Saiba como otimizar o atendimento da sua instituição

Para melhorar o atendimento em saúde a humanização é uma solução imediata. Humanizar é tornar humano e envolve mudanças de valores, comportamento, conceitos e práticas. Isso faz com que a equipe do centro de saúde mude a forma de se relacionar com os usuários.

Para isso é preciso adaptar os processos de modo que a instituição se torne adequada às pessoas que a frequentam. O que inclui tanto quem trabalha quanto quem usufrui do serviço.

Por meio da humanização o paciente é tratado como pessoa, não como fonte de lucro. O profissional passa a considerar os interesses, condições psicológicas e sociais do enfermo, criando assim um relacionamento com o mesmo. Os benefícios são:

  • Fidelização do paciente;
  • Integração e capacitação da equipe;
  • Otimização dos serviços;
  • Melhorias na comunicação;
  • Contribuição no processo de cura.

Os usuários da saúde são os que mais precisam de cuidados. A fragilidade emocional surge perante quadros clínicos complicados e exige atenção. A diferença é notável no dia a dia das instituições.

De modo geral, o problema começa já na marcação de consultas e procedimentos. Isso gera insatisfação, por erros de agendamento, atrasos ou troca de exames, fazendo o usuário procurar outra instituição.

O processo de atendimento varia dependendo do tamanho ou alcance da instituição, mas existem práticas comuns no setor de saúde.

Assim que alguém decide em qual unidade de saúde irá se consultar, parte para a marcação do serviço. Até o encaminhamento, check-in e atendimento precisam ser cômodos, fáceis e ágeis.

Melhorando o atendimento em saúde

Uma instituição pode inovar ao usar o ambiente on-line para facilitar seu atendimento. Isso traz diversos benefícios para que o acolhimento face a face seja mais atencioso e humanizado. As vantagens incluem:

  • Praticidade;
  • Fidelização;
  • Organização;
  • Vantagem competitiva;
  • Redução de custos;
  • Maior produtividade.

Entre as inúmeras novidades que podem ser implementadas estão o agendamento de consultas e procedimentos via internet, consulta de resultados on-line, confirmação automática de pagamentos.

Para melhorar o atendimento é preciso adotar uma série de medidas. Elas vão contribuir para que todo o processo ocorra de maneira fluida e garanta a satisfação do usuário e dos colaboradores.

Tudo isso contribui para a humanização da admissão do paciente e faz com que a instituição se destaque no mercado. Isso é possível pelos laços de confiança e cooperação que são criados, oferecendo aos indivíduos um sentimento de pertencimento.

A partilha de informações ajuda a promover o entendimento da situação de cada paciente de maneira empática. Assim é possível fidelizar o usuário, fazendo com que ele compartilhe com outras pessoas a boa experiência que viveu.

Para manter a excelência do atendimento humanizado é preciso fazer uma atualização constante dos processos e treinamentos com a equipe. É preciso estar alerta para manter a autenticidade do serviço.

Assim, é necessário investir em melhorias constantes que ajudem a fazer com que a cultura de bom acolhimento seja implementada. O que garante que todos os colaboradores estejam inteirados e engajados em oferecer um melhor atendimento em saúde.

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Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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