Call center no hospital: reduza mais da metade dos custos

Reduzir custos com call center é uma das prioridades para a administração de qualquer negócio que deseja ser bem sucedido, incluindo a hospitalar. Como a demanda nos hospitais brasileiros cresceu significativamente nos últimos anos, levando a um altíssimo aumento dos custos, o faturamento acabou não conseguindo acompanhar, ficando, assim, defasado.

Para fazer frente a esse impasse, os gestores vêm lançando mão de diversas ferramentas que possibilitam a redução das despesas nos mais variados setores da administração hospitalar.

E um dos setores que vem demonstrando uma enorme capacidade de redução de custos é o de call centers.

O modelo tradicional de call center hospitalar, que inclui dezenas de funcionários alocados exclusivamente para a marcação de consultas, exames e procedimentos, tem cedido espaço para uma gestão tecnológica com processos automatizados, que não apenas reduzem os custos para o hospital, como tornam mais prático e flexível o atendimento aos pacientes.

Quer saber como reduzir os custos do seu call center e proporcionar um serviço de maior qualidade para os pacientes? Então confira agora mesmo nossas 3 valiosíssimas dicas:

Adote um software de marcação de consultas online

O processo tradicional de marcar consultas possui várias restrições. De um lado, obriga o hospital a contratar um significativo quadro de funcionários para manter o call center funcionando adequadamente. O que pode representar custos elevados ao fim de cada mês.

De outro, o paciente só pode marcar suas consultas nos horários de funcionamento desse setor. O que costuma se limitar ao período comercial. Justamente no mesmo momento em que muitas pessoas estão no trabalho ou se deslocando.

O que fará com que essas pessoas tenham uma maior dificuldade em marcar sua consulta.

Por meio de um software de marcação de consultas e exames on-line é possível solucionar as duas questões ao mesmo tempo e com extrema eficiência. Dessa forma, o hospital ganha com a redução de custos e pode direcionar o investimento para outras áreas prioritárias. Já o paciente passar a ter a praticidade de conseguir marcar suas consultas durante as 24 horas do dia, sete dias por semana.

Ele pode acessar o sistema pelo próprio site do hospital, da clínica ou do laboratório, e escolher o procedimento que deseja agendar, bem como o melhor horário e o médico. Além disso, o paciente recebe um SMS no celular para lembrá-lo da marcação. Mais prático impossível!

Implemente um sistema de entrega de resultados online

Retirar resultados de exames presencialmente é um processo que gera diversos custos para o hospital. É preciso manter um guichê específico para essa entrega. Uma equipe disponível em pelo menos dois turnos. Além, é claro, dos gastos com a impressão dos resultados. Por meio de um sistema de resultados online é possível reduzir drasticamente esses custos.

Além disso, os melhores sistemas disponíveis atualmente permitem manter um histórico online super organizado e seguro de todos os resultados de exame de cada paciente.

Torna-se possível, assim:

  • Acessar de qualquer lugar resultados antigos;
  • Conferir a evolução a respeito de um determinado tratamento;
  • Enviar, com praticidade e agilidade máxima, os laudos para o médico.

O hospital, por sua vez, pode manter um sistema pessoal para a entrega de resultados bastante reduzido, com baixíssimos gastos com impressão. Garantindo essa opção apenas para aqueles pacientes que realmente preferem recolher os laudos no local ou aqueles que não podem acessar a internet com tanta facilidade.

Aplique a inteligência de negócios ao call center

Um software de gestão também permite aplicar a Business Intelligence (BI) ao seu call center. O que ocorre por meio de um painel que calcula e exibe estatísticas de todas as marcações realizadas no setor.

Em outras palavras, será possível ter em mãos dados precisos sobre os horários mais procurados, os intervalos ociosos entre as marcações, as especialidades mais requisitadas e estatísticas sobre desmarcações e não comparecimentos.

Dessa maneira, é possível administrar com muito mais fidelidade a realização de consultas, exames e operações. Consequentemente deslocando recursos e pessoal para as áreas mais necessitadas. Desafogando gargalos e proporcionando um serviço de maior qualidade aos pacientes.

Uma solução em BI, alinhada a um sistema de marcação de consultas e entrega de resultados online permite a redução de até 80% nos custos com o agendamento de consultas. O que está esperando para experimentar uma solução dessas em sua instituição?

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A Nuria é pioneira em sistemas de agendamento online e especialista em interoperabilidade no setor da saúde.

Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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