Tecnologia Nuria desenvolve software que evita glosas hospitalares

glosas hospitalares

Se você trabalha na gestão de saúde e nunca enfrentou problemas com glosas hospitalares, você é uma exceção rara. Isso porque esse assunto é uma das maiores preocupações para quem gerencia hospitais, laboratórios e clínicas, já que essas questões impactam em áreas como finanças e atendimento ao paciente.

Basicamente, glosas hospitalares acontecem quando as operadoras de saúde não pagam integralmente pelos serviços prestados. Isso continua sendo um grande desafio para todos os envolvidos no cuidado aos pacientes.

Muitas vezes, esses problemas surgem devido a falhas simples na comunicação com o hospital. São exemplos clássicos como: erros ao preencher informações dos pacientes nas guias de atendimento ou confusões nos valores cobrados por exames podem levar ao cancelamento ou redução do pagamento pelas operadoras.

Portanto, é crucial prestar atenção aos detalhes durante o registro dos procedimentos para evitar mais problemas financeiros para a sua instituição.

Diante deste cenário, deixamos algumas perguntas que nortearão a solução que a Nuria traz para essa questão de glosas hospitalares:

  • Mas então, como podemos evitar as glosas hospitalares?
  • Quais são os cuidados necessários para reduzir esses problemas no dia a dia da instituição?
  • Qual a solução ideal para redução drástica do tempo de atendimento no que diz respeito à rotina com operadoras de planos de saúde?

É isso que iremos explorar neste conteúdo. Fique conosco para entender mais sobre o conceito de Glosas, e também para conhecer o Nuria Valid, a solução responsável por otimizar a jornada do paciente em seu atendimento.

O que são Glosas hospitalares?

Glosas hospitalares são as disputas entre os hospitais e os planos de saúde sobre o que deve ser pago pelos serviços médicos. Isso pode acontecer por vários motivos, como erros na hora de registrar seus dados ou até confusões nos valores cobrados pelos exames.

Tanto para a equipe de atendimento quanto para os pacientes, essas glosas são uma dor de cabeça porque podem fazer os hospitais perderem dinheiro ou terem que gastar mais tempo resolvendo esses problemas em vez de cuidar dos pacientes.

 

Para sermos mais específicos, decidimos ilustrar da seguinte forma:

Imagine que você foi ao médico ou fez um exame e tudo foi pago corretamente pelo plano de saúde. Agora, pense que, de repente, o plano de saúde diz que não vai pagar tudo ou parte do que foi cobrado. Isso é o que chamamos de glosa hospitalar!

Resolver um problema de glosa exige dos profissionais uma auditoria de cada caso de forma individual para entender onde aconteceu a discrepância de informações.

Nas etapas de atendimento isso atinge a todos os envolvidos, porém a má impressão pela falta de resolução deste problema pode prejudicar a imagem da sua instituição.

De que forma a Nuria otimiza os processos para evitar as glosas hospitalares?

O Nuria Valid se destaca como uma solução eficaz para diminuir drasticamente o problema das glosas hospitalares. Em resumo, o Valid oferece integração direta entre clínicas e operadoras de planos de saúde.

Essa integração reduz o tempo de comunicação de dados entre os atendentes e os softwares específicos de cada operadora de saúde. 

Para facilitar seu entendimento sobre como o Valid pode ser útil neste processo , listamos aqui os principais benefícios que a solução Valid proporciona:

 

  • Agilidade na Autorização de Procedimentos: Com o Nuria Valid, clínicas podem realizar o processo de autorização de exames e procedimentos de forma ágil e simplificada. Isso reduz significativamente o tempo necessário para obter aprovações, evitando atrasos nos tratamentos e melhorando a experiência do paciente.
  • Redução de Erros e Retrabalho: A integração direta com as operadoras de saúde elimina a necessidade de digitação manual de informações dos pacientes em diferentes sistemas. Isso reduz erros de transcrição e minimiza o retrabalho, permitindo que os profissionais de saúde concentrem-se mais no cuidado ao paciente do que em tarefas administrativas repetitivas.
  • Minimização de Glosas: As glosas hospitalares ocorrem muitas vezes devido a discrepâncias ou falta de informações adequadas durante o processo de faturamento. Com o Nuria Valid, as informações são validadas em tempo real, garantindo que todos os dados necessários para o faturamento estejam corretos desde o início. Além de reduzir significativamente o número de glosas, o Valid melhora a previsibilidade financeira das clínicas.
  • Facilidade de Gestão e Monitoramento: A plataforma oferece uma visão unificada e em tempo real das autorizações e validações em andamento, logo, isso permite ao gestor uma visão mais ampla das operações clínicas. Isso impacta diretamente na identificação rápida de quaisquer problemas potenciais e agir proativamente para resolvê-los.
  • Melhoria na Experiência do Paciente: Ao reduzir o tempo de espera e simplificar os processos administrativos, o Nuria Valid contribui para uma experiência mais positiva para o paciente. Pacientes beneficiam-se de tempos de espera reduzidos e de um atendimento mais eficiente, resultando em maior satisfação e fidelização.

 

Em resumo, o Nuria Valid não apenas otimiza os processos operacionais das clínicas, mas também contribui diretamente para a redução das glosas hospitalares, melhorando a eficiência, a precisão e a experiência global de cuidado ao paciente.

Mais 2 dicas extras para que sua instituição evite as temidas glosas hospitalares

  • Capacite seus colaboradores

Mais do que recorrer a sistemas de conferência, é importante ter funcionários capacitados para dar adeus aos faturamentos não recebidos.

Portanto, se certifique de que os colaboradores que faturem os procedimentos médicos conhecem os preços, orçamentos e relatórios de variadas atividades de saúde. Treinamentos constantes significam, no fim das contas, serviços muito melhor executados!

Junto de atividades de capacitação profissional, vale realizar auditorias frequentes para verificar os processos internos e prontuários médicos, conferindo se os valores orçados estão em conformidade com os procedimentos efetuados. Dessa forma, o acompanhamento é regular e o controle das glosas mais eficaz.

  • Aposte no prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico é um grande aliado quando o assunto são as glosas. Isso porque, hoje, boa parte dos problemas de faturamento acontece devido à descrição incorreta dos procedimentos, erros de anotação ou grafias ilegíveis.

Sem contar que preencher tudo de maneira manual é muito mais trabalhoso para quem realiza essa função.

O modelo eletrônico, por sua vez, reconhece possíveis erros automaticamente quando configurado para tal, além de permitir que qualquer um de seus colaboradores acesse o histórico dos pacientes.

Como resultado, você tem não só menos falhas (que se materializam em procedimentos não identificados), mas exames e medicamentos padronizados — que, inclusive, podem ser acessados em qualquer dispositivo e lugar.

Com levar o Nuria Valid para sua instituição de saúde

Para finalizar este conteúdo, se você está envolvido na gestão de saúde e busca soluções eficazes para reduzir glosas hospitalares e melhorar a eficiência operacional, o Nuria Valid é uma ferramenta essencial a considerar.

Com sua integração direta entre clínicas e operadoras de planos de saúde, o Valid não apenas agiliza o processo de autorização de procedimentos, mas também minimiza erros e retrabalhos, além de reduzir significativamente as glosas hospitalares.

Conheça mais sobre como o Nuria Valid pode transformar a gestão da sua instituição, melhorando tanto os processos internos quanto a satisfação dos pacientes.

E então, nossas dicas para evitar glosas foram úteis? Para mais textos sobre gestão em saúde, acesse nosso blog!

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Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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