Jornada do paciente: Como a HealthTech Nuria está transformando o engajamento do paciente?

Jornada do paciente - sala de espera - engajamento do paciente

A gestão da jornada do paciente em uma instituição passou por evoluções ao longo das últimas décadas a partir da explosão de inovações tecnológicas que vieram para elevar o nível dos processos de atendimento.

Com foco total na experiência do paciente, as empresas de tecnologia em saúde (HealthTechs) estão realizando uma imersão no dia a dia de profissionais que trabalham na rotina de hospitais, clínicas, laboratórios ou quaisquer instituições que lidam com pessoas pela perspectiva da saúde com o intuito de encontrar problemas e assim solucioná-las através da tecnologia.

Quais são as principais inovações na jornada do paciente na última década?

Dentre as inúmeras inovações que entraram em cena no ecossistema da saúde, podemos citar aqui as mais relevantes, levando em consideração o impacto que elas exercem tanto na redução do tempo de permanência do paciente na sala de espera, quanto no engajamento que o paciente passa a ter com a instituição.

Health Techs no Brasil e no mundo trouxeram soluções para dores latentes na rotina clínica (hospitais, clínicas e laboratórios). Confira nos tópicos a seguir as inovações das quais tratamos aqui:

Agendamento online de consultas, exames e procedimentos clínicos

As plataformas de agendamento online permitem que os pacientes marquem consultas ou exames de forma rápida e conveniente, reduzindo a necessidade de esperar por atendimento telefônico.

Isso também ajuda a otimizar o fluxo de pacientes, evitando aglomerações nas salas de espera de hospitais e clínicas.

O paciente passa a ter mais autonomia já que consegue avaliar os profissionais e unidades que mais lhe convém.

Em tempos de pandemia este recurso foi útil já que o distanciamento social era uma medida decretada pelo governo cuja intenção era diminuir o contato das pessoas e, consequentemente, o contágio do vírus.

Prontuários eletrônicos

A transição de registros em papel para prontuários eletrônicos agiliza o acesso às informações do paciente.

Os profissionais de saúde podem visualizar históricos médicos, resultados de exames e prescrições de forma rápida, contribuindo para uma tomada de decisão mais eficiente.

Além disso, a tecnologia promove a segurança dos dados e, consequentemente, a privacidade das informações de cada paciente, ou seja, garante o alinhamento com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Telemedicina

Apesar de ser uma tecnologia em crescimento nos últimos anos, a Telemedicina ainda é alvo das tendências em inovação para a saúde de 2024.

A adoção da telemedicina permite consultas virtuais, reduzindo a necessidade de deslocamento dos pacientes para o consultório.

Isso não apenas economiza tempo, mas também amplia o acesso a cuidados de saúde, especialmente para aqueles em áreas remotas ou com dificuldade de deslocamento.

A telemedicina também foi acelerada em tempos de pandemia, nos quais muitas instituições adotaram a inovação na intenção de diminuir o fluxo presencial de pessoas em áreas de contágio.

Check-in automatizado

Sistemas de check-in automático em clínicas e hospitais permitem que os pacientes confirmem sua presença sem a necessidade de esperar em filas.

Essa é mais uma inovação desenvolvida pela Nuria que vai conquistar hospitais e clínicas de todo o país. Para conhecer mais sobre esta inovação acesse a página do Nuria Check in

Por meio de um link ou QR Code fornecido pelo hospital, o paciente tem acesso a antecipação de diversas informações administrativas, como o cadastro, que irão reduzir o tempo de espera na recepção, já que serão atualizadas previamente.

Isso agiliza o processo de registro e contribui para reduzir o tempo de espera.

Aprimoramento da comunicação e relacionamento

Plataformas de comunicação instantânea entre pacientes e profissionais de saúde facilitam a troca de informações, dúvidas e resultados de forma rápida e eficiente.

Muitas instituições passaram a integrar apps mensageiros em seus sistemas para estreitar a comunicação e o engajamento com os pacientes no contexto pós-consulta.

A partir dessa simplificação, fica mais fácil para a instituição fornecer as informações ao paciente a respeito de exames, agendamentos, procedimentos clínicos e retornos às consultas.

Gestão inteligente de filas

Sistemas de gestão de filas baseados em tecnologia permitem que os pacientes recebam atualizações em tempo real sobre o status de sua consulta ou procedimento, reduzindo a ansiedade associada ao tempo de espera.

Como a Nuria tem se destacado na inovação da jornada do paciente?

A Nuria tem se destacado como uma empresa focada na melhoria da gestão do atendimento, olhando para fatores que estão não só “NA” rotina do atendimento como também em fatores “EXTRA” atendimento, ou seja, contextos que estão gravitando em torno da experiência do paciente.

Como uma das pioneiras no desenvolvimento de soluções capazes de gerir o atendimento ao paciente de ponta a ponta, ou seja, desde sua entrada na instituição até o acompanhamento pós-consulta, a Nuria dá mais um passo em direção ao futuro lançando novos produtos em 2024, os quais já estão sendo implementados em instituições que almejam abraçar o futuro e a inovação em seus processos.

Mas antes de tratarmos sobre este assunto, vamos primeiramente realizar uma observação sobre como a inovação está acontecendo quando o assunto é jornada do paciente.

Como está acontecendo a inovação na jornada do paciente?

Por muitos anos, o foco das inovações foi na tecnologia em si, de modo que os sistemas eram desenvolvidos e as organizações precisavam se adequar aos processos por ele desenhados.

Contudo, a era da humanização das coisas chegou colocando o usuário final no foco das soluções, de modo que o objetivo passa ser a identificação de dores e sua respectiva solução.

A Nuria desenhou um processo linear que leva em consideração o início da jornada do paciente (o momento em que é gerada a necessidade de buscar um atendimento), iniciando o processo pela solução de Agendamento Online de consultas, até o acompanhamento pós-intervenção, a partir de recursos que viabilizam uma comunicação constante e instantânea com paciente após seu atendimento.

A partir disso, o paciente inicia seu atendimento percorrendo diversas etapas, as quais são geridas por soluções como:

  • Nuria Appointment: Agendamento de consultas e exames 100% online, minimizando pontos de contato desnecessários com a equipe de atendimento.
  • Nuria Confirm: Combinando até três canais digitais, e-mail, SMS e/ou WhatsApp sua instituição inicia a confirmação com até 72 horas de antecedência, obtendo taxas de resposta superiores a 85%. Tudo isso com o apoio de um dashboard contendo relatórios de monitoramento!
  • Nuria Valid: Com o Nuria Valid, a sua instituição automatiza o processo entre prestador e operadora, agilizando o atendimento ao paciente e auxiliando na gestão das unidades.
  • Nuria Check In: O recurso de Check-in, permite ao paciente adiantar informações de seu atendimento de forma remota. Isso reduz a sobrecarga da central de atendimento, minimiza atividades repetitivas e burocráticas, diminui custos operacionais e glosas administrativas. Teremos em breve o lançamento deste e outros produtos que vão levar a gestão do atendimento a um novo patamar.

Soluções completamente integradas com o seu HIS para uma gestão de ponta a ponta

Essas e outras soluções desenvolvidas pela Nuria podem ser facilmente integradas ao seu HIS (Hospital Information System) para que a gestão dos dados possa ser concentrada e facilitada aos gestores ou tomadores de decisão.

A integração entre sistemas cria um fluxo de dados único capaz de fornecer informações precisas em tempo real, e isso também exerce um impacto direto na rotina dos profissionais, já que a simplificação dos dados é capaz de agilizar o atendimento ao paciente, impactando na redução de seu tempo de espera.

A jornada do paciente em sua instituição pode ser transformada a partir de hoje! Entre em contato com os especialistas da Nuria para saber como levar essas soluções a sua organização.

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Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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