Confirme online: A solução para desafogar o seu call center

Confirme online é a palavra que toda instituição de saúde quer ouvir hoje. Confirmação automática de consultas e exames significa economia de escala, aumento de produtividade, facilidade na gestão das pessoas e liberação de mão de obra para funções com baixa rotatividade.

Já adentramos a era tecnológica há alguns anos e, nos dias de hoje, as pessoas basicamente não tem escolha sobre aceitar ou não o digital, mas ainda existe uma grande resistência por parte de alguns indivíduos. Isso também ocorre em algumas áreas específicas, como a própria Medicina.

No mito da caverna de Platão, é possível ver como os seres da caverna poderiam distorcer a realidade por acreditar piamente nas crenças que foram criadas sobre o que havia fora dela.

Esta passagem do livro “A República”, escrita pelo filósofo, mostra que só é possível se libertar da caverna e conhecer a realidade quando nos desprendemos das influências socioculturais e realmente vivenciamos a realidade – independente dos riscos que corremos.

A vida é isso. Você não sabe qual será o seu próximo desafio, mas tem toda certeza de que ele lhe trará infinitos aprendizados.

E o que Platão tem a ver com a tecnologia e Call Center?

Fizemos essa conexão porque é preciso admitir, todos nós temos medo do “novo” e do “diferente”.

É desde conhecer novas pessoas a fazer mudanças simples na nossa vida. Começamos a criar os famosos empecilhos para evitarmos esse desconforto.

“Não vai dar certo, eu já tentei”, “melhor não mexer com isso” ou “isso não é pra mim”.

O problema é que, ao fazermos isso, acabamos nos fechando novamente na caverna da história de Platão.

Já parou para pensar que o seu Call Center pode estar passando pela mesma situação?

O negócio é sair da zona de conforto

Nós, seres humanos, na constante busca por segurança e estabilidade, rejeitamos a mudança. Achamos erroneamente que “tudo fica mais fácil quando você já está acostumado”. Mas basta olharmos para a natureza para entender que a mudança é algo necessário. Pense na evolução das espécies como um todo.

Acontece que, se tratando de empresas, é literalmente impossível um empreendimento crescer em um ambiente competitivo se não oferecer novos caminhos. No nosso caso, sob a forma de diferenciais tecnológicos.

Logo, é necessário nos abrir para essas mudanças e aceitarmos o novo para prosperarmos até mesmo nos negócios.

Basta olharmos para o mercado de saúde norte americano, que possui hospitais avançadíssimos e ferramentas para que o usuário confirme online grátis, como o Zocdoc. Tais recursos atingem quase toda a população!

Aproveitando o momento, o Zocdoc é uma plataforma semelhante à oferecida aqui no Brasil pela CM Tecnologia. Ela tem como principal objetivo facilitar tanto a vida do paciente quanto a das instituições de saúde, acelerando processos de atendimento que melhorarão as clínicas e hospitais.

Tudo acontece quando você instala o aplicativo. Em uma interface super intuitiva e agradável torna se possível para o paciente algumas coisas como:

  • Encontrar médicos próximos à você sua rede;
  • Reservar consultas com um toque.

E para os médicos, tornam-se possíveis entre outras coisas, as condições :

  • Listar áreas de atuação para conseguir mais pacientes;
  • Crie e fortaleça sua reputação on-line;
  • Entregar uma experiência premium, o amor dos pacientes.

Ao que tudo indica, ainda é possível que o médico atenda fora da área do hospital para o qual ele trabalha. Existem no Zocdoc atendimentos para as áreas de:

  • Quiropatas;
  • Dentistas;
  • Dermatologistas;
  • Oculistas;
  • Ginecologistas;
  • Pediatras;
  • Psicanalistas.

Parece ótimo, concorda?

Acontece que o Zocdoc ainda não funciona no Brasil.

Nos países em que ele funciona, as pessoas marcam consultas diretamente com os médicos e não com as instituições.

No Brasil, isso não funciona pelo fato de os médicos estarem diretamente ligados às instituições.

E é por isso que é tão importante investirmos na tecnologia. Ela pode mudar completamente o destino de uma instituição. Ou mais ainda, pode mudar a situação do país .

Uma breve analogia

Se quisermos entender  uma situação que está presente no nosso cotidiano, devemos observar a competição WhatsApp vs Telecoms.

Lembrando que por telecoms entende-se:

Empresas que transmitem informações a longas distâncias por meio de dispositivos eletrônicos (no nosso caso, telefones) operando através de satélites que enviam e recebem sinais. Esses sinais são pagos pelos usuários. O nome se deve ao fato de que Telecom é a abreviação da palavra telecomunicação.

Como estávamos dizendo, o primeiro consegue oferecer um serviço de comunicação instantânea (mensagens, compartilhamento de vídeos, fotos, áudios, chamadas comuns ou de vídeo)  de forma barata e intuitiva, se aproveitando da infraestrutura já existente.

Os Telecoms não conseguem aumentar suas taxas de lucratividade e seus custos operacionais são extremamente elevados, então é difícil oferecer novas possibilidades mais tecnológicas para cumprir com as necessidades dos usuários.

No mercado da saúde brasileiro, essa realidade não é muito diferente. Alguns hospitais e clínicas fazem o atendimento de forma completamente analógica e enfrentam muitas reclamações a respeito de atendimentos demorados.

Outros já investiram em formas de atender seu público cada vez melhor por meio de canais de comunicação online, sejam eles da antiga ou nova geração. São exemplos de algumas instituições que já implantaram soluções eletrônicas no Brasil:

  • Hospital Samaritano;
  • Saúde Assim;
  • Rede Ímpar;
  • Hermes Pardini;
  • Unimed (Litoral, Volta Redonda)
  • Hospital São Camilo;
  • Hospital São Rafael;
  • Hospital Mater Dei.

Tais entidades já contam com recursos que trazem experiências positivas para os pacientes, reduzem seus custos com atendimento e suas taxas de não comparecimento.

O poder da tecnologia

Só para ter uma ideia da força da tecnologia, no Brasil, 96% das pessoas em média consultam a internet antes de realizar uma compra ou optar por um tipo de serviçoPortanto, ficar fora desse ambiente é a mesma coisa que atingir menos pessoas ou até ninguém. Não estamos mais na era das mídias de massa.

Hoje, a mídia digital é o principal meio de comunicação entre o público. Quem entendeu essa mensagem e aplicou já está colhendo os frutos hoje. É só observar o comportamento das montadoras, que têm feito acordos com empresas de tecnologia para informatizar os carros que produzem…

Ou até mesmo os jornais e revistas que passaram a disponibilizar assinaturas online do mesmo conteúdo impresso. Enfim, ficou claro que não dá mais para ficar fora do meio digital!

Depois de ler até aqui, as palavras “Confirme online” começam a fazer todo sentido para revolucionar a sua instituição, não é mesmo?

Confirme online sua consulta e impacte a sua concorrência

Existem várias formas de se diferenciar da concorrência, seja via modelo de negócios ou em tecnologias. O ideal é conseguir atender a capacidade máxima sem abrir mão da qualidade no atendimento.

Mas, sabemos que é necessário estruturar uma grande área de atendimento, seja em um call center terceirizado ou interno, para conseguir resolver de forma eficiente um grande número de agendamentos.

Contratar e/ou gerenciar um time grande não é algo barato, inclusive podendo ser um empecilho para o crescimento de muitas instituições na área da saúde. E esta forma de atendimento, mesmo que terceirizada, pode vir acompanhada de inúmeras insatisfações.

Se esses problemas citados acima já te fizeram repensar seu modo de trabalho, agora vamos te mostrar outros detalhes para que você entenda melhor ainda sobre outros gargalos na área que tornarão essa expressão ainda mais fascinante.

Call center: trabalho operacional e estressante

Isso é um fato: Ninguém sonha em trabalhar com atendimento em call center, seja de forma passiva ou ativa.

O ambiente é muito estressante para os trabalhadores. Um emprego onde o funcionário é submetido a uma considerável pressão psicológica, seja ela feita a partir da pessoa que está na linha com o atendente ou de seus líderes, coordenadores ou gestores. As inúmeras reclamações recebidas todos os dias também acabam o afetando negativamente por estarem na linha de frente recebendo alguns dos feedbacks.

Isso faz com que eles se tornem pessoas muito estressadas. E como todos nós já sabemos, além de danos ao corpo humano, o estresse pode prejudicar os relacionamentos destes funcionários dentro da sua empresa, comprometendo suas produtividades.

Já que o colaborador irá ficar pouco tempo na instituição pelo alto índice de turnover e estresse, ele rapidamente será substituído por outro funcionário, que, por sua vez, precisará de treinamento para assumir o seu lugar. Tal situação gera novos custos e um prolongamento negativo do processo produtivo, isso sem contar com os encargos demissionais e contratuais.

Devido a todos esses fatores, a tendência é que mesmo os melhores atendentes atinjam um grande nível de stress a curto ou médio prazo, o que afetará negativamente a experiência do paciente ao agendar uma consulta ou exame. E isso dificulta bastante a retenção de mão de obra.

Ok todo mundo tem problemas, mas pra tudo existe solução!

Por isso, qualquer tecnologia que libere esses colaboradores para outras funções com menor rotatividade será de bom grado tanto para a saúde da instituição quanto para o cliente. Alguma dúvida de que sua instituição deve investir nos métodos tecnológicos que têm surgido por aí?

Use CM Confirma e confirme suas consultas online!

Com uma ferramenta de confirmação de exames e consultas online, sua instituição conseguirá atender mais pacientes sem abrir mão da qualidade! Além do atendimento online, a CM Tecnologia oferece outros produtos voltados para a área que podem ajudar no crescimento da sua empresa. Ficou curioso(a)? Deixe o seu comentário aqui e vamos conversar!

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A Nuria é pioneira em sistemas de agendamento online e especialista em interoperabilidade no setor da saúde.

Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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