Nuria e ABCIS realizam Webinar sobre Inovação em Saúde: Impactos na jornada do paciente

Webinar Nuria e ABCIS banner

No dia 14 de Maio, o Prof. Renato Sabbatini, representando a ABCIS (Associação Brasileira de Cuidados de Saúde, foi anfitrião no Webinar que promoveu uma conversa com a Nuria, representada por Pedro Dias, especialista em Soluções em Saúde Digital, a respeito do tema: Inovação em Saúde, o impacto da tecnologia na jornada do paciente.

Vídeo completo aqui:

 

A Associação Brasileira de Cuidados de Saúde (ABCIS) é formada por profissionais de tecnologia que trabalham para melhorar os processos hospitalares em todo o território nacional

O principal desafio da ABCIS é levar desenvolvimento tecnológico aos mais de 7300 hospitais do Brasil, atuando como facilitadores na cadeia de relacionamento e criando programas para melhorar o ambiente tecnológico das instituições.

Neste Webinar, o Prof. Renato Sabbatini e o especialista em soluções de saúde digital Pedro Dias discutem a interoperabilidade e o engajamento do paciente dentro das instituições de saúde.

Foi destacado que a tecnologia está transformando a medicina e a saúde, e enfatizam a importância do paciente como participante ativo no processo de saúde.

Desde sua fundação, A Nuria está comprometida em conectar, integrar e inspirar e desenvolver soluções para a jornada digital do paciente. 

Conforme foi pontuado por Lucas neste evento online, a empresa tem evoluído suas soluções, passando de agendamento online para uma jornada completa do paciente.

Pedro explica que a Nuria foi mais além com sua tecnologia, criando a solução MyConnect, que consiste em uma plataforma de interoperabilidade pela qual a tecnologia Nuria é capaz de conectar diversos em um único fluxo de dados, facilitando o gerenciamento e a comunicação de dados os entre:

  • sistemas de saúde
  • prestadores
  • operadoras 
  • indústrias farmacêuticas.

Um dos pontos altos da conversa foi a demonstração dos benefícios que a ferramenta pode trazer a qualquer instituição de saúde que opta por esta evolução.

De acordo com Pedro, em termos gerais, a tecnologia aplicada à gestão em saúde tem mostrado muitos avanços e benefícios incríveis como:

  • atendimento mais eficiente
  • redução de custos
  • maior acessibilidade

Contudo, apesar dos avanços, o ramo da saúde ainda enfrenta desafios como a gestão descentralizada de sistemas, integração entre prestadores e continuidade do cuidado do paciente.

Neste sentido, a interoperabilidade se torna a chave para superar esses desafios, permitindo a transferência e utilização eficiente e uniforme de informações entre organizações e sistemas de operação.

Webinar Nuria e ABCIS

Em resumo,  pode-se dizer que a contribuição do profissional Pedro Dias sobre o assunto se divide em dois momentos:

  • Interoperabilidade na Saúde:

Aqui Pedro aborda sobre os desafios na Integração com Fornecedores de Software, pontuando que a preocupação principal é a dificuldade de integração entre diferentes sistemas de gestão de saúde, especialmente quando os fornecedores têm objetivos comerciais concorrentes.

Além disso, existem os padrões de comunicação, onde se destaca o uso crescente de padrões como HL7 e HL7 FHIR para facilitar a interoperabilidade entre sistemas de saúde.

Nessa primeira parte, Pedro conclui falando sobre os benefícios da interoperabilidade, a qual é vista como uma solução para problemas comuns na área da saúde, como dificuldade na marcação de consultas, exames e relação paciente-profissional de saúde.

  • Implementação do MyConnect:

Abordando um pouco mais sobre a parte prática da interoperabilidade, Pedro pontua neste segundo momento sobre a Facilidade Técnica na Implementação, ou seja, a implementação do MyConnect é descrita como relativamente simples tecnicamente, levando apenas dois dias.

Quanto aos desafios na integração de dados, Pedro ressalta que o principal desafio reside na inteligência de negócio para mapear e integrar os dados de forma eficaz.

Pedro finaliza esta segunda parte com observações sobre HL7 FHIR, destacando que há uma  adoção crescente do HL7 FHIR, especialmente em equipamentos de saúde importados, além da necessidade de integração com perfis de dados emergentes para uma interoperabilidade mais abrangente.

A conclusão deste evento abordou um tema muito relevante relacionado ao empoderamento do Paciente e LGPD.

Foi discutido sobre os Direitos do Paciente,  enfatizando o papel central do paciente como proprietário dos dados clínicos, destacando a importância do portal do paciente para operacionalizar seus direitos, conforme previsto pela LGPD.

A Nuria agradece a ABCIS na pessoa do Professor Renato Sabbatini por esta promoção de conhecimento a respeito de um assunto tão relevante para a área da saúde.

Entendemos que a interoperabilidade de dados pode revolucionar a forma como as instituições promovem e transformam a experiência de seus pacientes.

Para assistir o vídeo completo, clique aqui.

Gostou? Compartilhe este artigo com seus colegas.

A Nuria é pioneira em sistemas de agendamento online e especialista em interoperabilidade no setor da saúde.

Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

Nuria © 2012-2023         Feito com ❤️ em Belo Horizonte

Fale com nosso time de especialistas e veja como podemos impulsionar seu negócio.