Engenharia Biomédica no Brasil: Entenda a principal dor deste segmento e sua solução

Engenharia Biomédica - Interoperabilidade entre equipamentos biomédicos e softwares

A Engenharia Biomédica no Brasil vem avançando nos últimos anos, colocando em destaque alguns profissionais que criam soluções relacionadas ao ecossistema da saúde.

Em 2022, por exemplo, o Prêmio SBEB-Boston Scientific de Inovação em Engenharia Biomédica para o SUS, revelou talentos que apresentaram o mais alto nível de soluções voltadas a sanar problemas reais do Sistema Único de Saúde.

Dentre eles, destacamos 3 vencedores:

  • Valter Augusto de Freitas Barbosa, que criou um Sistema web para teste rápido de Covid-19 baseado em Random Forest e exames de sangue
  • Fabrícia Eduarda Baia Estevam, que criou um Aplicativo móvel para tratamento da incontinência urinária pós-prostatectomia radical
  • Leandro Lopes de Azevedo que elaborou um Localizador de Veias de Baixo Custo.

Exemplos como este mostram o potencial da Engenharia biomédica como instrumento de evolução para o ramo da saúde no Brasil e, por que não dizer, no mundo.

O que é a Engenharia Biomédica?

A Engenharia biomédica é uma área do conhecimento cujo objetivo é criar soluções tecnológicas para sanar problemas  relacionados à saúde. O conceito foi criado, reunindo conhecimentos da Engenharia, Biologia e Medicina.

Cenário da Engenharia Biomédica no Brasil

Dados recentes mostram que a Engenharia Biomédica no Brasil conta com mais de 2.300 representantes e distribuidores, os quais são responsáveis pela geração de 63 mil empregos diretos, que compreendem desde a área da pesquisa, até a industrialização e exportação de equipamentos biomédicos.

Para fomentar o crescimento deste ramo, o Brasil tem investido em educação superior, mais especificamente programas de pós-graduação em Engenharia Biomédica, focados na formação de profissionais que anseiam buscar inovação para a área da saúde.

Dentro dessa área, existem profissionais focados no desenvolvimento das mais diversas soluções, desde:

  • Soluções de reabilitação, como próteses e instrumentos de manipulação médica
  • Soluções robóticas, como a cirurgia remota.
  • Soluções de diagnóstico, como equipamentos de diagnóstico por imagem
  • Soluções virtuais, como softwares capazes de integrar dados, facilitando o atendimento dos pacientes e a administração da instituição de saúde

Equipamentos comuns em nossas rotinas como tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassom são exemplos clássicos da Engenharia biomédica em nosso dia a dia.

Uma das grandes dores da Engenharia Biomédica no Brasil

Apesar dos avanços da Engenharia Biomédica serem fantásticos para facilitação de diagnósticos e aceleração do processo de cura, existe em muitas instituições uma lacuna no que diz respeito à interoperabilidade de dados produzidos nos equipamentos biomédicos e nos softwares responsáveis por gerenciar os dados e os laudos dos pacientes.

Tomamos como exemplo as clínicas de ortopedia, as quais geralmente contam com:

  1. Recepção Clínica
  2. Triagem
  3. Consultórios médicos
  4. Ultrassonografia
  5. Tomografia computadorizada
  6. Exames de radiografia
  7. Setor financeiro
  8. Setor administrativo

Imagine que cada um desses setores é gerido por uma solução virtual (software), cujo propósito é computar desde os dados de cadastro do paciente, até os resultados de exames, dentre outros encaminhamentos pertinentes ao atendimento.

Nesta realidade de múltiplas tecnologias se faz necessário pensar na interoperabilidade de dados, no intuito de promover o fluxo de informações entre sistemas, diminuindo assim o impacto das tarefas manuais de exportação e importação de dados com a finalidade de alimentar os diferentes sistemas.

Qual o cenário ideal para instituições de saúde munidas de equipamentos biomédicos

Existem no mercado soluções capazes de interoperar os dados entre um equipamento de imagem, por exemplo, com o software utilizado pelo médico no momento da consulta, de modo que o retorno do paciente é facilitado, sem a necessidade de impressão ou emissão física do exame para a análise do profissional.

Tudo isso pelo fato de que ambas as tecnologias possuem integração, fazendo com que o fluxo de dados ocorra de forma automática e instantânea.

Quais os benefícios de ter os equipamentos biomédicos integrados com os sistemas de atendimento?

Dentre muitas vantagens, podemos destacar algumas que são mais emergentes no dia a dia de quem lida com atendimento aos pacientes:

  • Facilitação do agendamento de exames, uma vez que o sistema utilizado pelo médico já pode acessar a disponibilidade dos equipamentos para o paciente.
  • Agilidade na transmissão de dados entre o equipamento e o software, já que os dados do diagnóstico são 100% digitais.
  • Economia de papéis e materiais de emissão de diagnósticos físicos. Uma vez que os exames vão para o software do médico de forma inteiramente digital, exclui-se a necessidade do paciente ter que esperar para retirar o resultado físico do exame e assim marcar seu retorno.
  • Agilidade no atendimento: a interoperabilidade de dados entre os equipamentos biomédicos e os softwares resume uma série de autorizações, resumindo assim o tempo de espera do paciente entre a primeira consulta, o procedimento do exame e o retorno para diagnóstico final.
  • Armazenamento do histórico do paciente. Este é um item importantíssimo, pois o prontuário eletrônico de cada paciente deveria conter todos os resultados de exames na intenção de gravar a linha do tempo de atuação da equipe médica junto ao paciente. Por se tratar de arquivos digitais, os resultados de exames, sejam eles em documentos comuns ou em imagens, podem ficar sempre armazenados para avaliações médicas futuras.

Qual a melhor forma de realizar a interoperabilidade de equipamentos biomédicos com os softwares

A Nuria dispõe de APIs prontas para a área da saúde que são capazes de realizar essa interoperabilidade de dados entre os equipamentos biomédicos e os softwares utilizados nas instituições de saúde.

Com mais de uma década de atuação no ecossistema da saúde, as APIs da Nuria elevam os processos médicos para um novo patamar, refletindo diretamente na satisfação do cliente final, que nada mais é do que o paciente, devido aos benefícios relacionados à facilidade de acesso aos dados, agilidade no atendimento, e segurança das informações do histórico do paciente.
Se atualmente sua instituição de saúde necessita de setores interoperáveis para melhor atender os pacientes, basta entrar em contato com a equipe Nuria a fim de averiguar as melhores soluções para a sua realidade.

Gostou? Compartilhe este artigo com seus colegas.

A Nuria é pioneira em sistemas de agendamento online e especialista em interoperabilidade no setor da saúde.

Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

Nuria © 2012-2023         Feito com ❤️ em Belo Horizonte

Fale com nosso time de especialistas e veja como podemos impulsionar seu negócio.