Qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento em presença digital sabe a importância das reviews do google no aumento da visibilidade de uma marca. Isso porque os comentários que os usuários deixam sobre as instituições na plataforma ajudam não só quem procura por um serviço, mas tendem a aumentar o posicionamento SEO do seu site dependendo deles. Quanto mais comentários positivos, mais bem posicionado.
Primeiramente, o Google Meu Negócio
Para facilitar o encontro das informações institucionais por parte dos internautas, o Google desenvolveu o chamado Google Meu Negócio (aqui você confere como fazer seu perfil). Gratuita, a ferramenta é ideal para quem deseja investir na exposição da organização no motor de busca, já que permite que você:
- Atualize e insira dados como horário de funcionamento, site e localização para quem procura o seu negócio;
- Tenha a relação mensal de quantas pessoas viram sua empresa e solicitam informações sobre ela no Google;
- Veja métricas e estatísticas sobre quem tem acessado seu portal pela plataforma;
- Destaque reviews e comentários das pessoas junto da foto do empreendimento quando pesquisado.
Mas você deve estar pensando: ok, eu já tenho meu hospital ou clínica cadastrado na ferramenta, mas um total de zero recomendações. O que fazer nesse caso? Criando uma cultura de reviews dentro da organização.
Receber mais reviews do google: 4 recomendações para consegui-las
Oferecendo serviços de qualidade
Além de um cauteloso atendimento, é preciso checar se os profissionais, sobretudo os médicos e enfermeiros, transmitem segurança e autoridade para quem está sendo consultado. Vale lembrar que, hoje, estamos falando de um paciente ágil, curioso e que entende como ninguém a tecnologia. Ou seja: a distância entre ser mal tratado e fazer uma reclamação é de apenas um clique.
É claro que ter uma boa relação com o paciente é apenas um dos detalhes que qualificam o trabalho de um laboratório, hospital ou clínica. Se você deseja trabalhar a satisfação do seu público em mais pontos, esse post pode te ajudar. De forma geral, tudo se resume a investir na experiência dele.
Incentivando clientes satisfeitos a fazerem comentários
Diferentes de países como os Estados Unidos, que possuem uma forte cultura de reviews, as coisas parecem funcionar de forma específica por aqui. É raro que alguém satisfeito, por exemplo, vá até a Internet somente para elogiar seu serviço. Por outro lado, basta um deslize para que insatisfações se transformem em textões no Facebook ou Instagram.
Sendo assim, é fundamental que sua instituição mostre para o paciente que a avaliação dele tem importância. Enfatize com suas atendentes, solicitando que elas peçam aos atendidos para dar um feedback após a consulta.
Nessas horas, é preciso tomar cuidado com uma questão: pode-se incentivar qualquer tipo de feedback, mas o ideal é filtrar os que serão vistos por quem procurar seu hospital na Internet. Afinal, recomendar que os pacientes digam o que acharam da instituição online pode criar margem para que os descontentes compartilhem com o mundo suas experiências ruins.
Uma dica é, nos consultórios, perguntar se quem está sendo atendido se importa de avaliar o serviço. A partir daí, dependendo do comentário, vale pedir autorização para divulgá-lo no Google ou redes sociais da organização. Assim você tem total controle do que, pelo menos num primeiro momento, será veiculado.
Mas claro, isso não o impedirá de reclamar nas mídias se suas expectativas não forem alcançadas. Agir com profissionalismo, demonstrando que usará o feedback para melhorar, é imprescindível nesse ponto. Não fuja das mensagens negativas. Aprenda com elas!
Criando fidelidade com quem te recomenda
Investir em ações de fidelidade é reforçar o hábito dos reviews em seus pacientes até que eles o façam naturalmente, além de incentivarem que outras pessoas façam o mesmo. Em geral, os passos mais comuns para se fazer isso são:
- Descobrir o que seus pacientes gostariam de ganhar para darem reviews no Google;
- Desenvolver uma ação de Marketing para que eles “entrem no jogo”;
- Recompensá-los levando à ação desejada (no caso, as avaliações), com brindes ou algo do tipo;
- E o mais importante: usar as mensagens recebidas para oferecer bons serviços!
Divulgando bons relatos nas redes sociais/site
Aproveitando o tópico anterior, compartilhar bons relatos nas mídias sociais também é uma ótima estratégia de visibilidade para sua clínica, laboratório ou hospital. Afinal, enquanto estiver procurando por ela, é muito provável que um usuário cheque suas redes para ver se a instituição está à ativa. Postando os feedbacks positivos, você garante o inicial: uma boa impressão.
Além disso, essa é uma ótima forma de fomentar sua SERP Domination, técnica que consiste em dominar a primeira página do Google só com links institucionais. Em outras palavras, movimentar as redes com bons comentários as tornarão mais relevantes para os motores de busca, que, as ranqueando bem, tendem a “empurrar” as informações de outros para a segunda page.
Junto a isso, já pensou em reservar uma seção do seu site para bons comentários de pacientes? Além de tornarem a página mais humana, tais relatos afetam positivamente a reputação da clínica. Uma coisa é dizer que se é bom. Outra diferente é ver que um paciente como você recomendou um serviço.
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