Como superar as dificuldades financeiras na saúde num cenário de crise

Panorama de um cenário de crise

É de conhecimento popular que tempos de dificuldades surgem após período de abonança.

Na realidade, a relação entre tempos prósperos e com recessão econômica é como uma corda oscilando. Determinado período pode acontecer de maneira mais intensa devido a certas variáveis (economia, politica, etc) mas sempre estaremos em alguma etapa dentro dessa relação cíclica.

Quando o cenário econômico se mostra desesperador e assustador é necessário que alguma atitude urgente seja tomada, visto  que o poder público, na maioria das vezes, não tem tomado medidas com grande efetividade a fim de mudar a situação ou até mesmo acaba ficando de mãos atadas e faz pouco para mudar a realidade.

E quando falamos sobre o mercado da saúde brasileira, notamos que o setor da saúde brasileiro é altamente segmentado e com certeza é um dos  setores que mais sofre em períodos de recessão econômica. Segundo dados divulgados pela ANAHP, que compara dados do ano de 2014 em relação aos do ano de 2015, apresenta um dado muito preocupante: a receita líquida por paciente-dia aumentou 3,5%, ao passo que a despesa por paciente-dia subiu 9,4%, no mesmo período, em resumo o custo tem aumentado enquanto a receita gerada não acompanhou esse aumento.

Com esse dado notamos o quão preocupante é um cenário de recessão econômica. O que faz com o que fique claro a necessidade de que alguma medida seja tomada pelos profissionais que atuam no setor da saúde, ou caso contrário noticias de falência se tornarão corriqueiras como foi o caso da maior prestadora da Unimed, a Unimed Paulsitana, ocorrido no ano de 2015.

Com isso, é necessária a mudança desse paradigma e até mesmo buscar a sobrevivência e esperar a maré baixa passar. É por isso que quero conversar sobre alguns pontos que acredito que serão excelentes e úteis para que sua clínica, hospital ou laboratório prospere e volte a lucrar mesmo em tempos desesperadores.  

Antes de falarmos sobre as dicas gostaria de lhes mostrar um dado muito interessante a respeito da saúde nos Estados Unidos: 20 % do PIB é investido em saúde e que 5% desse valor é investido em TI, ou seja 1% do PIB. Isso demostra uma preocupação eminente das instituições da saúde norte americanas com novas tecnologias voltadas para a saúde, visto que hoje a grande maioria dos maiores problemas da saúde estão sendo resolvidos por meio de soluções inovadoras que vem quebrando os paradigmas até então estabelecidos e quem fica de fora acaba perdendo espaço dentro do mercado.

Isso demonstra a relevância das novas tecnologias para a saúde, e sua importância na melhoria da performance da sua instituição e dentro da redução dos gastos.

Deve se dar um destaque especial para o modo com que essas soluções podem ser usadas para que a clínica, o hospital ou o consultório fiquem bem mesmo dentro de um cenário econômico desfavorável. É muito importante repensar as estratégias do seu estabelecimento para que o caminho que você seguir faça com que as dificuldades sejam superadas e que os resultados voltem a aparecer de acordo com o que você espera.

Bom, vamos começar a falar do que interessa:

O que pode ser feito para superar as dificuldades financeiras em um panorama desfavorável?

Tenha conhecimento pleno sobre seus números

Primeiramente, falarei de um tópico extremamente importante e que muita gente não da a atenção necessária.

Já ouvi uma história a respeito de um hospital, que não citarei nome, que não tinha conhecimento de qual procedimento gerava retorno positivo (lucro) ou retorno negativo (prejuízo), apenas tinha o conhecimento se estava tendo faturando ou prejuízo no fim das contas, ou seja, nos procedimentos como um todo. Vou lhe mostrar um exemplo hipotético para esclarecer o que foi falado anteriormente:

Suponhamos que uma clínica de imagem trabalhe com dois tipos de procedimentos: ressonância magnética e ultrassonografia. Com o procedimento de ressonância magnética a clínica fatura R$ 10 mil reais em um dia e enquanto no ultrassom perdeu R$ 2 mil reais no mesmo dia, e que o gestor da clínica tem conhecimento de que o lucro foi apenas de  R$ 8 mil reais.

Nessa situação ficou obvio que é muito importante estar ciente de tudo que está acontecendo: onde você ganha ou perde;  se possui o controle de todos os números do seu hospital, pois você pode estar perdendo dinheiro e não sabe.

Esses dados servem até para saber aonde você está ganhando mais e é nesse procedimento que você deve focar seus esforços, que com certeza os ganhos serão significativos.

É importante sempre buscar um modo de aprofundar os números da sua instituição e caso um procedimento ou um serviço prestado não esteja lhe proporcionando o resultado esperado, descubra primeiramente o porque isso está acontecendo e caso não seja possível realizar alguma ação para que ele volte a te gerar um retorno positivo, não exite em tirá-lo do seu portfólio.

Mas tome cuidado: algumas situações precisam de um certo período de tempo para trazerem algum resultado, ou seja, são de longo prazo. Então fique atento, acompanhe seus números com uma frequência regular e sempre que perceber algo errado, tome alguma atitude para que a situação atual seja mudada.

Melhore o seu resultado financeiro

Sempre é importante falar da necessidade de cortar e diminuir gastos, esse é um dos princípios básicos da gestão moderna e que é negligenciado por grande parte do mercado.

Essa frase resume o que precisa ser feito a respeito dos gasto. É um dos lemas do Walmart (uma das maiores lojas de departamento do mundo)  e que tem sido reproduzido pelos maiores empresários da atualidade no Brasil: “Custo é como unha. Tem de cortar sempre”.

E a área da saúde não pode ficar de fora! Esse lema pode ser aplicado como um mantra para as instituições que querem aumentar sua receita .

A lógica aqui é muito simples: diminuindo seus custos sem abaixar a qualidade do serviço, o seu faturamento continua o mesmo, e, como consequência, seu lucro aumentará.

Em tempos difíceis, considero que seja muito difícil uma instituição prosperar ou até mesmo sobrevier ao cenário desfavorável, sem reduzir seus gastos,  porque é muito complicado aumentar a receita do seu estabelecimento quando o poder de compra do seu cliente está menor, devido as condições do mercado.

Procure sempre negociar com seus fornecedores, para conseguir o melhor  preço e consequentemente, o melhor custo beneficio possível, porque se a situação está difícil pra você, com certeza também está para ele. E o seu fornecedor precisa de clientes como você, então ele estará disposto a fazer o melhor para ambas as partes.

E vale ressaltar que o desperdício deve ser evitado de toda maneira possível, caso queira que sua instituição melhore seus resultados, principalmente em situações de turbulência. Dê uma atenção especial e faça uma análise do que seu estabelecimento está consumindo e corte aquilo não está tendo um beneficio para sua instituição.

Com certeza existirá algo em que o gasto poderá ser diminuído e feito com maior eficiência. Use a criatividade e ideias sustentáveis, para que o desperdício caia e como consequência uma boa quantia de dinheiro será poupada.

Depois de falado o que poder ser feito pra mudar o panorama, busque faze um planejamento financeiro, para deixar claro como está sua situação hoje e aonde projeta estar a curto, médio e longo prazo. E, assim, tenha um plano de ataque a fim de resolver as questões levantadas com as análises que podem ser feitas, que foram citadas acima.

É muito importante que você coloque como isso vai ser feito e que um acompanhamento constante seja feito ao que foi planejado. Faça revisões periódicas do planejamento e, sempre que for necessário, adeque o que foi planejado a sua situação no momento da revisão.

Nesse mesmo gancho de redução aproveitarei pra falar um pouco sobre o quanto burocracias desnecessárias podem atrapalhar o bom funcionamento do seu estabelecimento.

Burocracia pode te ajudar em diversas frentes mas quando fica desnecessária acaba atrapalhando e muito. Cito algumas situações desagradáveis pelo seu excesso: diminuição da criatividade da sua equipe; faz com que a inovação aconteça com uma frequência muito baixa; um processo que demoraria alguns dias demora meses ou até anos e pode até fazer com que você fique parado no tempo, enquanto sua concorrência ganha participação no mercado.

Então tome cuidado, não deixe que a burocracia torne seu estabelecimento um lugar ultrapassado.

Não perca nenhum paciente

O que tem acontecido muito hoje em dia, é o paciente que interrompe um tratamento no meio e procura outro médico. Esse dado é extremamente preocupante, visto que tem um impacto direto no faturamento do seu hospital, clínica ou consultório. Para início de conversa essa taxa deve ficar o mais próximo de 0.

É muito importante que um paciente que realizou um procedimento com você sempre volte em outras oportunidades e ainda te indique como primeira opção para seu amigo, sua família ou qualquer pessoa que precise de uma indicação de confiança. Existem diversas estratégias que podem ser aplicadas dentro da sua instituição para que essa situação não ocorra mais.

No entanto, uma das que podem surtirem efeitos mais rápidos é melhorar sua relação com seu paciente.

As pessoas gostam e precisam muito de atenção então dê sempre muita atenção a seu paciente, e sabemos que é extremamente difícil manter uma relação próxima com seu paciente fora da instituição. E é nesse momento que ele sente mais falta e acaba se esquecendo de você.

Descubra o porque seu paciente não está voltando

Você viu que é muito importante não perder seu paciente e pra criar uma estratégia que funcione da maneira que você espera, faça um diagnóstico da sua situação atual.

É importante que isso seja feito, porque você vai direto ao foco do porque o seu paciente não está voltando ao seu estabelecimento e sua estrategia será altamente direcionada ao que precisa ser resolvido.

Quando isso acontece, o paciente acaba se esquecendo da instituição após a realização de algum procedimento, e com isso é necessário que o estabelecimento faça contatos periódicos com o paciente, para que o mesmo esteja engajado e volte em um outro momento a procurar os serviços oferecidos pela instituição.

Para descobrir onde está o seu problema, aplique pesquisas de satisfação com todos que passarem por seu estabelecimento e pergunte o que ele achou do atendimento, da equipe, das instalações físicas, se ele voltaria para realizar um outro procedimento, o que poderia ser melhorado e se ele indicaria para um amigo.

Saber a opinião de quem faz o uso do seu serviço é a melhor maneira para descobrir o que não está sendo feito da melhor maneira possível. E é muito importante que não negligenciemos esses pontos, porque o cenário não permite e o nosso concorrente pode usar essas estratégias para começar a ganhar relevância no mercado.

Use a tecnologia a seu favor

As soluções tecnológicas surgem a cada dia pra nos ajudar, principalmente em nossos problemas diários. Um dos grandes objetivos da tecnologia é melhorar e facilitar como algo é feito. Então você deve usá-la em seu beneficio. Com certeza, será a ajudinha necessária que você estava precisando.

Em qualquer área da sua instituição você pode aplicar alguma solução que trará um ganho enorme. Quando falamos a respeito do contato com seu paciente, saiba que uma das melhores maneiras para você fazê-lo é através de mensagens de texto que podem ser enviadas periodicamente e que, por meio delas, é possível saber o que foi respondido e medir o engajamento do seu paciente com o que foi falado.

E se tratando de agendamento de procedimentos, uma ótima alternativa é a plataforma de agendamento online, pois ela pode reduzir seus gastos com atendimento em até 80% e dar um novo canal para seu paciente agendar e buscar os procedimentos disponibilizados pela sua instituição. O convívio com a tecnologia, e sua portabilidade, faz dessa ferramenta um objeto de valor no serviço que você oferece. É muito mais fácil, rápido e prático lidar com uma ferramenta de agendamento online do que uma atendente, tanto para seu empreendimento quanto para seu cliente.

Conclusão

É importante que você nunca se acomode, sempre busque soluções para continuar crescendo e inovando a fim de que quando os tempos de recessão econômico chegarem, seu estabelecimento estará totalmente preparado e não precisará, em último caso, fechar as portas.

Algumas maneiras de superar cenários pessimistas foram discutidas mas existem diversas outras. Caso você conheça alguma que não foi citada nesse texto, cite elas nos comentários! Ficaremos muito felizes com sua opinião.

E se ainda tiver alguma dúvida não exite em perguntar. Espero que esse texto lhe ajude e seja instrutivo, para que você consiga passar pelas dificuldades e sair de lá fortalecido.

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Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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