Como o agendamento online pode otimizar o atendimento

O agendamento de exames online já chegou ao mercado brasileiro com força total. O avanço tecnológico e a popularização dos equipamentos eletrônicos — em especial os smartphones e os notebooks — faz com que aplicativos de agendamento se tornem uma possibilidade real, trazendo inúmeros benefícios que vão desde a redução geral de custos e de ausências à simples praticidade que um sistema móvel, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, proporciona.

Quer saber um pouco mais sobre os benefícios que o agendamento online pode trazer para sua clínica? Quer otimizar o trabalho das suas equipes de atendimento? Então acompanhe já nosso post e  fique por dentro das funcionalidades desse recurso:

Diminui os custos do call center

A redução dos custos com serviços de call center é o benefício mais visível logo que se começa a utilizar um sistema de agendamento de consultas e exames on-line. O custo médio de marcação de um procedimento via call center é, em média no mercado brasileiro, de 6 reais. Já com o sistema on-line, esse custo cai para menos de 1 real, sendo que quanto mais consultas são marcadas, menor se torna esse valor.

Com o dinheiro extra economizado, você pode contratar mais funcionários, realizar aquela reforma que estava sendo adiada há muito tempo ou comprar aquele equipamento de ponta, tendo sempre em mente a oferta de um serviço melhor aos seus pacientes. Veja nossa Cartilha com 22 dicas para reduzir o TMA do seu Call Center.

Reduz o tempo gasto em telefonemas

Os funcionários de atendimento das clínicas acabam por passar a maior parte do tempo recebendo ligações de pacientes que desejam agendar exames, verificando a disponibilidade de datas e horários livres do médico de preferência do paciente, confirmar horários já agendados ou até mesmo cancelar procedimentos agendados.

No agendamento on-line, o paciente tem acesso gratuito à agenda da clínica, visualizando quais horários estão livres com os  respectivos médicos e para quais exames, podendo escolher rapidamente o mais conveniente para si. Além disso, recebe e-mail e alertas de SMS automáticos para a devida confirmação de seus compromissos.

Foca o atendimento no que é relevante

Uma equipe de atendimento deve trabalhar sempre com o objetivo de resolver os problemas e as dúvidas de seus clientes, certo? Em clínicas, isso implica em recepcionar os pacientes e atender a necessidades que se apresentam naqueles instantes pré e pós consultas — como dúvidas sobre o local de atendimento, da realização de exames ou sobre a emissão de pedidos e outros documentos quaisquer.

Com o agendamento delegado ao software on-line, o funcionário não gasta todo esse tempo ao telefone, sendo capaz de oferecer um atendimento melhor e muito mais rápido nesses outros demais quesitos, que realmente fazem toda a diferença.

Aumenta a satisfação dos pacientes

Quando se fala em sistemas de saúde, o nível de satisfação dos pacientes deve ser sempre um dos aspectos cuidadosamente avaliados.

Com o paciente conseguindo agendar seus exames de forma rápida, prática e conveniente, a qualquer momento do dia e da noite, e tendo à sua disposição um serviço de atendimento eficiente e preparado para resolver quaisquer dúvidas e problemas que ele possa ter, só terá o que elogiar quanto ao serviço, não concorda?

Sabe-se que cada clínica conta com diferentes formas de marcar procedimentos: uns preferem o call center, outros fazem suas marcações presencialmente e assim por diante. E a CM Tecnologia, pensando nisso, criou mais uma forma: a on-line, transformando as marcações em uma atividade prática e conveniente.

Para as clínicas, por exemplo, a CM Tecnologia possui a Central de Marcação Online(CMO), totalmente integrado ao ERP do cliente, oferecendo, além do agendamento on-line, acesso aos resultados dos exames, análises estatísticas dos agendamentos, envio de SMS e design especial para tablets e smartphones. A integração é rápida e o sistema já é utilizado por várias clínicas do país, com grande satisfação entre os usuários.

Agora divida conosco suas impressões sobre esse recurso: qual das vantagens por ele proporcionadas chamou mais sua atenção? Compartilhe suas opiniões conosco!

Gostou? Compartilhe este artigo com seus colegas.

A Nuria é pioneira em sistemas de agendamento online e especialista em interoperabilidade no setor da saúde.

Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

Nuria © 2012-2023         Feito com ❤️ em Belo Horizonte

Fale com nosso time de especialistas e veja como podemos impulsionar seu negócio.