Elimine erros na sua clínica para não perder pacientes

Você se esforça para não perder pacientes, mas notou que a sua clínica recebe muitas reclamações?

Sua imagem nas redes sociais está ruim?

Caso a resposta para estas perguntas tenha sido sim, pode ser importante estabelecer mudanças gerenciais dentro da sua instituição.

Quer saber como fazer esse gerenciamento de maneira correta para não perder pacientes? Conheça os 5 principais erros cometidos nas clínicas e como evitá-los.

Elimine estes 5 erros da clínica para não perder pacientes

1. Não investir em divulgação

Muitos gestores pensam que retorno em divulgação só existe quando a organização é “grande”! Por isso elas conseguem/podem investir em propagandas caras. Isso, definitivamente, não é verdade.

Não investir em divulgação pode dificultar bastante o intuito de não perder pacientes, pois, assim, não há evolução em sua visibilidade.

Veja algumas formas de divulgar sua clínica com investimentos que cabem no bolso:

  • E-mail marketing;
  • Redes sociais;
  • Links patrocinados;
  • Disponibilização de um site atrativo e de fácil navegação.

Caso sua equipe não tenha alguém que gerencie a visibilidade da marca, contrate uma agência de marketing especializada em saúde. Desta forma  será mais fácil captar novos pacientes.

2. Perder pacientes por não saber gerenciar a sua imagem nas redes sociais

Muitas vezes, as redes sociais são usadas apenas para chamar a atenção, misturando conteúdos de pouca credibilidade e sem nenhuma relevância. Para converter sua visibilidade nas redes sociais em ferramentas de sucesso, fuja dos seguintes erros:

  • Nenhum investimento em publicações;
  • Postagens pouco relevantes;
  • Erros de português;
  • Pouca interatividade com os seguidores da página;
  • Discussão com os usuários.

Para não cair em nenhuma dessas ciladas, gerencie corretamente seu Facebook, LinkedIn e Instagram. Caso não tenha tempo para isso, deixe a tarefa com quem realmente entende do assunto, contratando uma agência ou profissional habilitado.

Além de ganhar maior destaque na internet, você e seus colaboradores terão mais tempo para focar no que realmente importa para a sua empresa: o paciente.

3. Colaboradores despreparados

De nada adianta investir pesado em publicidade se as pessoas da equipe não realizarem um atendimento diferenciado, de qualidade. Algumas atitudes nocivas, que podem comprometer a imagem da sua clínica, incluem:

  • Falar alto pelos corredores;
  • Mexer no celular a todo o momento;
  • Ser mal-educado e/ou mostrar pressa, impaciência;
  • Não saber passar as informações de maneira correta;
  • Discutir com outros funcionários na sala de espera;
  • Divulgar informações sigilosas;
  • Não saber ouvir.

Apesar da maioria das competências citadas serem de natureza comportamental, a equipe deve ser orientada para não cometer tais deslizes.

Para ter mais sucesso nessa tarefa, utilize as principais reclamações para oferecer feedbacks aos colaboradores.

Importante! Jamais chame a atenção da equipe na frente de outras pessoas, principalmente pacientes e acompanhantes!

4. Falhas no processo de atendimento

Sabemos que errar é humano, mas, na área da saúde, uma pequena falha pode custar a recuperação ou, até mesmo, a vida de um paciente. Conheça as principais falhas cometidas nos processos de atendimento:

  • Erro no agendamento;
  • Atrasos;
  • Troca de exames;
  • Falhas médicas;
  • Falta de comunicação entre os setores.

Para evitar problemas, certifique-se de que os processos estão sendo feitos com qualidade e excelência.

Treine seus colaboradores e gestores para saber lidar com as possíveis adversidades do cotidiano. Agindo dessa forma, sua equipe estará preparada para corrigir os erros prontamente.

5. Ambiente desorganizado e com pouca higiene

Não há nada mais desagradável do que ser atendido em um lugar onde a organização e a higiene são precárias. Tudo isso piora em se tratando de hospital, laboratório ou clínica. Alguns exemplos desses descuidos são:

  • Mobiliário gasto;
  • Materiais e utensílios de escritório espalhados;
  • Acúmulo de papéis nos balcões de atendimento;
  • Pisos molhados;
  • Papéis e embalagens no chão.

Determine que a limpeza e a manutenção dos objetos seja feita regularmente. Oriente os  colaboradores sobre a importância desses itens para que cada um cuide de seus pertences.

Agora que você conhece os 5 principais erros que podem fazer sua clínica perder pacientes, que tal eliminá-los e aumentar o fluxo de atendimento na sua instituição? Mãos à obra! Se restarem dúvidas, entre em contato conosco!

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Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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