De acordo com dados divulgados pela PwC em um estudo realizado unicamente com líderes do ramo da saúde, 90% acredita que a experiência digital influenciará o sucesso de suas organizações nos próximos anos.
Você, como gestor, sabe que uma implementação de tecnologia ou de novos processos não é feita da noite para o dia. Da mesma forma, os resultados de uma troca ou otimização de processos também não acontecem de forma imediata.
Por isso a adaptação para o universo digital está exigindo das organizações da saúde uma aceleração para atender as demandas dos pacientes (consumidores).
Historicamente, a falta de acompanhamento está impactando negativamente o desfecho clínico e principalmente a receita das instituições (o que é mais preocupante).
Estudos apontam que 50% dos pacientes com doenças crônicas não seguem suas prescrições, levando a complicações que poderiam ser evitadas.
Diante desse cenário, o Patient Track surge como uma solução estratégica para garantir um acompanhamento contínuo e eficaz, proporcionando benefícios tanto para pacientes quanto para as instituições.
Continue conosco para entender como o Patient Track pode elevar a sua organização a um novo nível de engajamento com os pacientes.
O fim da era do contato pontual: o modelo reativo se torna obsoleto a cada dia
O Modelo Reativo está se tornando cada vez mais obsoleto. Você já parou para se perguntar o porquê?
O modelo reativo, como o próprio nome sugere (reativo = que espera reação), depende do retorno espontâneo dos pacientes.
Para sermos mais didáticos nesta ilustração, imagine que o paciente encontrou a instituição de saúde dentre muitas, entrou em contato, agendou uma consulta, e após ser dispensado com uma lista de medicamentos e exames, a instituição simplesmente espera que apenas o bom atendimento traga o paciente de volta, ou seja, a continuidade de relacionamento com o paciente fica nas mãos do próprio paciente.
Um relacionamento reativo com este gera lacunas na jornada de cuidado. Isso resulta em perda de engajamento e piora nos desfechos clínicos.
Você se identificou com este tipo de postura no relacionamento com os pacientes? Sua instituição possui este posicionamento em relação ao tratamento pós-consulta?
Impactos da falta de acompanhamento dos pacientes pós-consulta
Nossa experiência após uma imersão na realidade de centenas de profissionais da saúde, gestores e instituições ligadas ao ecossistema da saúde, nos dá respaldo para afirmar algo com muita certeza:
Sem um acompanhamento adequado, as instituições, uma hora ou outra, enfrentarão desafios como a perda de pacientes e a redução de receita.
A solução para isso é simples: PROATIVIDADE na comunicação, ou seja, a ausência de um contato proativo prejudica a fidelização e torna mais difícil prever fluxos de pacientes e recursos.
Certamente conseguimos trazer você até aqui em uma linha de apresentação da problemática e seus desdobramentos. Contudo, o que abordaremos a seguir é justamente a solução para o problema do relacionamento reativo.
O Que é o Patient Track?
Antes de tudo, é interessante abordarmos aqui o conceito e os benefícios que a solução Patient Track oferece após sua implantação nas instituições de saúde.
O Patient Track é uma solução que promove o acompanhamento contínuo e automatizado dos pacientes.
Esta solução está inserida na estratégia de Patient Engagement. Por meio dela, o sistema utiliza dados e automações para manter contacto ativo, desde lembretes de retorno até alertas personalizados, ou seja, alertas que acompanham o paciente de acordo com sua condição de saúde.
Exemplos de Ações Típicas
- Lembretes de consultas
- Alertas de acompanhamento
- Segmentação ativa baseada em comportamento
- Comunicação automatizada e personalizada
Benefícios da estratégia de Tracking Digital
O Tracking Digital é capaz de trazer benefícios a curto prazo para as instituições que o adotam, pois a comunicação com os pacientes e o acompanhamento de sua condição pós-consulta passam a ter um dinamismo instantâneo após as automações realizadas.
Benefício | Descrição |
Aumento da Fidelização | A comunicação contínua e personalizada melhora a conexão entre paciente e instituição, aumentando a fidelização. |
Melhora nos Desfechos Clínicos | Com acompanhamento ativo, pacientes seguem melhor seus tratamentos, resultando em desfechos clínicos mais positivos. |
Previsibilidade e Receita | O tracking eficiente permite prever necessidades e recursos, otimizando a agenda e aumentando a receita. |
Controle e Visão sobre a Base de Pacientes | Oferece uma visão integrada e contínua da base de pacientes, melhorando a gestão e a tomada de decisões. |
Por que agora implementar a cultura do Tracking agora?
Estamos diante de um cenário competitivo nas mais diversas áreas, e essa cultura da humanização de processos, atendimentos e relacionamentos, tem deixado os pacientes com caráter mais consumidor, ou seja, mais exigente quanto a demanda de serviços.
Isso abre espaço para um cenário de competitividade, uma vez que para obter um destaque, as empresas costumam adotar práticas inovadoras para atração de clientes (pacientes).
O Patient Track da Nuria é uma inovação indispensável para organizações de saúde, sejam elas pequenas ou grandes, que desejam crescer com previsibilidade e eficiência.
O acompanhamento digital é uma virada de chave na gestão da saúde. As instituições que se adaptarem a essa nova realidade certamente irão colher benefícios significativos em termos de sustentabilidade financeira, qualidade e cuidado.
Nosso time comercial está a sua disposição para avaliarmos sua estrutura e ver qual melhor metodologia para melhoria do engajamento com os pacientes.