Use um sistema de gestão (ERP) para melhorar o atendimento dos centros clínicos

ERP significa “Enterprise Resource Planning” ou “Planejamento de Recursos Executivos”, em português. Em resumo, é um sistema de gestão corporativa que pode ser usado em vários setores. No hospital, por exemplo, o sistema atua diretamente na melhoria do atendimento em saúde.

É por meio desta solução tecnológica que as empresas podem organizar serviços em módulos integrados. Assim, a base de dados consegue reunir o máximo de informações sem redundância.

O uso dos ERPs é um grande aliado no dia a dia das instituições de saúde. As vantagens incluem a resolução de problemas relacionados à logística e atendimento, além de ser um grande diferencial competitivo.

Esse tipo de sistema funciona como um programa de computador que potencializa a organização administrativa das instituições. Para que as funcionalidades sejam implementadas é possível realizar uma integração do sistema com outro software.

Assim, há a automação de processos, a otimização do tempo dos colaboradores e um melhor aproveitamento da mão-de-obra. Com a reunião de todas as informações e setores em um mesmo lugar fica mais fácil gerir com qualidade.

Com a facilidade os diversos departamentos da entidade podem se comunicar constantemente de maneira independente. O controle da instituição é geral e engloba uma visão departamental e de segmento.

Vantagens de usar um sistema de gestão

Essa ferramenta reúne passos das operações, incluindo compras, controle de estoque, contas, fluxo de caixa e análise de resultados. Tudo de maneira acessível e transparente, auxiliando na tomada de decisões e proporcionando uma administração eficiente.

Algumas das vantagens em usar um ERP são:

  • Automação de tarefas manuais;
  • Otimização de processos;
  • Reunião de informações importantes em um único local;
  • Aumento da satisfação de colaboradores e pacientes;
  • Diminuição de erros de sincronização entre sistemas;
  • Mais segurança contra fraudes e invasões do sistema.

Com resultados visíveis é preciso saber escolher o melhor suporte lógico. Existem várias opções no mercado, por isso é preciso pesquisar para contratar um que se adapte à realidade da instituição.

Para isso é necessário levar em conta os processos que precisam ser integrados e otimizados. Tudo de acordo com a realidade financeira e gerencial da unidade de saúde. Uma boa dica é listar as prioridade e analisar qual opção irá atendê-las.

Uma grande vantagem é a maior segurança das informações. Além de evitar falhas humanas o sistema tem armazenamento em nuvem e, alguns, usam a mesma criptografia dos bancos.

O fornecimento de senhas individuais, limitação de acesso dos usuários e geração de histórico de uso, são fatores de segurança. Isso torna possível identificar os responsáveis por alguma eventual má utilização do sistema.

Além disso, para moldar o programa é possível usar outras soluções, como um software médico. Assim necessidades específicas serão supridas de modo customizado. Tudo isso se mostra como diferencial competitivo, otimiza o tempo de espera dos pacientes e ajuda na fidelização.

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Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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