Como ter boas práticas no dia a dia de uma instituição

Em uma instituição de saúde, algumas atitudes no dia a dia são essenciais para conquistar pacientes, fidelizá-los, e além de tudo, passar uma imagem de credibilidade e confiança.

Ao longo deste artigo abordaremos algumas práticas que devem ser adotadas pela instituição para que ela evolua, são elas:

  • Atendimento humanizado;
  • Ambiente físico;
  • Aperfeiçoamento dos profissionais;
  • Acompanhamento de tendências.

Continue lendo para saber mais detalhadamente sobre cada um deles!

Atendimento Humanizado

A humanização do atendimento em uma instituição de saúde é o relacionamento entre o médico e o paciente, onde o profissional pondera os interesses do mesmo.

O fator principal, é fazer com que o paciente receba o máximo de atenção. Com a humanização, o paciente é tratado como pessoa, e não como um produto ou um cliente qualquer.

Algumas atitudes fazem toda a diferença em qualquer segmento do mercado, principalmente no ambiente de saúde, são alguns deles:

  • Receber o paciente com um sorriso;
  • Tratá-lo com gestos delicados;
  • Atendê-lo com total comprometimento e motivação.

O profissional de saúde precisa considerar as condições humanas do paciente, com foco na subjetividade deste. Em alguns casos, quando o paciente tem alguma doença grave ou está esperando algum resultado essa atenção deve triplicar.

Temos percebido uma crescente busca no aprimoramento do atendimento. Os profissionais têm buscado tornar todas as relações com a instituição cada vez mais humanas. Ainda bem que a tecnologia já evoluiu a ponto de facilitar essa evolução, em breve falaremos mais sobre isso.

O ambiente físico

Uma organização de saúde humanizada é aquela que contempla, em toda a sua estrutura a valorização e o respeito à dignidade da pessoa humana.

Com relação à estrutura, é importante saber que o ambiente pode trazer conforto e bem-estar entre as pessoas, mas também é capaz causar o efeito contrário. 

Uma pessoa está confortável em um ambiente quando se sente em neutralidade em relação a ele.

A arquitetura de uma instituição pode ser um instrumento terapêutico se contribuir para o bem-estar físico do paciente. 

Aperfeiçoamento profissional

O aperfeiçoamento profissional tem total relação com o processo de humanização. Os profissionais precisam estar cientes da evolução da instituição, e para que consigam acompanhá-la devem ser treinados.

Por isso, é tão importante investir na qualificação dos profissionais. Só é possível falar em cuidado humanizado quando o profissional se sente responsável pela satisfação do paciente.

Algo que pode funcionar bem, é a educação continuada em forma de:

  • Reuniões periódicas;
  • Encontros;
  • Simpósios;
  • Palestras.

O objetivo é deixar todos os profissionais preparados para fazerem os pacientes se sentirem em casa além de promover o padrão de assistência.

Isso dá destaque à instituição, quando os pacientes sabem que ela possui profissionais competentes, ele se sente mais confiante nos resultados.

Boas praticas em uma instituição de saúde

Aproveitar as ferramentas tecnológicas

Apesar de ainda haver certa resistência à tecnologia na área da saúde, ela tem conseguido conquistar espaço e crescer cada vez mais e tem se mostrado muito presente nas áreas de:

  • Atendimento ao paciente;
  • Gestão hospitalar;
  • Diagnósticos;
  • Tratamentos de doenças;

Grande parte dessas tecnologias são oriundas da internet das coisas, conhece esse termo?

A internet das coisas é uma técnica que conecta dispositivos eletrônicos utilizados no dia a dia à web. Esses dispositivos podem ser celulares, eletrodomésticos e grandes máquinas.

Visto isso, um dos compromissos do HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society), é transformar todas as áreas dentro da saúde através da tecnologia. 

Dentro das maiores tendências destacadas pelo HIMSS está a utilização da nuvem para armazenamento de dados. Para aderir à essas e outras tecnologias e facilitar a rotina das áreas que citamos acima, é importante investir na área de TI. Quanto maior o investimento, melhores serão os resultados.

Estar conectado às tendências

Existem diversas formas de identificar e acompanhar as tendências de mercado, algumas delas são:

  • Observar o que tem sido executado pelas empresas concorrentes, analisando o que elas fazem para aumentar seu espaço no mercado;
  • Buscar informações incessantemente, participando de eventos, feiras e workshops;
  • Analisar mudanças de consumo de seus clientes, além dos novos produtos que estão sendo lançados no mercado.

É importante ressaltar que, para identificar uma tendência efetiva, deve-se esperar um tempo após o surgimento das primeiras mudanças. Dessa forma é possível diferenciar tendências de modismos, que têm curta duração e não modificam significativamente o consumo.

Devidamente identificadas as tendências, você poderá planejar estratégias para tornar seu produto mais atraente às novas necessidades do público.

Possuir um certificado de Acreditação Hospitalar

A acreditação hospitalar  é um dos procedimentos de avaliação do nível de qualidade da assistência de uma instituição. Ela pode ser definida como uma certificação de qualidade assim como o ISO. Entretanto, ela é específica para as instituições de saúde ou operadoras de planos.

No Brasil, essa certificação é realizada por uma iniciativa da própria instituição de maneira periódica e reservada. Esta certificação não é uma forma de fiscalização, mas se baseia em padrões e normas pré estabelecidas. 

Geralmente ela é utilizada como ferramenta para melhorar os resultados da instituição pelo fato de dar destaque à mesma e estimular a racionalização no uso dos materiais. Sua importância é tão grande que em alguns países, ela pode ser obrigatória, por lei.

Para a implantação de um processo de acreditação correto baseado nos padrões exigidos pelas normas, é necessário organizar um plano didático permanente, com todo o corpo de funcionários.

A utilização desta metodologia busca a melhoria do gerenciamento da instituição e a garantia de uma assistência de qualidade, segura e eficiente para o paciente. 

Conclusão

Ao fim desse material, podemos concluir que fazer uma instituição crescer com credibilidade não é tão complexo quanto parece.

Com objetivos bem definidos, é fácil identificar os processos que já acontecem na instituição e o que precisa ser feito para otimizá-los. O uso das boas práticas no atendimento não podem ser esquecidos! Eles são primordiais para manter o crescimento e evoluir mais.

As certificações também não podem ser deixadas de lado, elas agregarão muito à imagem da instituição e isso faz sim diferença para os pacientes!

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