Como tornar a admissão do paciente mais humanizada

A admissão do paciente acontece quando ele precisa permanecer no ambiente hospitalar por período igual ou superior a 24 horas. Desse modo, é preciso que todo o processo de atendimento em saúde seja agradável, para proporcionar a melhor experiência possível.

Assim, o enfermo é acolhido por um profissional da unidade e encaminhado à enfermaria, setor responsável pela admissão. Depois do preenchimento de um formulário (ver modelo abaixo) é feita a avaliação de sua condição física e mental.

Só depois de todo esse processo que o enfermo é encaminhado para o tratamento de fato. Levando em consideração as informações levantadas, é possível encaminhá-lo para o método mais eficaz, de acordo com seu quadro clínico.

A importância da admissão está na otimização do atendimento e na adaptação do paciente à rotina do centro clínico. Tudo isso proporcionando o conforto e a segurança que a situação exige, desde o momento do agendamento no centro clínico.

O prontuário deve conter todas as informações prévias e, se possível, ter anexos os exames que já foram realizados. Veja abaixo um modelo completo de prontuário de admissão do paciente:

Como tornar a admissão do paciente mais humanizada
Modelo de prontuário de admissão de paciente primeira página

 

Como tornar a admissão do paciente mais humanizada
Modelo de prontuário de admissão de paciente segunda página

Outras ferramentas fundamentais para o desenvolvimento do diagnóstico são o aparelho de pressão, estetoscópio, termômetro e oxímetro, que serão usados pelos enfermeiros nas fases iniciais do processo.

Quando mais pessoal e humano for a abordagem durante esta etapa, maior é a chance de resposta ao tratamento proposto. Por isso, é de suma importância acompanhar o paciente até o leito, apresentá-lo aos demais enfermos do quarto, introduzi-lo às normas do hospital e ambientá-lo ao espaço.

O trabalho mais técnico se encarrega de orientar todos os profissionais que irão atuar direta ou indiretamente no tratamento. Isso inclui, por exemplo, encaminhar as receitas para a farmácia e informar a dieta do paciente ao serviço de nutrição.

É essencial contar com um sistema que potencialize o tempo e ajude a gerenciar o espaço. Pensando nisso, algumas estratégias podem se aliar aos processos para organizar a chegada dos pacientes, confira quais são elas:

Atendimento humanizado

Proporcionar uma experiência mais ágil e respeitosa é o princípio do atendimento humanizado. Desse modo, leva-se em conta as questões sociais e a própria condição humana como fatores de influência no tratamento.

Humanizar as relações significa inspirar segurança e credibilidade por meio de ações, tornando a experiência do enfermo menos traumática. Assim, é possível até que o método de cura adotado seja mais aceito e, por consequência, mais eficaz.

Gestão do fluxo de pacientes

Quem cuida da gestão da clínica sabe bem das dificuldades ocasionadas por erros que poderiam ser facilmente evitados. Isso tudo causa retrabalho e gasto desnecessário com recursos.

É preciso coletar informações do funcionamento de todas as etapas do processo para pensar em soluções. Isso reflete na melhora do ambiente organizacional e ainda contribui para a diminuição do tempo de espera no atendimento.

Classificação de risco

Em um hospital é impossível priorizar o atendimento por ordem de chegada. Às vezes, os minutos de espera na recepção são determinantes para salvar uma vida. Usar a condição clínica dos pacientes pode ser decisivo.

A regra é diretamente proporcional: quanto mais grave for o caso, maior a prioridade no acolhimento, podendo levar até à admissão.

Painéis de atendimento

Ninguém gosta de esperar indefinidamente, principalmente quando está sentindo dor ou desconforto crônico. Usar painéis que contenham estimativas de tempo podem aliviar a tensão na hora do atendimento.

A admissão também precisa se organizar para potencializar o tempo, gerindo corretamente os leitos e todo o acompanhamento do paciente, até que se obtenha a alta.

Softwares de saúde

Coletar, armazenar e avaliar todas as informações que são geradas por essas instituições ao longo do seu tempo de trabalho fica muito mais fácil pelo uso de um software de saúde.

As opções disponíveis no mercado são diversas e oferecem soluções desde o início do atendimento até opções com prontuários eletrônicos. Assim é possível reduzir o tempo de espera, guardar informações dos pacientes atendidos e controlar as taxas de admissão e de alta.

A CM Tecnologia apresenta um sistema operacional completo para a jornada do paciente e gestão de centros cirúrgicos. Entenda como o software funciona na prática e melhore o processo de admissão do paciente em sua unidade de saúde.

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Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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