A Nuria segue em sua imersão por conhecimento e networking pelo universo da saúde, sempre na intenção de trazer à empresa as principais tendências que podem ser aplicadas à sua tecnologia e serviços.
Nossas entregas aos clientes – instituições de saúde e, consequentemente aos pacientes, é um compilado de experiências adquiridas em nossa trajetória, estudos feitos na realidade de cada organização, pesquisas científicas, bem como conhecimentos adquiridos em eventos de inovação em saúde e tecnologia que promovem insights que são aplicados em nossos produtos.
O HLTH Europe 2024 (17 a 20 de junho) foi mais um exemplo de busca por conhecimento e inovação. O evento, que aconteceu no RAI (Convention Centre em Amsterdã), foi o maior encontro sobre inovação em saúde na Europa.
Com mais de 3.500 participantes de mais de 50 países, o evento reuniu mais de 400 palestrantes e 300 patrocinadores.
Entre os palestrantes, estavam líderes de destaque na indústria da saúde, incluindo CEOs de grandes empresas, inovadores em tecnologia médica, e especialistas em políticas de saúde.
Com uma programação diversificada de palestrantes que também são líderes em suas áreas, podemos citar aqui alguns dos mais notáveis, como:
- Ian Abbs, CEO e Diretor Médico, Guy’s and St Thomas’ NHS Foundation Trust (Reino Unido)
- Chris Bischoff, Diretor Geral, General Catalyst (Reino Unido)
- Eric Carreel, fundador e presidente, Withings (França)
- Nadine Hachach-Haram, fundadora e CEO, Proximie e cirurgiã do NHS (Reino Unido)
- John Halamka, presidente, Mayo Clinic Platform (EUA)
- Dame Vivian Hunt, Diretora de Inovação, UnitedHealth Group (EUA)
- Alison Darcy, fundadora e presidente, Woebot Health (Irlanda)
O evento tinha como objetivo a promoção da colaboração entre diferentes setores da saúde, auxiliando os participantes a explorarem novas tecnologias e soluções inovadoras, e compartilharem conhecimentos e melhores práticas.
As sessões de palestras e painéis transitaram sobre alguns eixos temáticos como:
- Transformação digital
- IA (Inteligência Artificial)
- Cuidados centrados no paciente (Experiência do paciente)
- Sustentabilidade na saúde
O evento também ofereceu uma plataforma para networking e oportunidades de negócios, com uma área de exposição onde as startups e as empresas estabelecidas puderam apresentar suas inovações.
Neste contexto, os participantes puderam interagir com líderes de opinião, investidores, e outros profissionais do setor ligados à saúde e tecnologia.
De acordo com o portal oficial da HLTH Europe, o evento procurou enfrentar desafios latentes nos cuidados de saúde, promovendo o diálogo e a colaboração entre as diferentes partes interessadas. Foram sessões sobre:
- como extrair valor dos dados de saúde
- explorar modelos radicais de reembolso e melhorar a interoperabilidade dos sistemas
- avanços nas tecnologias de saúde, incluindo saúde digital, IA e robótica
- Outros temas cujo objetivo é melhorar os resultados de saúde e as experiências dos pacientes em toda a Europa.
Um segmento exclusivo do evento, o WELL by HLTH, concentrou-se na saúde pessoal e na tecnologia do consumidor.
O painel procurou abranger tópicos como:
- saúde mental
- metabólica e sexual
- longevidade
- sono
- wearables (dispositivos vestíveis que fornecem sinais de saúde para softwares de cuidado com o paciente)
O objetivo do WELL era enfatizar a prevenção e a saúde pessoal para reduzir doenças crônicas e melhorar a autonomia e os resultados individuais.
Participação do CEO da Nuria: Fernando Soares
O CEO da Nuria, Fernando Soares, compartilhou suas impressões sobre o evento HLTH Europe 2024. Ele destacou aspectos cruciais para o futuro da saúde digital.
Listamos abaixo algumas de suas observações sobre o evento:
Sobre a Interoperabilidade no Ecossistema de Saúde
Durante os debates, foi enfatizado como os CIOs (Chief Information Officers) estão abordando a questão da interoperabilidade no ecossistema de saúde. Fernando mencionou que a discussão focou na “importância de ter dados estruturados para gerar inteligência que beneficie pacientes, médicos e outros profissionais de saúde”.
A interoperabilidade eficaz, no segmento da saúde, permite que diferentes sistemas de saúde se comuniquem e compartilhem informações de maneira eficiente, resultando em melhores resultados clínicos e operacionais.
Inteligência Artificial (IA) em Prol do Paciente
Fernando ressaltou a importância de colocar a IA no centro da operação, com foco no paciente, reforçando mais uma vez um dos conceitos pilares da Nuria, a experiência do paciente.
Ele discutiu como a IA pode ser usada para melhorar o atendimento ao paciente, desde diagnósticos mais precisos até tratamentos personalizados:
“A IA tem o potencial de transformar a experiência do paciente, tornando-a mais centrada e eficiente”
Sobre a Relação entre Operadores e Provedores
Outro ponto discutido no evento foi a importância do relacionamento entre operadores de planos de saúde e provedores (os hospitais).
Fernando apontou que a colaboração entre esses dois grupos é fundamental para garantir um atendimento de saúde mais integrado e eficaz. “Enfrentamos no Brasil, um dilema relacional entre essas players, que também acontece na Europa e Estados Unidos. Ficou claro, em vários debates e palestras, que precisamos fazer algo diferente nessa dinâmica e relacionamento para que o setor avance”.
Compartilhando experiências em âmbito internacional
Além das discussões do evento, Fernando teve a oportunidade de conversar com uma jornalista da Polônia, com a qual gravou uma entrevista sobre os sua jornada empreendedora, a proposta de valor da Nuria, e também conceitos brasileiros de HealthCare.
Ele mencionou que essa entrevista em breve será publicada em dois sites poloneses, expandindo o alcance das práticas brasileiras de saúde e promovendo um intercâmbio de conhecimentos a nível internacional.
Essas impressões refletem a visão de Fernando sobre a importância da tecnologia, colaboração e inovação na transformação do setor de saúde, alinhando-se aos objetivos principais do evento HLTH Europe 2024.