Como aumentar o número de pacientes em uma instituição de saúde

Aumentar o número de pacientes é o sonho de toda instituição de saúde! Afinal de contas, o paciente é o grande protagonista deste mercado, isto nos mostra a necessidade em aprimorar constantemente o atendimento para satisfazer suas necessidades.

Para que isso aconteça é necessário mudar! Todos sabemos que fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes é inútil.

No decorrer deste artigo, abordaremos algumas estratégias que serão úteis para quem deseja colocar as mudanças em prática e aumentar o número de pacientes.

O aumento no número de pacientes afetará positivamente o retorno financeiro então, você só tem a ganhar!

Atendimento Humanizado

O termo “atendimento humanizado” tem tido muito destaque na mídia nos últimos anos. Essa discussão é importante para destacar as tecnologias já existentes no mercado e melhorar a qualidade do atendimento.

As novas tecnologias servem para auxiliar o profissional da saúde, na parte clínica e também na rotina diária da instituição. O Atendimento Humanizado compreende maior atenção no atendimento ao paciente, de modo que o médico considere sua subjetividade.

O ser humano é complexo em sua essência, portanto, cada pessoa precisa de um atendimento específico de acordo com sua necessidade.

Desde o momento em que procura o médico e/ou entra na instituição, o paciente provavelmente está tenso. Por isso é essencial um atendimento humanizado que gere confiança entre as partes. Muitas dificuldades enfrentadas pelos pacientes podem ser solucionadas quando o profissional ouve, acolhe, considera e respeita as opiniões, queixas e necessidades do paciente.

A humanização do atendimento deve ser um comportamento comum entre todos os colaboradores do hospital. Para iniciar a mudança, comece por você mesmo que lê esse artigo, trate a equipe como você gostaria que o paciente fosse tratado.
Como aumentar o número de pacientes na instituição de saúde

Fidelização

Toda organização almeja um paciente fiel e promotor da marca que indica a instituição para todo seu círculo social. Se o paciente confiar e acreditar na instituição, tudo acontecerá naturalmente, basta tratá-lo com atenção e resolver seus problemas com carinho.

Os benefícios dessa atitude vão além de retorno e indicações, por meio dela, também será possível:

Quando combinamos eficiência no atendimento e processos com o uso correto de novas tecnologias em benefício da instituição isso gera novas oportunidades.

Obviamente, é impossível agradar a todos, mas é possível cativar a maioria! Continue lendo o artigo para conhecer mais algumas dicas.

Marketing Digital

O marketing é essencial para qualquer instituição que deseja aumentar o número de pacientes e crescer. Entretanto, pouquíssimas pessoas da área da saúde compreendem esse conceito a fundo e não conseguem aplicá-lo à realidade da instituição.

É essencial usar diferentes canais para que os pacientes conheçam o serviço da instituição, e entrem em contato. Falaremos bastante sobre isso neste artigo, mas antes, leia a definição que o portal Administradores fez sobre marketing digital:

“É o conjunto de ações estratégicas aplicadas nos meios digitais (internet e tecnologias móveis), para conquistar e fidelizar clientes, elevando a participação da empresa no mercado.”

Falaremos mais especificamente sobre duas estratégias de marketing digital, são elas:

  • Mídias Sociais;
  • Marketing de Conteúdo.

Obviamente existem diversas outros meios de comunicação online como:

  • E-mail marketing;
  • Marketing Viral;
  • Publicidade paga.

É muito importante se aprofundar mais nesses conceitos para conseguir direcionar o setor de comunicação rumo à fidelização e aumento no número de pacientes. 

“Mais de 2 bilhões de pessoas no mundo utilizam algum tipo de mida social, em 2015 esse número chegou a 2 bilhões e a adesão ainda cresce.”

Mídias sociais

Mídias sociais são espaços virtuais que promovem interação social e criação colaborativa de informações entre os usuários. Existem diversas mídias sociais, para todos os gostos e objetivos, as mais conhecidas são:

É necessário ter presença online para conseguir competir com os concorrentes, então nossa sugestão é que a instituição escolha alguma dessas e trabalhe sua presença online.

Comece definindo seu objetivo, até mesmo porque, como dissemos, cada rede social é direcionada a um público com objetivos distintos.

Facebook

O Facebook é uma rede social descontraída onde a instituição pode, por exemplo, falar mais sobre as suas atividades diárias, projetos, etc.

Além disso, por meio do Facebook é possível que os usuários façam comentários a respeito da instituição e a avaliem. Isso pode prejudicar a reputação do estabelecimento, é por isso que é tão importante manter sempre um ótimo atendimento!

Linkedin

O Linkedin, é a rede social profissional, os usuários dessa rede social estão em busca de assuntos profissionais como:

  • Artigos sobre carreira;
  • Informações sobre negócios,
  • Recrutamento e seleção, entre outros assuntos afins.

Por meio dele é possível realizar recrutamento, entrar em contato com outros profissionais e divulgar artigos sobre a instituição.

Instagram

O Instagram é utilizado para o lazer dos usuários, a comunicação é massivamente realizada por meio de imagens. Existem também os stories que ajudam na divulgação instantânea de algum evento, por exemplo.

Aconselhamos, inclusive, que você siga alguns perfis da área para ver o comportamento das outras instituições. Em cada uma delas é importante usar uma linguagem diferente para atingir seu público alvo. 

Twitter

Além da agilidade da informação, o twitter é muito usado pelos usuários para falar diretamente às marcas. Contando atualmente com posts de até 280 caracteres, a rede social exige objetividade e tom profissional no caso das instituições.

Post sobre eventos, e a réplica do que a instituição pública nas outras redes sociais, em geral, são validos! A dica é manter 60% de conteúdo e 40% de relacionamento.

Se a sua instituição ainda não tem presença online, em mídias sociais, a nossa sugestão é que você comece agora mesmo!

Entretanto, se já tiver uma presença consolidada, sigamos para outros pontos importantes.

Marketing de Conteúdo

Você provavelmente já ouviu falar sobre esse termo, afinal de contas, quando o assunto é marketing digital, ele é a pauta principal.

Apesar de não ser muito popular no mercado da saúde, é importante produzir conteúdos, pois o marketing de conteúdo traz ótimos resultados.

Imagine se quando um paciente acessasse o site da instituição, encontrasse diversos artigos interessantes sobre coisas que sempre quis saber. Genial, não é mesmo? Desta forma a instituição aumenta o engajamento com o paciente e acaba tomando uma posição de especialista.

Isso lhe tornará autoridade no assunto, gerará mais credibilidade para com o leitor e posicionará bem site entre os motores de busca (Google, Bing, etc).

Para atingir esses níveis de que falamos é preciso escrever com frequência e direcionar corretamente os conteúdos público-alvo. Também é necessário ter paciência, pois os resultados são apenas a longo prazo, e é por isso que você deve começar já!

 

Não desanime! Se você se interessou pelo assunto, existem diversos blogs especializados no assunto que te ajudarão muito:

Confirmação de Procedimentos

Uma das grandes dificuldades do setor de atendimento de hospitais e clínicas acontece quando alguém agenda uma consulta ou exame e não comparece ao horário previamente marcado. Isso representa a taxa de não comparecimento.

“Segundo o Cis-Comcam, 1 em cada 4 consultas agendadas não foram realizadas devido ao não comparecimento do paciente.”

Por isso surgiu a necessidade de confirmação de procedimentos. Entretanto, as instituições acabam sobrecarregando o call center que precisa efetuar mais essa tarefa. Sem contar que isso congestiona ainda mais as linhas para pacientes que estão entrar em contato para realizar um agendamento ou algo mais urgente.

O ideal é buscar outras alternativas para a execução desta função de maneira satisfatória para o funcionário, paciente e instituição.

Pensando em solucionar esse problema, a CM desenvolveu a confirmação de consultas e exames automatizada!

 Através de um plataforma amigável que realiza o envio automático e periódico de SMS e/ou e-mails ficará muito mais fácil confirmar os procedimentos previamente agendados.

Entre nossos clientes já foram comprovados resultados surpreendentes:

“A taxa de abertura de um SMS é de 98%”

“Redução de até 30% da taxa de não comparecimento da instituição utilizando.”

É muito mais fácil para o paciente confirmar sua presença via SMS! Basta que ele responda sim ou não para a mensagem que recebeu. No e-mail, com apenas um clique ele confirma se comparecerá ou não ao procedimento.

Isso acontece de maneira totalmente integrada ao ERP da instituição, desta foma, não é necessário que alguém opere a ferramenta.

Como aumentar o número de pacientes na instituição de saúde

Novo canal de agendamento

A última alternativa que queremos comentar com você, é sobre fazer parte dos agendamentos da instituição, por meio de uma plataforma online totalmente conectada ao ERP da instituição.

O agendamento online é uma excelente alternativa! Atualmente já está comprovado por nossos clientes a redução em até 80% dos custos em relação ao agendamento via call center.

“A central de marcação online funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.”

O Agendamento online é uma nova forma de se conectar com o paciente, essa solução traz:

  • Facilidade;
  • Rapidez;
  • Praticidade.

Além da economia, porque o sistema é completamente independente, não precisando da ajuda de nenhum funcionário durante o funcionamento.

O mais legal do agendamento online é que ele é personalizável!

A própria instituição define:

  • Qual configuração usar;
  • Quais procedimentos e planos ficam ativos;
  • Quais dados os clientes devem colocar para se cadastrar;
  • Se nos procedimentos particulares vai aparecer o preço ou não.

Resumindo, o sistema fica totalmente adaptado às necessidades da instituição. Desta forma é possível tem uma plataforma de agendamento online totalmente diferente das outras.

Conclusão

Várias instituições acabam apostando em reformas estruturais e aumento de funcionários, quando na verdade, haviam outras mudanças mais baratas e que trariam muito mais pacientes. Para se manter competitivo no mercado da saúde é preciso buscar constantemente novas perspectivas e soluções inovadoras. 

A instituição que está aberta a novidades sempre será referência em tecnologia e inovação!

Quer saber mais sobre as soluções? Entre em contato conosco, teremos o maior prazer em poder te ajudar.

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A Nuria é pioneira em sistemas de agendamento online e especialista em interoperabilidade no setor da saúde.

Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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