Pessoas cometem erros. Portanto, o médico também está sujeito a cometer erros.
Só que a grande diferença é que um erro cometido por um médico pode tirar a vida de alguém ou ele pode ficar com algum tipo de sequela para o resto de sua vida.
O mais preocupante em tudo isso é que a quantidade processos contra erros médicos tem crescido muito nesses últimos anos mais que dobrou no território brasileiro.
“Segundo o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o número de processos envolvendo erros médicos cresceu 140% de 2010 à 2014.”
Se o profissional não se atentar e tomar as devidas precauções, com certeza em algum momento ele cometerá um erro e poderá ter um processo contra ele.
“Segundo o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP), os médicos são considerados culpados em cerca de 50% dos processos.”
O resultado final de quem sair vitorioso do processo jurídico, é um cara ou coroa. Em 50% das vezes o paciente leva a melhor.
Portanto, os médicos precisam tomar muito cuidado em prestar o melhor atendimento, além, de é claro, armazenar todas essas informações em locais seguros para ter um resguardo, caso isso venha a acontecer.
Então, vamos as dicas para se prevenir de processos contra “erros médicos”:
- Relação de confiança entre o médico e o paciente;
- Registro eletrônico das informações;
- Medicina Defensiva.
Relação de confiança com o seu paciente
Estabelecer uma relação de confiança com o seu paciente pode ser a diferença entre ser processado e possuir pacientes contentes com o seu atendimento.
Podemos considerar que a relação de confiança é o fator mais importante na medicina moderna.
Lembrando que as conversas são essenciais e devem fazer parte da consulta, não se pode esquecer também que 70% de todos os diagnósticos são advindos da anamnese.
Nas conversas devem figurar a revelação total, ou seja, todas as informações sobre o caso do paciente devem ser liberadas. A era do paternalismo médico já acabou, foi dissipada pelos direitos civis.
Invista no estreitamento da relação com seus pacientes e familiares.
Quando a relação entre o médico e o paciente é amistosa, as dificuldades do tratamento serão amenizadas.
Uma solução que pode estreitar a relação entre o médico e o paciente fora do momento da consulta, é a plataforma para relacionamento entre o médico e o paciente. Onde o médico, terá uma maior facilidade e praticidade de estar sempre em contato com seu paciente estreitando a relação fora da consulta.
Registro eletrônico das informações
Possuir o registro eletrônico de tudo o que acontece ao longo do tratamento é o melhor argumento contra qualquer processo contra o médico.
Vou falar de três plataformas que podem armazenar as informações do dia a dia da instituição, do médico e do paciente:
- Agendamento Online;
- Sistemas de Gestão;
- Prontuário Eletrônico.
A tecnologia vem para auxiliar em pontos que podem ser melhorados ou atrapalham o bom funcionamento. Com isso, a tecnologia pode ser essencial para que você tenha todas as informações para se precaver.
Agendamento Online
O agendamento online pode armazenar todas as informações a respeito do paciente antes dele realizar a consulta. Desde o momento em que ele agenda a consulta pela plataforma até o momento da realização da consulta.
“Recomendamos para você: 5 dicas para escolher o melhor agendamento online“
Com isso, as primeiras informações serão salvas, e podem agregar ao momento em que o profissional precise de ter as informações para ajuda-lo no processo.
Ainda existem diversas outras vantagens em possuir uma plataforma de agendamento online em sua instituição. Novo canal para que seus pacientes possam agendar a consulta em sua instituição, dando mais comodidade ao paciente (estreitamento da relação entre médico e paciente) e dentre outros benefícios.
“77% dos pacientes dizem que é importante marcar, remarcar ou desmarcar uma consulta online”
Sistemas de Gestão
O sistema de gestão (ERP) é uma importante ferramenta que facilita toda a gestão de uma instituição de saúde.
Ele possibilita uma integração de todas as áreas e informações da instituição. Fazendo com que, seja mais fácil organizar ou localizar algum tipo de dado.
Dentro de um sistema de gestão, os dados podem ser armazenados na nuvem o que faz com que você possa acessar em qualquer lugar com a devida permissão. Além, de que todas as informações serão criptografadas em seu armazenamento.
O agendamento online, citado anteriormente pode ser integrado ao seu sistema de gestão. Facilitando a troca de informações e centralizando as marcações de procedimentos.
Prontuário Eletrônico
O prontuário é a maior arma de defesa do médico contra processos judiciais.
Em primeiro lugar, este será o primeiro documento que será analisado pelos profissionais da área jurídica, peritos e conselhos médicos caso seja algum processo administrativo.
O prontuário deve ser encarado pelo médico como um meio de defesa legal, que de acordo com relatos do paciente, exames foi propiciado o atendimento correto, cuidadoso e zeloso.
Armazenar esses dados de forma segura fica ainda mais importante. Por isso, o prontuário eletrônico é melhor que o prontuário comum em papel. Logo, ele unifica as prescrições médicas e armazena tudo de forma segura.
Enquanto, o prontuário eletrônico só será acessado por pessoas que possuem a devida permissão para tal ato.
“Recomendamos para você: prontuário eletrônico: essencial para quem deseja se destacar”
O Prontuário Eletrônico é essencial para se resguardar contra processos por “erros médicos” e ainda armazenar as informações relacionadas as prescrições médicas, que posteriormente podem ser usadas para propiciar o melhor diagnóstico.
Medicina defensiva
Uma alternativa que pode ser usada pelo médico é a medicina defensiva. Termo que surgiu nesses últimos anos quando o Código de Defesa do Consumidor, transformou a consulta médica com uma prestação de serviços qualquer.
O que, em vez de estreitar as relações entre médicos e pacientes, fez apenas que culminasse uma chuva de processos indenizatórios.
A medicina defensiva pode ser definida como um conjunto de medidas a serem tomadas para evitar processos e facilitar a prova de que os atos médicos foram corretamente praticados.
Então, nesse cenário o médico está apenas se resguardando. Visto que o paciente já pode chegar “cheio de direitos” e querer usá-los em qualquer situação adversa.
É um estratégia de resguardo, onde medidas preventivas são tomadas. Para que, caso alguma situação aconteça ele não fique de mãos atadas.
“Recomendamos para você: [Infográfico]5 erros que farão o paciente desaparecer da sua clínica”
Conclusão
No contexto atual, o médico precisa tomar muito cuidado sobre como está prestando o atendimento ao paciente e ainda precisa se resguarda contra possíveis infortúnios.
Do que foi falado acima, na minha visão vejo que o estabelecimento de uma relação de confiança entre ambas as partes é a melhor alternativa para se precaver.
Pois, além de se prevenir contra possíveis processos você terá um paciente que irá atrair mais pacientes para a sua instituição, que por consequência terá um alto retorno.
Mais é bom sempre se precaver fazendo o uso dessas tecnologias que estão disponíveis para auxiliar o profissional da saúde.
Tem alguma sugestão para gente? Não deixe de comentar, ficaremos muito felizes com sua opinião.