Como gerenciar o aumento no número de procedimentos realizados em clínicas de imagem

Ao longo das décadas, o surgimento de inúmeros novos serviços acabou fazendo com que as clínicas de imagem fossem obrigadas a pensar em alternativas para gerenciar o enorme aumento no número de procedimentos realizados. Aí entraram algumas ações voltadas para o gerenciamento de pessoal e de recursos, para a ampliação de estrutura e para as estratégias de marketing, tudo acompanhado de um bom planejamento, a fim de otimizar a eficiência da instituição. Mas como gerenciar tudo isso? Pois é o que você vai aprender agora:

Avalie o perfil da população atendida

Muitos gestores sabem que precisam expandir, mas não conseguem identificar exatamente quais serviços são mais rentáveis e demandados. Para auxiliar na exatidão desse diagnóstico, é preciso avaliar com bastante cuidado o perfil epidemiológico, demográfico e até a faixa etária e de renda salarial dos pacientes atendidos e da população local.

Informações como essas podem auxiliar a gestão e até aperfeiçoar as formas de atendimento ao cliente, afinal, de nada adianta investir em tratamentos para pacientes cardiopatas se a instituição tem uma demanda muito maior de atendimentos ortopédicos, não concorda?

Aposte na continuidade dos cuidados

Oferecer ao paciente a possibilidade de continuar sendo atendido na instituição é muito importante. Um paciente cirúrgico, por exemplo, deve conseguir realizar seus exames periódicos e todos os procedimentos oriundos do procedimento na clínica.

Para isso, é importante investir nos caminhos percorridos pelos pacientes dentro da própria instituição. Essa ação é extremamente importante para a satisfação e a comodidade do cliente, que passará a ter todos os cuidados centralizados em um único lugar.

Esse tipo de facilidade gera fidelização e também o aumento do retorno financeiro da instituição, ou seja, todos ganham!

gerenciar o aumento no número de procedimentos realizados

Renegocie condições de contratos

Clínicas de imagem têm grande parte de seus atendimentos vinculada a planos de saúde, certo? Assim, manter um bom relacionamento com essas empresas, garantindo um caminho aberto para a negociação é essencial para aumentar o número de consultas.

Se a operadora não oferece uma boa margem em procedimentos vinculados à realização de tomografias, por exemplo, é possível negociar ou avaliar qual área oferece melhores condições. Por isso, é preciso analisar cada tipo de serviço para identificar que área necessita de maiores ajustes.

Invista em inovação

É importante lembrar que inovar não se resume apenas à implementação de uma nova tecnologia, mas envolve, por exemplo, fazer um processo de forma diferente. Se o mercado pede por serviços que você ainda não oferece em sua clínica, saiba que é hora de investir.

Se a instituição já atende a uma ampla variedade de especialidades, pode ser uma boa oportunidade para aumentar o número e a complexidade de exames e diagnósticos. Se a clínica atende a muitos pacientes idosos, pode ser uma chance de adotar serviços voltados especificamente para esses pacientes, por exemplo.

Garanta a eficiência da clínica

Para melhorar a eficiência dos serviços prestados em sua instituição de saúde, dois caminhos devem ser perseguidos: gestão de custos com pessoal e com abastecimento. Afinal de contas, pessoas e fornecedores são dois dos maiores responsáveis pelos altos gastos na área de saúde.

Assim, invista em treinamentos e na capacitação do pessoal, para reduzir o turnover e aumentar a produtividade da equipe. Em relação aos fornecedores, é importante manter um esforço constante para conseguir melhores condições tanto de preços como de prazos.

Opte pela terceirização de alguns serviços

Alguns serviços que não são diretamente relacionados à assistência do paciente podem ser terceirizados para otimizar espaço e recursos da instituição. O serviço de limpeza, por exemplo, podem se encaixar nesses critérios. Assim, os esforços podem estar concentrados naquilo que realmente é o negócio da organização: atendimento e assistência à saúde.

Entretanto, é muito importante que a terceirização seja feita de forma planejada, tornando possível a reversão, caso o processo não dê certo, para que a empresa reassuma o serviço. Leia nosso e-book: eficiência no Atendimento em Clínicas e Hospitais e veja como melhorar seu atendimento e entregar mais valor ao seu cliente.

Utilize sistemas de marcação 24 horas

Contar com sistemas automatizados de marcação de consultas e exames é uma das medidas que certamente fará muita diferença no gerenciamento de um maior número de procedimentos de qualquer clínica. Ao implementar esse tipo de ferramenta online, a amplitude do alcance e da capacidade de atendimento da instituição aumentam consideravelmente.

Isso sem sequer mencionar a enorme economia de gastos com pessoal e infraestrutura proporcionada, além do upgrade no nível de satisfação dos pacientes!

Agora comente aqui e nos conte como anda o planejamento da sua instituição para dar conta desse aumento no número de procedimentos! Ficou ainda alguma dúvida ou tem sugestões a dar? Compartilhe-as conosco e participe da conversa!

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Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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