Integrando a sua IA com as demais soluções da sua instituição de saúde
Integrando a sua IA com as demais soluções da sua instituição de saúde
A IA (Inteligência Artificial) tem sido um tema amplamente discutido neste portal, pois entendemos que a inovação precisa ser cada vez mais incorporada no dia a dia das instituições de saúde com o intuito de melhorar a jornada dos pacientes e seus processos.
No ecossistema da saúde, a Inteligência Artificial (IA) surge como uma força transformadora, prometendo revolucionar desde a gestão hospitalar até a interação direta com os pacientes que precede aos atendimentos, ou seja, desde o primeiro clique, o paciente já pode estar em contato com o hospital ou clínica, sem antes travar qualquer contato humano ou qualquer cadastro eletrônico.
Estamos vivendo uma era em que os bots (robôs comunicadores), lidam com as dores iniciais dos pacientes, respondendo dúvidas, avaliando agendamentos e até mesmo transferindo o paciente para a área de atendimento correta, ou seja, se os bots estão fazendo este primeiro filtro, para onde estão indo esses dados?
Nos últimos 10 anos, após o “boom” da IA, notamos que muitas empresas de TI se preocuparam em criar bots inteligentes, porém nem todos se interessaram em conectá-los aos demais sistemas utilizados na gestão das instituições de saúde.
Sem essa integração, a conversa inicial ou até mesmo as demais interferências da IA ao longo da jornada, serão apenas dados que precisarão ser conectados manualmente pelos profissionais que operam essas soluções.
Isso mostra que, apesar da IA já não ser mais uma novidade, é um campo que ainda carece de ser explorado.
Preparamos este conteúdo para comprovar a real necessidade de conectar as IAs por meio de APIs aos sistemas das instituições de saúde.
A IA na saúde: uma nova era de possibilidades
Como dissemos anteriormente, a IA já não é um conceito futurista na saúde; ela já é uma realidade latente em diversas frentes. Na atualidade, já é possível ver a IA trabalhando em áreas como:
Auxílio ao diagnóstico por imagem
Otimização de agendas e fluxos de trabalho
Pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos
Personalização de tratamentos
Ou seja, a IA está redefinindo os limites do que é possível, não só na saúde mas em todas as áreas nas quais ela pode manipular informações.
Um dos campos mais promissores é a melhoria da comunicação entre hospitais, clínicas e pacientes.
Imagine um sistema capaz de:
responder a dúvidas frequentes
agendar consultas
enviar lembretes
monitorar condições de saúde em tempo real.
Isso não só desburocratiza processos, como também “empodera” o paciente e otimiza o tempo dos profissionais de saúde, permitindo que se concentrem em tarefas de maior complexidade.
Atendimento omnichannel e a necessidade de conexão inteligente
Vamos ao exemplo mais comum onde a IA está presente na conexão entre o paciente e a instituição de saúde: Atendimento Omnichannel.
Omnichannel é a capacidade que uma instituição tem de se comunicar com os pacientes, unificando a conexão em uma única ferramenta, capaz de oferecer um atendimento adequado, independentemente do canal escolhido pelo usuário.
Pacientes podem interagir com instituições de diversas formas: aplicativos mensageiros, portais online, e-mail, telefone e, cada vez mais, através de bots alimentados por IA.
Esses assistentes virtuais são capazes de:
realizar triagens iniciais
fornecer informações sobre sintomas
auxiliar na marcação de exames
guiar o paciente pelos primeiros passos em situações de emergência.
A agilidade proporcionada por esses bots é inegável, especialmente para aqueles que buscam um atendimento rápido e sem burocracia, vivendo um período delicado de enfermidade.
No entanto, para que essa comunicação não seja apenas superficial ou baseada em "dados aleatórios", é crucial que a IA esteja intrinsecamente conectada aos demais sistemas da instituição de saúde.
De que adianta um bot colher informações valiosas se elas não são automaticamente cadastradas no prontuário eletrônico do paciente, ou se não alimentam os sistemas de gestão e faturamento?
Agora imagine que um profissional operador do sistema precise copiar dados para uma planilha, ou realizar download das conversas com bot, para depois imputar (cadastrar) esses dados em outro sistema para que ele seja alimentado com informações do novo paciente.
Se essa realidade de trabalhos manuais persistir, infelizmente teremos que assumir que a IA veio para criar um novo problema ao invés de desenvolver uma nova solução.
A verdadeira inteligência reside em um fluxo de dados contínuo e unificado. Sem essa conexão, a informação gerada pela IA fica isolada, perdendo seu valor para outros processos gerenciais e clínicos, resultando em silos de dados que impedem uma visão 360° do paciente e da operação.
Vantagens da Interoperabilidade: Exemplos Práticos
A interoperabilidade, a capacidade de diferentes sistemas de informação se comunicarem e trocarem dados de forma eficaz, é o pilar para que a IA atinja seu potencial máximo.
As vantagens são vastas e se traduzem em ganhos significativos para a instituição e para o paciente.
Vamos abordar abaixo 4 seções que mostram essas vantagens de forma particular:
Diagnóstico Aprimorado e Prevenção
A IA pode analisar grandes volumes de dados de diferentes fontes (resultados de exames, histórico médico, dados de dispositivos vestíveis) para identificar padrões e prever riscos de doenças, ou seja, aquilo que os olhos humanos precisam de tempo para relacionar dados com conhecimento prévio na área médica, a IA consegue fazer em segundos.
Com sistemas integrados, esses dados fluem automaticamente, permitindo que a IA opere com uma base de informações completa e atualizada, oferecendo insights mais precisos aos médicos.
Ao integrar essas IAs diagnósticas aos sistemas médicos, o profissional poderá dispor em sua tela um laudo de IA de forma instantânea, auxiliando na detecção de enfermidades. Isso não só agiliza o atendimento, como também oferece insights valiosos que enriquecem a análise médica.
A sua instituição dispõe de uma integração que conecta os dados diagnósticos diretamente na tela do médico? Ou é necessário que o profissional acesse outros sistemas para realizar essa validação?
Atendimento Personalizado
Ao integrar a IA com o prontuário eletrônico e sistemas de agendamento, um bot pode, por exemplo, não apenas agendar uma consulta, mas também verificar a disponibilidade de especialistas, acessar o histórico de saúde do paciente para recomendar o profissional mais adequado.
Além disso, após a consulta, a IA pode enviar lembretes personalizados de medicação ou acompanhamento, para que o paciente se sinta amparado, mesmo após a consulta.
A sua comunicação hospitalar possui essa integração automática? Ou os profissionais devem lembrar de realizar as comunicações por meio de apps específicos?
Otimização da gestão hospitalar
A IA, alimentada por dados de fluxo de pacientes, ocupação de leitos, estoque de medicamentos e desempenho de equipamentos, pode otimizar a alocação de recursos.
A integração garante que esses dados estejam sempre disponíveis e atualizados, permitindo que a IA preveja demandas e sugira ajustes operacionais em tempo real, reduzindo custos e melhorando a eficiência.
Sem este tipo de integração e automação, cabe aos gestores realizarem análises presenciais nos diversos setores do hospital, a fim de realizar este gerenciamento fisicamente, o que toma tempo e recursos.
Melhora da experiência do paciente
Com dados fluindo livremente, a jornada do paciente se torna mais fluida. Desde o primeiro contato com um bot até a alta hospitalar, todas as interações são registradas e acessíveis, evitando que o paciente precise repetir informações, tornando o atendimento mais ágil e consistente.
Além disso, uma comunicação otimizada mostra uma imagem comprometida da instituição, ou seja, trabalha o marketing de forma indireta.
MyConnect: Encurtando a Distância por meio de APIs
É nesse ponto que a Nuria, com mais de 13 anos de experiência em soluções para a saúde, e seu produto MyConnect se destacam. O MyConnect atua como um barramento de integração que, por meio de APIs (Interfaces de Programação de Aplicações), conecta todos os sistemas da área da saúde.
Essa solução inovadora permite que o fluxo de dados percorra os diferentes sistemas de forma unificada, eliminando a necessidade de trabalhos manuais de exportação de dados ou inputs de planilhas.
Em vez de integrações complexas que são difíceis de manter e escalar, o MyConnect oferece uma plataforma centralizada que "fala" a linguagem de todos os sistemas, desde o prontuário eletrônico (PEP) e o sistema de gestão hospitalar (HIS) até os softwares de agendamento, faturamento e, crucialmente, as plataformas de IA e bots.
Ao utilizar o MyConnect, as instituições de saúde ganham uma gestão mais organizada, com fluxo de dados instantâneo.
Isso não apenas melhora e agiliza a tomada de decisões por parte dos gestores e profissionais de saúde, mas também resulta em um atendimento ao paciente mais fluido e consistente, pois todas as informações relevantes estão disponíveis onde e quando são necessárias.
A Conexão como Diferencial Competitivo
Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, não basta que uma instituição de saúde apenas disponha de alta tecnologia, como a Inteligência Artificial.
É igualmente fundamental saber conectá-la. Sem uma estratégia robusta de integração, a IA pode se tornar mais um sistema isolado, gerando dados valiosos que nunca chegam aos locais onde seriam mais úteis.
Pelo contrário, organizações que investem na interoperabilidade de seus sistemas, utilizando ferramentas como o MyConnect, transformam dados brutos em conhecimento acionável.
Se você deseja viver o futuro em sua instituição da saúde, o time comercial da Nuria está a sua disposição para conversar sobre sua realidade e traçar o plano ideal para essa evolução.
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