Boas práticas para uma consulta online eficiente!

Para profissionais de saúde sem muito contato com a Web 2.0, oferecer bons atendimentos via consulta online pode parecer uma grande dificuldade.

Isso porque, diferente do consultório tradicional, as preocupações com esse tipo de serviço vão muito além do que fazemos nos procedimentos físicos. Só para se ter uma ideia, é preciso se atentar à própria Internet, verificar a qualidade da imagem e do som e ter a certeza de que tudo está chegando ao paciente na melhor forma possível… E essas são só algumas das questões que costumam interferir no seu trabalho.

De toda forma, se você é médico e tem tido problema com as teleconsultas, já adiantamos: não é preciso se desesperar. No artigo abaixo, nós da CM Tecnologia te mostraremos não só como é possível atender bem à distância, mas listamos tudo o que você pode fazer para tornar os procedimentos remotos muito mais fáceis — para você e o paciente. Leia mais!

Dicas simples para oferecer uma boa consulta online ao paciente

Antes da consulta

Está errado quem acha que falar de Telemedicina é considerar apenas o que acontece dentro de uma sala de teleconferência. Para que a experiência virtual do paciente seja completa, o ideal é começar muito antes!

Em outras palavras, é muito importante considerar soluções e recursos que, quando integrados à sua plataforma, facilitarão todo o caminho prévio dele até a sala de consulta.

Por exemplo: imagine um contexto em que, além de se consultar pela Web, seu paciente agenda a própria consulta online? E um no qual ele, junto disso, paga o procedimento em poucos cliques?

Impossível discordar de que representa muita autonomia para quem está prestes a ser atendido, principalmente quando falamos dos pacientes 2.0

Aliás, sabia que foi pensando nisso que desenvolvemos nossa própria plataforma de Telemedicina, facilmente integrada a outras de nossas ferramentas? Afinal, como uma empresa que trabalha com a Jornada do Paciente há mais de sete anos, sabemos bem o que as pessoas esperam das unidades de saúde: humanização, eficiência e bastante agilidade.

Portanto, mesmo sabendo que essa etapa pouco tem a ver com o trabalho médico em si, vale ter isso em mente caso você venha a participar da escolha do próximo software da organização em que atua.

Durante a consulta online

Passada a etapa inicial, é chegada a hora da consulta e, com ela, mais uma série de detalhes aos quais se atentar. Aqui está o que você precisa conferir um pouco antes de ligar a câmera para interagir com o paciente:

  • O ambiente: Escolha o melhor lugar para ficar durante o contato com o paciente. Se não possuir um local específico para isso, prefira ambientes sem interferência sonora e com boa luminosidade;
  • O prontuário: Já separe o prontuário eletrônico do paciente antes de tudo e evite perder tempo procurando a ferramenta no próprio computador. Aproveite para deixar apenas o prontuário e a aba da consulta abertos;
  • A conexão: Que tal checar se a conexão com a Internet está boa? Agora é a hora de testar e descobrir. O bom é que você pode ter uma noção sobre as demais questões técnicas da sala de teleconferência, como a qualidade da imagem, por exemplo.

Já durante a interação, algumas boas práticas tendem a facilitar bastante o atendimento:

  • Olho nos olho: Já que estamos falando de consultas remotas, o olho no olho é imprescindível para transmitir a sensação de segurança e conforto ao paciente. Portanto, ao se comunicar com ele, prefira posicionar o olhar diretamente a quem está sendo atendido — e seu acompanhante, quando houver;
  • O tom de voz: Atente-se ao tom de voz, tanto o transmitido por você quanto o do paciente. Faça com que a consulta seja confortável e perceba se as falas dele ou dela também refletem essa mesma sensação.

Depois da consulta

A consulta chegou ao fim e tudo ocorreu como o esperado. E agora, o que fazer?

É muito provável que as próximas etapas fiquem a cargo da sua unidade de saúde, que sinalizará o paciente com alguma mensagem pós-procedimento. No entanto, nós chamamos atenção para a importância que é pedir um feedback a ele — que pode vir como um formulário via e-mail ou SMS.

Se sua instituição tem dúvidas sobre como metrificar a experiência do público, fique tranquilo: nós contamos com um guia completo sobre o tema aqui no nosso blog. Nele, você confere quais são as avaliações de satisfação mais famosas do mundo, suas diferenças e como aplicá-las no seu dia a dia de trabalho!

E então, conseguiu ter novos insights a partir das sugestões que separamos para você? Nós esperamos que sim! Caso tenha alguma outra dica para médicos que estão se enveredando pela consulta online, não deixe de compartilhar no campo dos comentários. Até a próxima!

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A Nuria é pioneira em sistemas de agendamento online e especialista em interoperabilidade no setor da saúde.

Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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