Setor de saúde: como reduzir os custos de TI?

Não é novidade que o dia a dia do setor de saúde é repleto de processos complexos que interferem na redução de seus custos operacionais. Quando o assunto é o setor de T.I., conhecido pelo uso de de ferramentas não muito baratas, as coisas tendem a se complicar ainda mais — afinal, tudo parece questão de necessidade e pode colocar a “vida” do hospital em jogo se alterado.

Mas, afinal, de que forma retrabalhar os custos da área de Tecnologia da Informação, traçando estratégias para potencializar suas atividades com pouco dinheiro? O tema, justamente por sua importância, parece não ter fim. No entanto, nós já adiantamos: é possível, sim, diminuir os gastos com assistência e administração e chegar a resultados melhores por aí.

Quer saber como? Abaixo, listamos quatro sugestões de como reduzir custos, otimizar os resultados e aumentar a competitividade do seu time de T.I. no mercado de saúde. Confira!

Reduzindo os custos da equipe de TI em saúde

Analise os sistemas pagos

Com o tempo, é normal que sistemas utilizados no setor se tornem antiquados, gerando ineficiência no dia a dia. Uma vez percebida sua dispensabilidade, talvez seja a hora de cancelar tudo aquilo que, de fato, não traz bons resultados.

De acordo com um estudo da Gartner, líder mundial em pesquisa e consultoria em TI, o encerramento de serviços obsoletos pode gerar até 25% de redução nos custos. Ações como essa, além de promoverem a contenção de despesas, liberam verba para que você traga tecnologias que desafoguem os projetos e aumentem a segurança dos dados movimentados.

Com a Lei Geral de Proteção de Dados entrando em vigor, quem agradece é o paciente, que se certifica de que as novas ferramentas controlam suas informações com cuidado.

Aprimore as integrações

Um dos grandes problemas (e que mais geram custos) dentro do time de T.I. talvez diga respeito à integração entre sistemas distintos. Afinal, instituições de saúde utilizam várias soluções diferentes para cada setor, normalmente sem qualquer sincronização que permita conectá-las. Nem precisamos dizer que isso gera, além de gargalos nos projetos, muitos gastos e uma baita perda de produtividade.

Por tal motivo, ter um local único que conecte os sistemas de saúde com velocidade e segurança é fundamental. Com a integração fácil de seus softwares, por exemplo, os processos se tornam mais enxutos, organizados e com menos custos.

Aliás, se problemas de integração são comuns por aí, você precisa conhecer urgentemente o nosso CM Connect — uma plataforma completa de conexões para conseguir focar no que mais interessa: o paciente.

Utilize a Cloud Computing 

Mais uma vez em estudo elaborado pela Gartner, a empresa revelou que questões de infraestrutura correspondem a 70% das despesas com T.I. A utilização de cloud computing (computação em nuvem), nesse sentido, é uma ótima opção para torná-la mais eficaz e com menos custos.

Quando na nuvem, tudo é feito por meio de um provedor, não sendo dever da instituição se preocupar com servidores, aplicações e hardwares. Além disso, há a incrível possibilidade de consultar dados do sistema de qualquer lugar, ótimo para profissionais que estejam fora da instituição.

Desta forma, os processos de tornam ágeis, eficientes e proporcionam a redução de custos causados por atualizações, equipamentos e sua constante manutenção.

Promova a capacitação da equipe

Um senso comum em algumas instituições é que o tempo gasto em treinamentos é um desperdício, fruto da ideia de que os profissionais, com o tempo, vão dominar os ofícios sem precisar de qualificação extra. Como resultado, a ocorrência de falhas evitáveis e retrabalhos se torna uma realidade, gerando uma série de gastos desnecessários.

Ao preparar bem sua equipe, ganha-se mais eficiência nos processos, promovendo o aumento da produtividade e a diminuição dos gastos — pois cada repetição de um erro significa um custo desnecessário. 

Mais do que isso, treinar um time significa acreditar nos profissionais, valorizar e reconhecer suas habilidades, engajando cada vez mais o time com a empresa. No fim das contas, possuir uma equipe engajada faz com que os profissionais se preocupem mais com os desperdícios, apresentem soluções e realizem os projetos mais rapidamente. Portanto, quanto mais dedicados forem eles, maior será o desempenho e, consequentemente, a redução de custos.

E então, o artigo acima te incentivou a reduzir custos da equipe de TI da sua instituição? Que tal colocar nossas dicas em prática agora mesmo?

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Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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