Automação hospitalar: 3 bons (e práticos) exemplos

O que você sabe sobre automação hospitalar?

O conceito, que ganha ainda mais destaque em tempos de Transformação Digital, diz respeito à otimização das tarefas de saúde a partir da assimilação tecnológica. Em outras palavras, basicamente melhorar o que se tem para oferecer serviços melhores aos pacientes — além de facilitar o trabalho dos próprios colaboradores.

Num contexto no qual as experiências humanas têm sido permeadas pela tecnologia, os benefícios de se otimizar o trabalho com a tecnologia são diversos. Se, por um lado, a instituição reduz uma série de custos, por exemplo, por outro, é o paciente quem mais agradece. Isso porque falar de automação é considerar unidades de saúde melhor administradas, o que significa procedimentos médicos rápidos, fluidos e diretos ao ponto.

Se integrada, a presença tecnológica tem tudo para fazer sua instituição decolar. Contudo, investir em recursos e ferramentas que possibilitem processos automatizados está longe de ser uma tarefa fácil. Afinal, é preciso não só contratar os melhores softwares, mas mudar toda a mentalidade organizacional, se atentando a tudo o que pode ser modificado com a ajuda dos sistemas operacionais.

Falando nisso, em que direções você tem investido na automação do seu negócio? No artigo abaixo, traremos alguns exemplos práticos de como utilizar a tecnologia a seu favor e melhorar bastante a produtividade no atendimento. Vamos lá?

Automação hospitalar: 3 bons exemplos

Aplicando o Big Data diariamente

Parece impossível falar de automação hospitalar sem considerar os impactos do Big Data nos últimos anos. Afinal, sua ampla utilização na área da saúde tem sido reflexo da aposta na análise de dados para o sucesso das grandes empresas. Até porque, basicamente, estamos falando sobre extrair, organizar, tratar e investir em informações que podem transformar a realidade da sua instituição.

Isso acontece, na maioria das vezes, com a ajuda de recursos digitais e demais equipamentos que permitem a coleta de dados clínicos. Sistemas de prontuários eletrônicos, por exemplo, se analisados, podem render ótimos insights e estratégias. Considere que ali haverá uma série de dados como os medicamentos mais usados entre pacientes, as doenças que mais acometem os atendidos e os tempos de internação… só isso já é suficiente para revelar diversos caminhos a se seguir.

Em casos como esse, vale lembrar que o sucesso da análise de dados é menos sobre a quantidade de informações coletadas e mais sobre as relações que identificamos sobre elas. Estruture-os, se atentando para as combinações possíveis!

Investindo em sistemas integrados

Pare por um momento e imagine quantos sistemas diferentes fazem parte do dia a dia hospitalar hoje. É muito provável que haja, além do ERP, uma ferramenta única para as marcações, softwares do departamento de diagnóstico e plataformas para retirada de exames à distância. Isso sem contar todos os sistemas de parceiros e terceiros que precisam se conectar ao seu.

Agora imagine uma realidade na qual todas as ferramentas estão plenamente conectadas. Nesse cenário, por exemplo, um médico conseguiria enviar o pedido de raio-x direto para o sistema computacional da clínica de imagem, não havendo a necessidade de o paciente levar a solicitação impressa até lá. Da mesma forma, um sistema financeiro também poderia monitorar o estoque de medicamentos sem muito segredo.

Esse é o grande benefício dos sistemas integrados: permitir procedimentos mais ágeis, assertivos e estratégicos. Aliás, se você possui o interesse específico em criar um ambiente interoperável, saiba que a CM tem a plataforma perfeita para te ajudar nisso. Conheça o CMConnect e conecte seus softwares!

Cuidando de uma recepção 2.0

Ninguém tem dúvidas de que uma boa recepção é a porta de entrada para o seu negócio.

E quando falamos de pacientes modernos, uma hora ou outra isso tende a passar pela tecnologia, já que ninguém está disposto a esperar horas na fila para retirar um resultado de exame ou agendar uma consulta, por exemplo. Logo, nada mais justo que automatizar uma rotina tão estressante para muita gente (e responsável por fazer boa parte da população correr dos hospitais!).

Ferramentas de marcações de exames e consultas à distância, nesse sentido, são boas pedidas, bem como softwares de confirmação de procedimentos via Internet. Viu aquela oportunidade de facilitar a vida de quem está prestes a ser consultado? Coloque-a na mesa e avalie a possibilidade de contratá-la.

Percebeu que determinado produto fará com que seus atendentes atuem mais rápido, podendo dar mais atenção às funções que requerem um tato mais humano? Não perca tempo. Além do Tempo Médio de Atendimento reduzido, tudo tende a sair melhor do que o planjeado… e com muito mais qualidade.

E você, que outras medidas tem pensado em implantar na sua instituição? Vamos adorar saber!

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Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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