Estratégia em gestão hospitalar: como fazer

O hospital abriga diversos profissionais e setores que se encerram em um só objetivo: estabelecer um conjunto de esforços para servir à saúde e ao bem-estar do paciente.

Em um outro artigo falamos sobre a humanização do atendimento, que é uma das formas de enobrecer ainda mais o propósito médico.

No entanto, um hospital só é capaz de fornecer a seus pacientes o melhor serviço possível com os devidos investimentos administrados de forma adequada e com um planejamento bem pensado.

E é por isso que a gestão hospitalar deve levar em conta que, assim como uma empresa, o hospital também depende de fundos e precisa oferecer vantagens a seus clientes.

Então por que não aplicar uma estratégia empresarial no hospital, otimizando seus serviços e potencializando os resultados?

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Não importa se o hospital é privado, devendo oferecer resultados para os proprietários, ou público, quando a obrigação é diretamente com os contribuintes que custeiam a saúde pública: não se pode negligenciar a importância de traçar um plano de negócios.

Como uma boa gestão só traz benefícios, resolvemos citar aqui alguns pontos para se ter um direcionamento melhor sobre por onde começar. Ficou curioso? Então confira:

Um hospital não funciona sem dinheiro

O profissional da área da saúde carrega uma importante missão em suas mãos: cuidar do próximo. Mas para que esses cuidados sejam prestados de maneira satisfatória. É imprescindível, além, claro, da qualificação, proporcionar um ambiente que ofereça as devidas condições para o tratamento. Um hospital sem equipamentos vai fatalmente trazer prejuízo aos pacientes.

Dessa forma, é preciso gerir o dinheiro de maneira eficiente. Assim como nas grandes empresas existem profissionais responsáveis pela parte econômica, em um hospital não deve ser diferente. Por isso, é imprescindível contar com pessoal capacitado para oferecer suporte com as contas.

A gestão hospitalar começa com um choque de organização nas finanças, procurando saber onde e como está sendo aplicado o dinheiro, passo vital para determinar como alocá-lo da melhor maneira possível. Com os números bem estudados, é hora de começar a planejar!

O diferencial do seu hospital

O que levará os usuários a escolherem seu hospital em detrimento de outros que oferecem os mesmo serviços? Essa é a pergunta que todo gestor deve se fazer. A resposta pode estar na capacidade dos médicos, na reconhecida competência do atendimento na enfermagem, nas instalações de qualidade, dentre tantas outras.

Encontrado o seu ponto forte, entra a estratégia empresarial: explorá-lo.

Os pontos fracos devem, sim, receber atenção e cuidado, no entanto, os pontos fortes devem ser cada vez mais incrementados e fortalecidos. Com isso em mente, chega a hora do marketing trabalhar pesado.

Essa é uma forma de convencer o paciente de que ele está no melhor lugar possível, mesmo em um momento difícil como no tratamento de alguma doença.

Quanto mais forte o diferencial, maior o sucesso. E quanto mais sucesso, melhor é a gestão hospitalar! Leia nosso e-book: eficiência no Atendimento em Clínicas e Hospitais e veja como melhorar seu atendimento e entregar mais valor ao seu cliente.

Uma logística de excelência facilita o trabalho

Com o sucesso do plano de negócios trazendo mais usuários e melhores números para o hospital, pode acabar surgindo um novo problema:

como gerir um fluxo maior de pacientes, exames e consultas?

Pois o segredo é se antecipar aos imprevistos. Com o suporte correto, seu atendimento conseguirá acompanhar a demanda e será umas das suas melhores ferramentas em questões de qualidade.

Pois nada agrada mais a uma pessoa precisando de cuidados médicos do que precisão, agilidade e disponibilidade.

Esses são alguns pontos importantíssimos na hora de realizar uma gestão hospitalar de qualidade. Traçar uma estratégia empresarial no hospital não é, de forma alguma, uma maneira de desumanizar o atendimento médico. Mas, sim, um recurso para maximizar a competência e aumentar o escopo de ação sem perder em qualidade. Afinal de contas, uma gestão de qualidade se reverte em tratamento de qualidade, o objetivo final de todo hospital.

Agora comente aqui e nos conte se ainda restaram dúvidas sobre o assunto ou sobre como começar a implantar esse tipo de cultura! Compartilhe seus questionamentos e suas experiências conosco e participe da conversa!

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Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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