Empreender na área da saúde: da definição ao mercado

Durante muito tempo, há quem dissesse não ser viável empreender na área da saúde, pois a formação dos profissionais da área foi sempre muito voltada para o aspecto assistencial, de tratamento e de pesquisa científica.

Porém, de uns tempos para cá, principalmente depois do surgimento e do crescimento das mídias sociais, já parece impossível falar do setor sem mencionar fenômenos como o boom das health techs, as melhorias da telemedicina e um novo perfil de paciente ávido por facilidades. O que eles têm em comum? O fato de que dizem respeito a um contexto de desenvolvimentos hospitalares e profissionais dispostos a inovar.

Se você ficou curioso para saber mais sobre o tema e tem interesse no empreendedorismo no setor, se prepare: abaixo, compartilhamos um texto incrível para se destacar. Leia!

Empreender: primeiramente, o que é?

Segundo Philip Kotler, americano considerado o maior especialista em marketing do mundo, o empreendedorismo se trata de um conjunto de comportamentos e de hábitos que podem ser adquiridos, praticados e reforçados nos indivíduos.

Ainda segundo ele, a vantagem do empreendedorismo é que qualquer pessoa que não tenha características empreendedoras, ou seja, que não tenha certo conjunto de hábitos que iremos nos aprofundar mais a frente, podem se tornar empreendedores se receberem o devido treinamento.

Os empreendedores são aqueles que criam novidades, coisas diferentes, modificam valores.

Hoje em dia, o mercado está muito diferente. Não existem mais empregos que são garantidos pelo resto da vida, mesmo os de médicos e, por isso, é necessário que o mercado saiba como se reinventar. Esta é uma concepção ainda muito em falta nos profissionais da saúde.

As principais características de um empreendedor na saúde

Agora sim, podemos citar algumas características que um empreendedor na área da saúde deve ter. Basicamente, estas são gerais de qualquer tipo de empreendedor, mas deve-se ter algumas atenções especiais por aqui.

Primeiramente, qualquer empreendedor deve ter ciência de que o próprio negócio é um risco e ter iniciativa para assumi-lo. Mesmo com um plano de negócios muito detalhado, precisa ter seus objetivos e metas, que necessitarão de avaliações constantes para fazer as alterações necessárias e  seguir no caminho certo.

Aqui estão alguns comportamentos que o empreendedor deve ter para se destacar:

  • Possuir comprometimento com sua própria causa;
  • Ser correto na tomada de decisões;
  • Explorar oportunidades;
  • Ser visionário, determinado, dedicado e dinâmico;
  • Ser organizado, otimista e motivado;
  • Possuir espírito de liderança;
  • Ser bem relacionado e ter facilidade para se conectar com pessoas (networking);
  • Assumir riscos;
  • Estabelecer metas;

Além disso, o empreendedor precisa saber a importância do dinheiro. E isso se aplica tanto para economizar quanto para investir e testar, sempre buscando melhorias.

Mauro Figueiredo, médico que está à frente do laboratório Fleury e do Grupo Bradesco Seguros e Bradesco Saúde, diz que o conflito principal para empreendedores da saúde está relacionado às próprias decisões, se foram certeiras. Porém, segundo ele, só é possível saber disso quando se está na frente e olhar para trás.

Como se diferenciar no mercado?

Para que um empreendedor se destaque no mercado, é necessário que ele seja, acima de tudo, inovador. Isso exige muita dedicação, comprometimento e estudo, mas principalmente gostar do que está fazendo e saber para onde ir.

Um empreendedor que surja com algum ideal já saturado pode até fazer sucesso, mas não se destaca no meio de um mercado tão competitivo como o atual. Pensando nisso, é preciso sair da zona de conforto e fazer o que nunca foi feito. Na área da saúde, as opções podem parecer limitadas, mas não são, como veremos a seguir.

Empreender digitalmente em saúde: uma relação que dá certo

Fenômeno recente, o empreendedorismo digital tem sido uma boa opção para profissionais de saúde. Ele vem crescendo cada vez mais e o interessado deve aprender o quanto antes a utilizar ferramentas online para atrair a atenção do seu cliente potencial.

Por exemplo, o marketing de um médico empreendedor só será eficiente se ele tiver uma atitude sempre profissional e for realmente competente. No mercado atual, chamam atenção médicos que possuem portais online, páginas com dicas de saúde e canais no Youtube, por exemplo… basta pensar no sucesso de figuras como Drauzio Varella.

Isso porque a preocupação do paciente não está limitada apenas às necessidades básicas de cura e sobrevivência. Sua busca envolve diferenciais que englobam também tecnologia, atendimento e informação na palma da mão. Será você o responsável por atendê-lo? Empreenda!

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Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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