A dor de ter um processo logístico não é tão incomum quanto imaginamos, e esta dor não abrange somente situações ou segmentos pontuais, pelo contrário, a logística segue sendo um dos principais gargalos, sobretudo, em instituições de saúde.
Os atrasos nas entregas estão entre os problemas mais comuns vivenciados pelos profissionais da área da saúde, e como sabemos, isso impacta diretamente a área mais importante do hospital, que é o atendimento ao cliente.
Diante de um cenário tecnológico tão avançado, por que ainda persistem problemas simples como o de suprimento de materiais hospitalares?
Por que as grandes empresas e, mais especificamente, os hospitais ainda persistem no erro de tentar contornar essa situação de fornecimento apenas por meio de ajustes no relacionamento com os fornecedores, quando na verdade, a solução está a “uma conexão de distância”?
Neste artigo propomos a discussão de uma solução simples que aborda o conceito de estoque mínimo e sobre como a implementação desta inteligência de suprimento pode promover uma “virada de chave” na rotina logística do seu hospital.
O que é estoque mínimo?
Estoque mínimo é a configuração de um número (quantidade) específico de produtos no estoque que sinaliza a empresa que está na hora de providenciar sua reposição.
O estoque mínimo tem a finalidade de antecipar a requisição de materiais, produtos acabados ou insumos para que a empresa não perca o timing de solicitação de ressuprimento, já que os atrasos podem impactar negativamente em outras áreas da empresa, principalmente no atendimento ao consumidor final.
A realidade de hospitais e clínicas que não utilizam o recurso de estoque mínimo em sua cadeia de suprimentos
É comum ver os hospitais e clínicas focando em áreas que tocam o atendimento ao consumidor final, principalmente em tempos de humanização do atendimento, que é um conceito tão forte e atual responsável pela fidelização de pacientes na instituição.
Contudo, humanizar os processos ou a forma de atendimento prestada por médicos ou enfermeiros não basta quando o hospital ainda sobre com a deficiência de um processo logístico ineficiente.
Imagine situações onde o paciente em processo de atendimento no pronto socorro precisa de curativos e, simplesmente, faltam gases ou até mesmo soro no estoque do hospital.
Certamente a impressão de um péssimo atendimento acaba sendo transmitida ao paciente quando um hospital falta com suprimentos básicos no momento do atendimento.
A falta de conexão entre os setores pode culminar até mesmo em cancelamento de cirurgias por conta da falta de materiais fundamentais para os processos cirúrgicos.
Como os hospitais e clínicas costumam lidar com este gargalo de entrega de suprimentos?
Em geral, as instituições de saúde acabam gerando uma relação de dependência com profissionais responsáveis pela análise manual do estoque e registros de requisições.
Porém, como sabemos, falhas humanas podem acontecer, além disso, em situações de troca de funções de pessoal, estas requisições manuais podem ser impactadas, gerando atrasos.
Na intenção de resolver este gargalo, a Nuria, em parceria com a Plataforma de eCommerce IQVIA, desenvolveu uma tecnologia que traz solução ao problema de suprimento, garantindo então a automatização do estoque mínimo nos processos logísticos do hospital.
Como funciona a tecnologia de automatização de estoque mínimo da Nuria
A Nuria dispõe de uma plataforma de API chamada MyConnect, a qual realiza a conexão entre sistemas, garantindo a interoperabilidade de dados entre essas soluções, e isso é crucial para a automatização de processos de estoque, livrando assim a instituição dos possíveis erros humanos de controle de estoque.
Em parceria com a IQVIA, a Nuria pode gerar vantagens como:
- Melhora o processo de compra e ressuprimento
- Encurta a distância entre hospitais, fabricantes e distribuidores
- Coloca fornecedores comprometidos à disposição da instituição de saúde
Em termos práticos, em conexão com o ERP do hospital, a API MyConnect identifica o estoque mínimo do módulo de suprimentos da empresa, realizando um pedido automático ao eCommerce da IQVIA.
Ao receber o pedido, o eCommerce IQVIA conecta-se via API automaticamente com o software do fabricante ou distribuidor, ou seja, de forma totalmente instantânea, o IQVIA gera uma requisição de reposição dos produtos que chegaram ao estoque mínimo no hospital, de modo a disparar uma solicitação automática para que o fabricante ou distribuidor separe a quantidade solicitada.
Com esta inteligência e interoperabilidade, o MyConnect garante vantagens para a área de suprimentos, como:
- Processamento automático das transações
- Melhor relacionamento com distribuidores
- Redução de tempo no processo de controle de estoque e solicitação de materiais
- Segurança nos processos e maior confiabilidade.
Vantagem competitiva para o seu hospital através do estoque mínimo e interoperabilidade do Nuria MyConnect
Ao automatizar os processos de estoque mínimo e ressuprimento, o MyConnect atua diretamente na constância de fornecimento de materiais ao hospital, eliminando as chances de impactos negativos nos processos de atendimento do hospital.
Essa redução de impactos no atendimento é crucial para a satisfação do consumidor final, no caso, o paciente, e isso comprovadamente retém as pessoas por meio da fidelização com a instituição.
Além disso, a vantagem competitiva se dá pela possibilidade de sua instituição de saúde se relacionar com fornecedores estratégicos que também utilizam a API MyConnect, ou seja, empresas que já estão com os processos de distribuição conectados à tecnologia da Nuria.
Isso garante uma maior confiabilidade de fornecimento, além de promover parcerias que podem abrir novas oportunidades de negócios para hospitais e clínicas.
Otimize hoje mesmo a sua Gestão hospitalar. Entre em contato com a equipe Nuria para entender melhor como funciona a interoperabilidade promovida pela API MyConnect.