Augusto destacou a relevância dessa abordagem, afirmando que ela eliminou a competitividade e promoveu um ambiente de cooperação.
“O Bootcamp Nuria 4ª edição foi diferente dos demais. No novo formato, o viés foi de colaboração e integração entre as equipes, ponto de extrema importância e relevância, visto que houve separação em grupos apenas para a definição de soluções e no momento de aplicar, o time se tornou único, reforçando o viés. Foi uma ótima experiência que nos mostrou que juntos podemos ir mais longe.”
Quem sabe você leitor possa se perguntar: qual o sentido de eliminar a competitividade em um formato Bootcamp? A resposta é simples, se em uma organização empresarial, os diversos times colaboram para que o produto tenha sucesso no cliente, por que não aplicar esta mesma ideia em um evento de inovação.
Qual o sentido de promover um vencedor e, consequentemente, um perdedor, se a real intenção de um evento neste formato é criar sinergia entre as pessoas, e despertar o senso de “trabalho em equipe”. A ideia central foi levar todos a lutar por um mesmo objetivo, e ao alcançá-lo, todos vencem.
Sobre a direção do evento Nuria Bootcamp
A condução do workshop ficou a cargo de Ana Nienov, Group Product Manager, que aplicou metodologias inovadoras para garantir que, ao final do terceiro dia, resultados tangíveis fossem alcançados.
Como facilitadora do evento ressaltou o sucesso da metodologia aplicada:
“Tive a honra de facilitar a quarta edição do Bootcamp de Inovação da Nuria. Ter conduzido a metodologia que levou o time multidisciplinar a chegar em uma inovação de produto que logo estará no mercado e que vai atender a necessidade de nossos clientes e usuários, foi simplesmente sensacional! Engajamento, adaptação, comunicação, integração foram apenas algumas das skills que brilharam nesse coletivo! Sempre digo: ‘é preciso uma tribo para criar um produto’ e essa atividade provou que funciona dessa forma. Quero agradecer a todos que participaram e que confiaram na minha condução. Vamos em frente!”
Outros depoimentos sobre o evento:
Samuel Soares compartilhou seu entusiasmo e pontuou um dos fenômenos mais recorrentes em um evento de colaboração que é a conexão entre convergências e divergências na forma de lapidar um produto.
“Essa quarta edição do bootcamp foi sensacional! Saí de lá com uma nova perspectiva sobre como transformar uma ideia em uma solução prática e aplicável, capaz de resolver uma necessidade específica. Foi incrível perceber como o processo de divergência e convergência de ideias entre os membros de um grupo, com um objetivo comum, nos ajuda a ter uma visão mais ampla e a enxergar diferentes faces de um problema. Além disso, a experiência única de trabalhar com pessoas de diferentes áreas do conhecimento me fez desenvolver mais empatia e uma visão holística dos processos de trabalho.”
A visão de Samuel mostra que o Bootcamp consegue simular a realidade do mercado, que é a criação de um produto para atender públicos diversos, com diferentes opiniões, pontos de vista e necessidades.
Lucas Passos, CTO da Nuria, destacou a importância da experiência:
“Superou todas as minhas expectativas! Como CTO da Nuria, pude acompanhar de perto a forma como conduzimos as dinâmicas e fiquei extremamente satisfeito com os resultados. A abordagem utilizada foi extremamente eficaz, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e envolvente. A equipe demonstrou uma atitude exemplar em relação aos desafios apresentados, mostrando não apenas competência técnica, mas também uma grande capacidade de trabalhar em equipe e resolver problemas de maneira criativa e eficiente. Este bootcamp reforçou a importância de estarmos sempre aprendendo e nos adaptando às novas tecnologias e metodologias. Estou confiante de que a experiência adquirida durante esses dias será fundamental para o crescimento e sucesso da Nuria. Agradeço a todos os participantes e organizadores por tornarem este evento memorável e produtivo. Estou ansioso para ver os frutos deste trabalho e para participar de futuros eventos tão enriquecedores quanto este.”
A riqueza de conteúdos, memórias e experiências geradas neste evento servem como combustível para o planejamento dos próximos Bootcamps.
A inovação requer as pessoas em pleno movimento e colaboração em prol da resolução de problemas por meio de soluções tecnológicas.
Conforme pontuou o CTO Lucas, que possamos colher frutos deste trabalho de engajamento no dia a dia de trabalho da Nuria.