A expansão tecnológica e digital no setor da saúde nos últimos anos é notória. As soluções inovadoras disponíveis abrem um leque de possibilidades que melhoram e viabilizam uma saúde mais inteligente e otimizada para os prestadores, pacientes, fornecedores e seus parceiros.
Com a quantidade de dados gerados pelo setor de healthcare, a necessidade de centralizá-los e ordená-los de forma lógica e automatizada, tornou-se fundamental. Para isso, as APIs (Application Programming Interface) são soluções facilitadoras que otimizam os serviços e melhoram a integração dos sistemas.
Nesse sentido, a utilização de APIs para proporcionar uma melhor comunicação de todo o ecossistema de saúde deve ser levado em consideração pela gestão de TI e Operações dos hospitais, clínicas e laboratórios, que almejam uma maior interoperabilidade de seus serviços.
Em vista disso, produzimos este artigo para apoiar os gestores, mostrando as melhores opções do mercado para a automatização de seus dados internos, fazendo-os entender a importância de implementar imediatamente as APIs em suas instituições.
O que é uma API?
As Interfaces de Programação de Aplicações (APIs) são uma espécie de ponte que viabiliza a comunicação eficiente de sistemas que possuem linguagens diferentes. Essa integração permite uma melhor transição de dados, fornecendo como maiores benefícios a segurança e a organização das informações.
As APIs são ótimas ferramentas e devem ser usadas pelos prestadores de saúde, principalmente em razão da constante necessidade do setor de transitar informações. Por meio dessas interfaces, é possível indicar os dados específicos que um terceiro poderá acessar em seu sistema de gestão, tornando assim, esse intercâmbio mais seguro e assertivo.
Por que as instituições de saúde devem utilizar APIs?
A comunicação de sistemas de saúde é o presente, e, cada vez mais, se tornará fundamental, tanto para os hospitais, clínicas e laboratórios, quanto para os ERPs (Enterprise Resource Planning) e Health Techs, que disponibilizam soluções para esses players e para as Operadoras de Convênios que precisam conversar com os dados de seus clientes junto às instituições.
Nesse sentido, a utilização de APIs se faz necessária para garantir uma melhor interoperabilidade para todo o ecossistema da saúde.
Os benefícios da utilização de APIs
- Segurança: por meio de uma API você consegue fornecer dados específicos que estão em seu sistema de gestão e restringir outros. Isso é fundamental para proteger informações, principalmente agora, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
- Agilidade: com as APIs programadas para desempenhar funções específicas, a sua equipe terá muito mais agilidade, não precisando realizá-las manualmente, obtendo por consequência, pessoas mais produtivas, tarefas automatizadas e processos mais ágeis.
- Redução de custos: por meio das APIs, os custos serão reduzidos pela não necessidade de realização de tarefas manuais, o que propicia a produtividade das equipes, agilidade dos processos e a segurança das informações, mitigando, assim, riscos devido a vazamento de dados.
Esses benefícios se convergem no aumento da competitividade e na entrega dos resultados para um serviço de melhor qualidade, permitindo aos prestadores focarem no que realmente importa: o paciente.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre as APIs, vamos para uma lista de aplicações que possibilitam uma melhor entrega de serviços de saúde e gestão para os prestadores e seus pacientes:
APIs que viabilizam uma melhor entrega de saúde
Solução de Integração de Sistemas
Antes de tudo, uma API focada em conectar sistemas de clínicas, hospitais, laboratórios e soluções adicionais, é fundamental para obter interoperabilidade. Com um gateway integrador, a instituição terá um ponto de acesso único a diversas fontes de dados, além de gerenciar os administradores de cada informação com muita facilidade.
Benefícios:
- Ponto único de conexão entre hospitais e softwares
- Mais automações reduzindo custos desnecessários
- Interoperabilidade entre vários sistemas
Soluções para a gestão da saúde
API de Validação de Elegibilidade e Autorização de Consultas e Exames
Uma das maiores dores enfrentadas pelos prestadores de saúde são os altos custos relacionados às glosas, principalmente as administrativas. Desse modo, uma solução que valida os dados do paciente, solicitações de elegibilidade e pedidos de autorização junto aos planos de saúde será uma mão na roda para evitar consideravelmente esses gastos, uma vez que o sistema substitui o trabalho manual da atendente, a tendência é que a probabilidade de erros de digitação por parte do profissional seja quase nula.
Benefícios:
- Redução de erros administrativos
- Redução de perda da receita com glosas
- Redução de trabalho manual e tempo de atendimento
Solução sugerida: CM Valid
API de Pagamento de Consultas e Exames
Se a sua instituição já possui um software de agendamento online de consultas e exames, por exemplo, você pode utilizar uma solução para pagamento dos procedimentos agendados, em que, após escolher a opção desejada, o paciente poderá pagar pelo seu procedimento utilizando o cartão de crédito, com as bandeiras escolhidas pelo prestador.
Benefícios:
- Pagamentos automáticos integrados ao ERP
- Informação unificada
- Geração de adiantamento no sistema de gestão
Solução sugerida: CM Pague
API de Dados de Materiais
A API de materiais tem como foco auxiliar na integração de informações como estoque máximo e mínimo, quantidade atual disponível e o número de dias que o estoque em questão atende. Por meio da solução, o prestador tem um fácil controle das informações e melhor apoio para a compra de reposição junto aos fornecedores.
Benefícios:
- Acompanhamento fácil do estoque
- Visão de disponibilidade de estoque por número de dias
- Maior facilidade de reposição de estoque
Solução sugerida: API de de dados de materiais da CM
Soluções para a Jornada do Paciente
API de Pronto Atendimento Virtual
Por meio dessa solução, é possível uma comunicação mais efetiva entre usuários, plataformas de Telemedicina e ERPs, sem que os pacientes necessitem agendar a teleconsulta.
Benefícios:
- Integra com o ERP para gravação de dados de cadastro do paciente
- Notifica o paciente sobre o seu atendimento
- Permite o acesso da plataforma de Telemedicina, a partir do próprio ERP
Solução sugerida: API de Pronto Atendimento Virtual da CM
API de Dados de Internação
Uma API de dados de internação consegue retornar em endpoints todos os dados relacionados a internação e ocupação de leitos, de forma integrada ao ERP.
Benefícios:
- Integração simples a soluções que requerem dados de internação
- Menos integrações manuais da equipe técnica
- Registro dos dados de internação direto no ERP
Solução sugerida: API de dados de internação da CM
API de Gravação de Prescrição
A solução integrada ao ERP retorna os dados da prescrição médica realizada pelo profissional através de um aplicativo parceiro, dessa forma, o seu fluxo online também estará interoperável.
Benefícios:
- Integração simples a softwares de prescrição digital
- Menos integrações manuais da equipe técnica
- Registro dos dados do paciente direto no ERP
Solução sugerida: API de gravação de prescrição da CM
API de Histórico do Paciente
Ao trazer o histórico do paciente registrado dentro do sistema de gestão, é possível verificar todos os procedimentos que o paciente já realizou no hospital. Dessa forma, o prestador obterá maior apoio na tomada de decisão médica e também no atendimento ao paciente, ao evitar exames repetidos.
Benefícios:
- Menos integrações manuais da equipe técnica
- Registro dos dados do paciente direto no ERP
- Visão holística e interoperável de cada caso clínico
Solução sugerida: API de Histórico do Paciente da CM
API de Gravação de Agendamentos
Organizar os agendamentos dentro do ERP, por meio de um fluxo que respeite as regras de negócio dos hospitais, clínicas e laboratórios é uma tarefa demorada. Para isso, uma API que ordene esses dados de forma automática pode ser um facilitador para sua instituição.
Benefícios:
- Integração simples a soluções de agendamento online
- Menos integrações manuais da equipe técnica
- Registro dos dados de agendamento direto no ERP
Solução sugerida: API de Agendamento Integrado da CM
Gostou de algumas das soluções? Fale com a gente e solicite uma demonstração gratuita!
Esperamos que com essas indicações você possa tomar decisões mais assertivas, possibilitando a entrega de uma saúde mais inteligente para seus pacientes!