ERPs: como agregar valor para o setor da saúde

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Com a quantidade de sistemas de gestão integrados ou ERPs (Enterprise Resource Planning) hoje no mercado, a competitividade tem se tornado acirrada e é cada vez mais difícil apresentar diferenciais realmente relevantes ao cliente, que muitas vezes buscará aquele sistema que oferece maiores funcionalidades pelo menor preço.

Criar um bom discurso de vendas e possuir uma equipe de marketing que fortalecerá a marca e criará maior exposição e oportunidades, é um bom começo para se destacar neste mercado, entretanto, mais importante que possuir uma boa apresentação, é entregar um excelente produto, que realmente fará a diferença no momento da escolha.

Em contrapartida, sabemos o quão complexo e oneroso é, para uma empresa com um produto ERP, sustentar diversas ferramentas isoladas, que vão ser úteis aos seus clientes de setores variados, sem ocupar suas equipes de TI com desenvolvimento e suporte desses programas.

Por isso, neste artigo vamos abordar algumas chaves que podem ser aplicadas imediatamente e que, sem dúvidas, abrirão novas portas para o seu negócio, tornando-o mais competitivo e destacando-o entre tantas outras empresas do segmento, para que por fim, agregue valor ao seu cliente, 

Vamos lá!

O que o setor da saúde busca em um ERP

Nós, da CM Tecnologia, atuamos para o setor da saúde há quase 10 anos, e, como uma das primeiras Health Techs brasileiras, podemos dizer com convicção que conhecemos bem o setor da saúde e suas necessidades.

O dia a dia de um hospital, clínica e laboratório é, em sua maioria, corrido. Isso faz com que as demandas administrativas tenham que conversar de forma rápida e eficiente com todos os núcleos internos dentro da instituição.

Por essa razão, um sistema de gestão que abarque ferramentas úteis, que agilizarão e automatizarão as atividades cotidianas, minimizando ao máximo os esforços internos nas instituições, é o ideal.

Assim, é válido ressaltar que a personalização para cada setor, em especial o de saúde, é de grande valia para que seu produto tenha um diferencial de peso para a escolha final dos profissionais que utilizarão a ferramenta diariamente.

Além disso, um ERP que já possua integração com outras soluções já existentes no mercado, terá uma vantagem significativa sobre os que não possuem.

Como um sistema de gestão ERP pode se comunicar com a área da saúde

Comunicar-se com o setor da saúde pode ser um grande desafio caso a sua estratégia esteja baseada em um viés mais generalista.

O profissional da área da saúde – assim como o de qualquer outro setor – quer ver a aplicabilidade daquele sistema em seu dia a dia, as suas dores que serão sanadas e os benefícios que receberá com a contratação do sistema.

Porém, mais que ter esses argumentos na ponta da língua, é saber quais serão abordados, no momento certo e para a pessoa certa. Por exemplo:

Digamos que seu sistema possua integração com uma funcionalidade de agendamento online de consultas, permitindo com que o profissional do hospital, clínica ou laboratório consiga visualizar os dados, e ter acesso em tempo real ao número de agendamentos, médicos que marcaram mais em um período específico, dados dos pacientes, como sexo e faixa etária.

A sua campanha poderá ser focada nas dores dos profissionais de atendimento, call centers e recepção, por exemplo, evidenciando suas dores de linhas congestionadas para agendamento via telefone, filas gigantes e falta de dados para tomada de decisões assertivas e como o seu sistema de gestão está adequado para que todos esses problemas sejam resolvidos.

Além disso, a sua comunicação poderá ser adaptada, também, para os profissionais de T.I, que possuem a grande dor de integração de soluções em seus sistemas, o que atrasa processos internos e a solução acaba sendo mais onerosa no fim das contas.

Ferramentas que estão gerando valor para o setor da saúde

Agregar novas funcionalidades para o seu sistema é uma estratégia a ser pensada. Podemos listar centenas de soluções que hoje são fundamentais e que podem fazer a diferença no dia a dia dos prestadores de saúde.

Mas agora você deve estar pensando que é inviável desenvolver funcionalidades específicas para os diversos setores que atende. Porém, temos uma ótima notícia: você pode fazer parcerias com empresas que detêm essas ferramentas e já possuem autoridade no setor da saúde!

Confira as soluções que estão em alta no setor da saúde e mais abaixo falaremos das parcerias:

Telemedicina

A telemedicina é uma inovação que teve seu auge principalmente em razão da pandemia do coronavírus, porém, que mostra grandes chances de ficar e se tornar um recurso cada vez mais comum para pacientes e prestadores. 

Desse modo, viabilizar que os dados dos pacientes e o prontuário eletrônico estejam integrados em seu sistema será uma mão na roda para centenas de hospitais, clínicas e laboratórios que estão implementando e irão implementar a tecnologia.

Agendamento online de consultas e exames

Apenas no ano de 2020, registramos quase 800.000 mil agendamentos online, na plataforma de agendamento online da CM. Esse número vem crescendo exponencialmente com os meses e a tendência é que cada vez mais pessoas recorram aos sites das instituições para agendar suas consultas e exames.

Assim, disponibilizar este recurso já integrado ao sistema de gestão, a fim de que facilite os acessos aos dados e a comunicação entre o sistema e essas informações, será um grande diferencial.

Validação e elegibilidade junto às Operadoras de Saúde

Há um grande fator que onera os hospitais, clínicas e laboratórios: as glosas, mais especificamente, as administrativas. Elas são ocorridas em razão da má comunicação entre prestadores e planos de saúde.

Logo, ter essa funcionalidade incluída em seu sistema será um grande diferencial.

Confirmação automática de consultas e exames

As taxas de absenteísmo são outro grande problema para os prestadores de saúde. Elas fazem com que as agendas dos médicos fiquem preenchidas quando ele poderia estar realizando um atendimento com outro paciente que compareceu a consulta.

Este recurso também pode ser integrado em seu sistema e nem precisamos dizer que agregará valor ao cliente final, não é mesmo?

Essas são apenas alguns exemplos para que você consiga visualizar a dimensão de funcionalidades que podem fazer parte do seu produto e te destacar no mercado.

Faça parte da Aliança Estratégica para ERPs, da CM!

Você achou as ideias acima excelentes diferenciais para o seu ERP? Então conheça o setor de Aliança Estratégica da CM Tecnologia, que visa criar parcerias com ERPs para agregar ainda mais valor ao seu produto e criar um portfólio de soluções para o setor da saúde!

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Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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