Essa está longe de ser a primeira vez em que falamos de Telemedicina por aqui.
Até o momento, já refletimos sobre os impactos dos telesserviços no setor de saúde, explicamos as mudanças nas normas nacionais durante a pandemia e até destacamos o avanço que seu uso representa para a classe médica mundial. Ou seja: conteúdo é o que não falta!
No entanto, quanto mais lemos sobre o assunto, mais desejamos compartilhar o que de fato percebemos como as grandes vantagens dos serviços à distância. E já adiantamos: elas são muitas!
Afinal, principalmente num momento em que as recomendações giram em torno do isolamento social, contar com uma ferramenta do tipo tem tudo para facilitar o acesso à saúde, além de proteger todos os envolvidos no atendimento aos pacientes. Inclusive isso explica a grande quantidade de clínicas e hospitais interessados em investir nos chamados procedimentos 2.0 — que necessitam somente de uma boa conexão e sala de conferência para funcionar.
Agora, se você é do time que ainda não vê potencial nas plataformas de teleatendimento, o texto abaixo foi feito especialmente para você. Isso porque, nele, elencaremos seus maiores benefícios nesse período tão complicado para o nosso setor. Saiba mais!
Conheça três grandes benefícios das plataformas de Telemedicina
Conforto — e segurança — para todos
Há quem diga que o maior benefício de se investir no teleatendimento diz respeito ao conforto, tanto para os pacientes quanto os médicos.
É um argumento que faz bastante sentido, uma vez que as ferramentas de telemedicina possibilitam que as ferramentas de telemedicina possibilitam que as pessoas se consultem de suas próprias casas. Quando pensamos na quantidade de brasileiros que precisam ir a outras regiões para serem atendidos, essa é a garantia de que os pacientes poderão ser assistidos de onde estão. Basta um acesso à Internet e pronto, processo feito!
Em tempos de coronavírus, os serviços à distância também possuem um grande papel: permitir que o setor de saúde, pelo menos no que diz respeito a processos básicos (prescrição de medicamentos, monitoramento, consultas), não pare. Dessa forma, é possível fazer com que profissionais e atendidos se mantenham em isolamento, mas sem prejudicar um procedimento que foi marcado.
Menos custos e otimização do tempo
A atual pandemia certamente impactou o orçamento da sua instituição, certo? Pois a Telemedicina pode ser uma boa alternativa para mitigar custos, assim como otimizar o trabalho de quem luta contra o tempo para atender a população.
Na primeira direção, as supervisões remotas não exigem tanta infraestrutura, o que reduz uma série de gastos quando comparadas ao atendimento convencional. Junto disso, funcionalidades como a triagem online (algo que oferecemos para quem conta com nossa central de marcações online, por exemplo) faz com que os profissionais de saúde não tenham que se preocupar com determinadas etapas do atendimento.
Isso sem contar a agilidade que é, para o médico, passar de um procedimento ao outro quando tudo acontece no ambiente virtual. No fim das contas, é provável que o resultado seja um número maior de pessoas auxiliadas em um tempo muito menor.
Facilidade de interação entre médicos
Outro grande benefício da Telemedicina é, sem sombra de dúvidas, a facilidade com que ela permite a troca de informações entre médicos.
Isso porque uma das modalidades recentemente autorizadas pela nova lei é justo a chamada teleinterconsulta, que acontece quando dois ou mais profissionais de saúde se reúnem pela Internet para discutir um diagnóstico ou tratamento específico. Assim, tudo acontece rapidamente, com o compartilhamento das informações sobre um paciente e sua posterior discussão.
Com a nova regulamentação, a interação entre médicos só tende a ficar mais ágil, o que refletirá, por sua vez, em decisões ainda mais assertivas.
E quando integradas?
Os benefícios das plataformas de telesserviço são claros, mas ficam muito melhores quando integradas a outras soluções de saúde.
Quer um exemplo? Imagine que, além de poder utilizar uma sala de conferência online, seu paciente consiga agendar uma consulta também pela Internet. Ou que, junto do teleatendimento, seja possível pagar o próprio procedimento remotamente, em questão de segundos.
A grande diferença da plataforma de Telemedicina da CM Tecnologia está aí — já que, como especialistas em integração, nos preocupamos não só com o atendimento à distância de forma isolada. Caso tenha ficado curioso(a), basta entrar em contato e nos contar exatamente o que você precisa. Será um prazer falar dos nossos pacotes para você e poder te ajudar.
No mais, esperamos que, agora, os principais benefícios da Telemedicina tenham ficado claros! Se o nosso conteúdo te ajudou de alguma forma, aproveite para conhecer o nosso blog. Temos muitos outros artigos sobre tudo o que há de mais moderno no mercado de saúde.