Como tornar a central de marcações mais eficiente para sua clínica

A busca por processos mais eficientes e melhores resultados é, em quase todas as empresas, um objetivo constante para os gestores, criando um ciclo de melhorias contínuas. No que diz respeito à central de marcações em uma clínica, o alcance por mais eficiência nos processos traz benefícios que vão desde a melhora da experiência dos pacientes – enquanto clientes – até o aprimoramento dos resultados internos.

No artigo de hoje vamos falar um pouco mais a respeito de algumas estratégias que podem ser adotadas, ou reformuladas, a fim de tornar a central de marcações de sua clínica ainda mais eficiente. Quer saber como? Confira agora mesmo:

Métricas de avaliação de desempenho

Um dos primeiros passos para se alcançar a eficiência dos processos é avaliando os resultados e o desempenho dos colaboradores. Dessa forma é possível obter uma visão de quais são as principais falhas e/ou deficiências que podem ser minimizadas ou até mesmo eliminadas.

Além dissso, o estabelecimento de indicadores e sua aplicação prática fazem com que os principais pontos possuam controles mais rigorosos – o que, de certa forma, significa maior acompanhamento e ações mais direcionadas à melhorias em sua clínica.

Pesquisas de satisfação

Junto com o controle de indicadores de desempenho, a análise de pesquisas de satisfação são um termômetro de como é o trabalho da central de marcações de sua clínica. Os clientes podem oferecer uma visão clara e direta de como o trabalho é realizado e o que pde ser melhorado.

Como medir a satisfação dos clientes com o call center?

Mas vale também solicitar o feedback dos colaboradores. Isso porque, quando se trata de call center, muitos dos problemas operacionais estão ligados às rotinas de trabalho desses funcionários. Logo, é sempre bom saber as opiniões dos dois lados.

Treinamento de pessoal

É praticamente impossível falar em ganho de eficiência sem envolver melhorias nos métodos de trabalho e qualificação dos colaboradores. Logo, se você deseja tonar a central de marcações de sua clínica ainda mais eficiente, não se esqueça de oferecer treinamentos para seus funcionários.

É importante sempre ressaltar a relevância do tempo de espera no atendimento, a forma de tratamento e, principalmente, a preocupação com a resolução das questões levantadas pelos pacientes.

Clima organizacional

Sabemos que centrais de atendimento são setores extremamente exigentes e que trabalham com um nível de estrese altíssimo. Principalmente nesses casos o setor de RH deve se preocupar em oferecer ambientes de trabalho mais agradáveis para seus funcionários.

Vale a preocupação com ergonomia, promoção à saúde e qualidade de vida, disponibilização das ferramentas de trabalho adequadas e necessárias e também políticas de reconhecimento dos colaboradores por suas realizações.

Saiba como motivar a sua equipe de atendimento!

Investimento em tecnologia

É comum que, em alguns momentos, a central de marcações fique sobrecarregada e acabe causando um tempo maior de espera para que os clientes sejam atendidos. Em muitos casos, o investimento em um software de marcação de consultas online pode ser, inclusive, um diferencial para sua clínica.

Oferecer esse tipo de serviço ajuda a desafogar o call center, oferece mais praticidade e maior comodidade na marcação de consultas – que pode trazer uma experiência diferente para os pacientes.

A central de marcações é, muitas vezes, o primeiro contato que um paciente faz com uma clínica. Quando ele não é eficiente e, principalmente, enfrenta gargalos resultando em elevado tempo de espera, pode acabar provocando a desistência do paciente e fazer com que ele procure a concorrência. Daí a importância em avaliar a área, implantar melhorias e até mesmo criar novas estratégias de atuação.

Como a sua clínica lida com a central de marcações? Existe essa preocupação em melhorar o serviço do setor e torná-lo mais eficiente? Nos deixe saber suas opiniões a respeito desse assunto através dos comentários!

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Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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