Elegibilidade e autorização de exames automáticos

Ainda hoje, há quem pense que os problemas em relação ao setor médico se restringem às pessoas que utilizam o SUS. A afirmação, embora errônea, parece justa: em meio ao sucateamento da área, clínicas e hospitais públicos sobrevivem a passos lentos, enquanto uma fila de pacientes aguarda para ser atendida. Dessa forma, enxergar a saúde suplementar como a luz no fim do túnel é um caminho natural.

A realidade de quem é beneficiário de planos de saúde, porém, está longe das mil maravilhas. Só para se ter uma noção, no ano passado, o Datafolha divulgou um levantamento sobre os problemas enfrentados por pacientes e médicos paulistas com os planos de saúde. Como resultado, 96% dos entrevistados alegaram dificuldades na utilização dos serviços. Problemas no pronto atendimento, como TMA alto e filas, também foram destacados por 82% dos usuários.

De acordo com o instituto, as maiores reclamações de quem utiliza serviços de saúde pode ser resumida nos itens abaixo:

  • Demora para marcar consultas;
  • Salas de espera lotadas;
  • Poucas opções de locais para se consultar;
  • Demora do plano para autorização dos procedimentos.

E não é só a pesquisa do Datafolha que revelou isso. Também durante 2018, a especialista em pesquisa de mercado CVA Solutions já mostrava que a principal dor de cabeça para o paciente é, sem sombra de dúvidas, o atendimento lento. A conclusão veio após a instituição ouvir mais de cinco mil beneficiários de planos de saúde, um número bastante considerável.

Duas pesquisas, mesma conclusão. Agora, nos conte: você sabe o que isso quer dizer?

Ora, que a insatisfação dos usuários com o setor independe se o segmento é privado ou público… e que, por incrível que pareça, a queixa sobre salas de espera cheias e a demora para autorizar um procedimento continuam fazendo suas vítimas.

Você está preparado para lidar com o paciente 2.0?

Se problemas como os acima fazem parte da rotina da sua instituição, se prepare: eles podem piorar.

Isso porque, nos últimos anos, a internet tem contribuído para a formação de um novo perfil de paciente. Informado, imerso no high tech e o principal, ligeiro, ele tem pressa por tudo a um clique de distância. Filas demoradas e muito tempo em recepção? Esqueça-as se quiser fazer dele um usuário fiel.

Nesse sentido, vale observar como anda o trabalho de suas atendentes. É muito provável que a resposta para a lotação da sua sala de espera esteja justamente aí, afinal, além de atenderem o telefone, são elas as responsáveis por verificar e conferir a elegibilidade do paciente e se o procedimento será autorizado.

Por si só, essa é uma tarefa que leva em conta os sites de cada operadora, suas particularidades e momentos de indisponibilidade, o que dificulta mais ainda o TMA do atendimento. Imagina só o trabalho que dá avaliar caso a caso os motivos de uma não autorização e passar para cada paciente?

Caso chegue à conclusão de que o problema está aí, não há motivos para se preocupar. Substituir esse processo por um software, possibilitando que as atendentes se dediquem às demais atividades de recepção, pode ser uma ótima alternativa para resolver esse gargalo. Aliás, você já ouviu falar no CM Valid?

CM Valid: rapidez no fluxo de autorização

De forma geral, aqui está o que nosso software pode fazer por você: por meio de uma interface unificada, verificar automaticamente a elegibilidade do paciente e a autorização do seu exame/procedimento. O interessante é que, mais do que reduzir o tempo preenchendo guias, ele se adapta facilmente às suas regras de negócio.

Os benefícios se dão numa espécie de cadeia, já que potencializar o trabalho feito por atendentes culminará, ao final, em pacientes mais satisfeitos. 

 

 

Por dentro das etapas

Coloque-se no lugar de uma atendente e visualize uma sala de espera lotada.

Agora, imagine que você deve tirar guia por guia de cada paciente, entrando em contato com cada plano para consultar se o usuário está elegível para o procedimento desejado. Vale destacar que isso envolve ter que entrar no site de diversas operadoras de saúde e gastar um tempo que poderia ser economizado. Some à atividade uma internet lenta e pessoas apressadas e sua sala e você terá muita bagunça.

Com nossa ferramenta, no entanto, tudo é feito de forma rápida. Em minutos, basta que a atendente informe os dados de cadastro do paciente em uma interface única (sem recorrer a cada site das operadoras) para receber seu ok ou não. Elegibilidade e autorização, assim, se tornam processos que não gastam quinze minutos dos profissionais – e o paciente agradece.

Sem filas nos guichês de atendimento, tudo é agilizado e a satisfação dos atendidos só tende a crescer. Quanto aos profissionais, a implementação do software certamente significará a redução das glosas por erros de digitação, junto da melhor gestão do tempo. Em outras palavras, mais atenção dos profissionais em outras demandas importantes.

Combatendo as glosas

Por fim, uma ferramenta como o Valid pode ser o que combaterá as temíveis glosas dentro da sua clínica, pois se trata de uma aplicação de grande capacidade de armazenamento, que organiza um histórico com todas as validações prévias de procedimentos liberados por cada operadora. Assim, forma um conjunto de dados que contribuirão para a tomada de decisões futuras.

Essa conferência eletrônica permite maior atenção com a prescrição de procedimentos críticos e, desta maneira, reduz as glosas hospitalares.

Vale lembrar que, de acordo com a T.I. Inside, um dos maiores portais de negócios e tecnologia do país, até 2022, tecnologias desse tipo serão adotadas em massa dentro de call centers, automatizados ao máximo. Não perca o timing!

PS: Hoje, a versão oferecida pela CM é uma API, ou seja, padrões de programação para que nossos clientes desenvolvam suas próprias plataformas. Assim, integrada ao ERP institucional, ela permite maior maleabilidade por parte da organização, que pode adaptá-la como quiser segundo as regras do seu negócio.

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Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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