Marcação de consulta online: a arma contra a ineficiência no atendimento

Marcação de consulta é um tabu na área médica. Em algumas instituições de saúde, é tão complicado agendar um procedimento que muitas pessoas preferem se automedicar do que buscar ajuda profissional!

Não precisamos nem falar dos problemas que podem ser causados por isso, não é?!

Ligar para um call center, ainda mais em horário de pico, pode ser uma tarefa bem estressante. Se o responsável pelo atendimento telefônico não deve estar muito paciente, imagina então quem está ligando.

E como gostamos de reiterar em todos os nossos artigos, a experiência satisfatória do paciente será um dos principais diferenciais por faze-lo escolher sempre a sua instituição ao invés das outras.

Mas como estruturar uma área de atendimento eficaz? Esse trabalho não é fácil! É necessário contratar várias pessoas, treiná-las e acompanhá-las diariamente, além de desenhar processos complexos de serem executados.

Além de que, sempre que sua instituição crescer, vai ser necessário aumentar ainda mais essa operação! Já é possível perceber que é pouquíssimo escalável (crescer de maneira consistente) expandir um empreendimento de forma eficiente sem tecnologia, certo?

Recomendamos para você: o que nunca te contaram sobre a marcação de consulta

Tal qual as grandes montadoras que tiveram que utilizar robôs para aumentar a produção sem necessariamente os custos dispararam, os hospitais e clínicas estão tendo que fazer o mesmo quando o assunto é marcação de consulta.

Vamos explicar um pouco como a marcação de consultas online pode possibilitar que sua instituição de saúde cresça focando na qualidade do atendimento. Vamos lá?

Marcação de Consulta – como outros mercados podem influenciar a área de saúde

Todos nós em algum momento de nossas vidas já tiramos passaporte, quando fomos fazer alguma viagem internacional. Até por isso, nos lembramos de como era feito o processo antigamente.

Eu por exemplo, tive que ir a polícia federal mais de 3 vezes para conseguir fazer o meu, já que todo o processo era feito por ordem de chegada.

Para quem possui uma agenda atribulada, tirar passaporte era praticamente um calvário. Hoje em dia, entretanto, todo esse processo é feito rapidamente, já que o agendamento é feito de forma online.

Basta preencher alguns campos com seus dados, pagar a Guia e ir no horário agendado ao posto de atendimento. Bem rápido e prático!

Algo que antes tomava o dia inteiro do trabalhador agora pode ser feito com apenas alguns poucos cliques.

E no mercado de saúde, o cenário também está convergindo para a informatização. Ao invés de ligar para a clínica ou hospital, basta entrar no site da instituição e realizar o agendamento online, com poucos cliques.

Dessa forma, a experiência do paciente passa a ser bem melhor, além da economia com mão de obra ser gigantesca – com uma redução em torno de 80% dos custos com atendimento.

Viu como mercados distintos podem se ajudar? As vezes as melhores ideias estão onde menos imaginamos.

Agora, você leitor, quer entender um pouco melhor com funciona a marcação de consulta online? Vamos lá!

Como funciona a marcação de consulta online?

Para o usuário, o caminho é bastante simples. Basta cadastrar as seguintes informações no site da clínica ou hospital:

  • CPF;
  • RG;
  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Sexo;
  • Email;
  • Celular;
  • Telefone;
  • Criar uma senha.

Depois, ele escolhe se a consulta será feita via convênio ou se será particular. Caso seja a primeira opção, ele deve escolher:

  • Convênio;
  • Plano;
  • Número da carteirinha.

Depois, é só fazer o cadastro e escolher a especialidade medica na qual o paciente quer ser atendido, o horário e pronto, o procedimento já está agendado.

Na próxima vez que o paciente quiser agendar uma consulta na mesma instituição, basta usar o CPF e senha que ele já cadastrou, tornando o processo ainda mais rápido.

Se comparado a um atendimento tradicional, que leva mais de 10 minutos, dependendo da velocidade do paciente e da atendente, o processo online não passa de 2 minutos.

Recomendamos para você: [Infográfico] Agendamento Online X Call center

Esse ganho de escala é que irá permitir a instituição conseguir atender cada vez mais pacientes e consequentemente aumentar sua receita.

Só que falamos apenas de como funciona a parte para o paciente. E como funciona o lado da instituição de saúde? É muito simples.

O agendamento não depende de nenhuma pessoa por trás. Não são necessários operadores do sistema para confirmar as informações, já que o próprio software faz tudo isso de forma automática.

Logo, tanto o paciente quanto a instituição de saúde ganham em comodidade.

Agora, quando o paciente seleciona a opção “particular” existe a possibilidade de que ele pague seu procedimento antes mesmo de ir a instituição para ser atendido.

Que é muito bom para o paciente, pois ele não perderá tempo com tramites de pagamentos e para a instituição será mais prático, além de mais comodo para o paciente.

Achou legal essa opção? Então acesse e conheça o CM Pague.

Conclusão

O trabalho de marcação de consulta não é algo simples. Ele é estressante para todos os envolvidos, sejam os responsáveis pelo call center até o paciente que necessita de agendar uma consulta.

Dessa forma, qualquer medida que seja feita para facilitar esse processo e diminuir o stress entre os envolvidos é válido. Mas devemos levar em consideração também que soluções caras, ainda mais nesse momento de crise que o país tem passado, não são muito bem vindas.

Então, nada melhor que utilizar um sistema de marcação de consulta online. Baratos e com grande alcance, eles são uma alternativa para o público alvo da sua instituição agendar exames sem precisar pegar no telefone.

Recomendamos para você: qual a diferença entre pré-agendamento e agendamento online?

E como o Google já tem nos mostrado, cada vez mais pessoas tem utilizado a internet para decidir quais serviços irão utilizar. Então, nada melhor que ser bem recomendado por aqueles pacientes que já consultaram na sua instituição!!!

E você, como tem estruturado o atendimento da sua clínica ou hospital? Possui algum sistema de pré-agendamento, onde o paciente coloca os dados dele para o atendente retornar? O atendimento é totalmente analógico?

Caso a resposta seja sim, converse um pouco com nosso time de especialistas em agendamento online para conhecer um pouco melhor as soluções que podem reduzir seus custos operacionais em mais de 80%!

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Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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