3 Passos para você aplicar um atendimento humanizado em sua clínica

A agitação e a rotina, frequentemente, nos levam a agir de forma mecânica, e acabamos deixando passar despercebidos alguns detalhes importantes do que poderia ser um atendimento humanizado.

Clínicas e hospitais são exemplos de ambientes onde a realidade precisa ser diferente, é importante que a humanização no atendimento seja mantida.

Os profissionais destas organizações lidam constantemente com muitas pessoas cujo estado emocional está fragilizado.

Isso reforça a importância da humanização na relação entre médicos e pacientes no processo de atendimento. Afinal de contas, essa é uma das maiores deficiências do sistema de saúde brasileiro atualmente.

A implantação de um atendimento humanizado deve começar de dentro para fora. O principal objetivo é oferecer uma excelente experiência, não apenas ao usuário do serviço, mas também aos colaboradores da instituição.

O que é preciso fazer para alcançar esse objetivo?

Elaboramos um passo a passo para te ajudar a responder a esta pergunta, confira!

1.º Passo: qualifique sua equipe

Antes de se preocupar em aplicar qualquer processo em sua instituição, é importante colocar a “casa em ordem”. Para garantir a harmonia no ambiente de trabalho, é preciso orientar e acompanhar o progresso de cada membro da equipe.

As melhores opções são: otimizar áreas que não estão sendo tão bem assistidas e potencializar aquelas que já apresentam bons resultados. Além, é claro, de oferecer educação continuada à sua equipe.

O Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar, tem o objetivo de melhorar as relações entre profissionais de saúde e usuário, reforçando a importância da educação contínua, segundo eles: 

“É no processo de formação que se podem enraizar valores e atitudes de respeito à vida humana, indispensáveis à consolidação e à sustentação de uma nova cultura de atendimento à saúde”.

Um ambiente em que os profissionais estão cientes do seu papel é, geralmente, um local mais agradável para trabalhar. Com seu time devidamente qualificado, os resultados positivos surgirão naturalmente em todos os setores.

2.º Passo: conheça seus pacientes

Para desenvolver sua estratégia de humanização, é necessário entender o que os seus pacientes esperam de você. Em seguida será mais fácil achar os meios para atendê-los da melhor forma possível. 

Portanto, você deve se tornar mais próximo deles, para além das formalidades técnicas. Desta maneira será mais fácil fornecer segurança e adquirir a confiança deles.

Os detalhes fazem toda a diferença nesse processo! É preciso ser capaz de ouvir e fazer com que o paciente sinta que não está sozinho naquela situação.

“O paciente deve ser visto como ser humano biológico, social e psicológico, não apenas como alguém que precisa de cuidados especiais com a saúde”. Afirma Jackelyne Pontes, cirurgiã-dentista filiada ao Sinodonto MT (Sindicato dos Odontologistas do estado do Mato Grosso).

Realizar pesquisas de satisfação pode ser uma excelente estratégia, para enxergar o atendimento pela perspectiva do paciente.

Desta forma, é possível saber se ele foi bem atendido, se o tempo de espera foi adequado, se ele recomendaria aquele estabelecimento aos seus amigos e familiares e até mesmo, se ele tem sugestões pertinentes a fazer.

Alguns hospitais disponibilizam um formulário de pesquisa diretamente em sua página na internet. Atualmente, as redes sociais são utilizadas pelas instituições como meio informal de comunicação para se aproximar do público.

3.º Passo: Adote tecnologias de produtividade

As tecnologias de produtividade estão dominando todos os setores, a cada dia surgem novas tendências cujo objetivo são o mesmo: solucionar um problema que, muitas vezes, nem sabíamos que existia.

Quantos de nós teríamos imaginado, há algumas décadas, que um smartphone seria um objeto tão indispensável?  Da mesma forma, as tecnologias desenvolvidas atualmente para a área da saúde também soaram como coisa de outro mundo, mas já não conseguimos nos imaginar sem elas hoje em dia.

Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com atendimento humanizado (cujo nome já sugere a relação humana como sua base).

A resposta é: Tudo!

Por exemplo, atualmente as pessoas conseguem alcançar uma qualidade de  trabalho muito melhor do que antigamente. Isso porque já existe a possibilidade de o próprio paciente agendar sua consulta ou exame pela internet, conferindo muito mais praticidade, agilidade e flexibilidade ao processo de agendamento.

Se você possui uma clínica de radiologia odontológica, por exemplo, já não precisa se locomover até a unidade de trabalho para realizar um traçado cefalométrico. É possível fazer isso e muito mais, da comodidade da sua casa, através de um sistema de gestão online.

Toda essa automação, mobilidade e tecnologia influi diretamente na produtividade dos seus funcionários e, consequentemente, no seu relacionamento com os demais colaboradores da instituição e, é claro, com os pacientes.

Com a tecnologia realizando processos que anteriormente eram manuais, sobra tempo para realizar trabalhos que necessitam de mais empenho intelectual.

Cumpridas todas essas etapas, é importante monitorar e investir no aperfeiçoamento constante do processo de humanização. Isso contribuirá para um ambiente de trabalho cada vez mais eficiente, produtivo e focado nas necessidades e nos interesses comuns a todas as pessoas envolvidas.

Agora, está pronto para começar a aplicar um processo mais humanizado em sua instituição de saúde?

Texto escrito em parceria da Cfaz.net com a CM Tecnologia.

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Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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