Gestão automatizada de hospitais e redução de custos: entenda a relação

A demanda nos hospitais brasileiros subiu significativamente nos últimos anos. Trata-se de um crescimento alavancado, sobretudo, pelo aumento de pessoas com acesso a planos de saúde. No início do último ano de 2014, o Brasil contava com cerca de 50 milhões de clientes de planos de saúde, cerca de um quarto da população nacional.

E esse cenário leva ao aumento dos custos hospitalares, enquanto seu faturamento acaba não acompanhando.

De acordo com avaliação de um hospital da Universidade da Flórida, houve um aumento de 8,2% nas admissões hospitalares, que representou um crescimento de apenas 3% no faturamento, seguido de um aumento de 8,6% nos custos de salários e benefícios para os funcionários.

Para fazer frente a essa demanda, e aos custos que ela implica, vários hospitais vêm adotando ferramentas de gestão automatizada.

Ao decorrer do texto, explicaremos qual a importância e quais são os benefícios da gestão hospitalar tecnológica e como ela reduz os custos para as instituições de saúde . Quer saber mais? Então confira já:

Solução para reduzir custos

O crescimento na demanda dos hospitais representa um maior volume de agendamentos e realização de consultas, exames, internações e operações. Com isso, cresce também a necessidade de se contratar profissionais especializados tanto para organizar como para executar essas atividades, assim como cresce a importância de se desenvolver e implementar sistemas informatizados que otimizem todos esses processos.

Atualmente, é praticamente impossível manter um grande hospital sem a estrutura de um call center e de um departamento de TI, por exemplo.

Uma boa gestão automatizada de hospitais permite a otimização do sistema de agendamento e realização de procedimentos, já que esse sistema passa a estar disponível 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana — acessível por telefone, SMS e até e-mail.

Os pacientes recebem mensagens SMS e e-mails antecipadamente, servindo de lembretes a respeito de suas marcações. Tudo isso reduz o não comparecimento, diminui a quantidade de ligações, desafoga os call centers, expande o limite de marcações por dia e melhora a relação entre o hospital e seus pacientes e também entre o hospital e seus colaboradores.

Otimização da qualidade do serviço prestado

Para se ter uma ideia da dimensão do benefício, segundo avaliação da CM Tecnologia, o custo médio de uma marcação de exame ou de uma consulta realizada pelo call center chega a quase 7 reais. Com a adoção de uma ferramenta de integração automatizada, esse custo pode cair para menos de 1 real por exame marcado ou consulta agendada. Já a perda de ligações de call center cai de quase metade para somente 6%.

A avaliação também constatou que pouco mais de 30% das marcações de consultas e exames foram realizadas fora do horário comercial, período em que call centers tradicionais de hospitais não estão em funcionamento.

Para o hospital, a gestão automatizada traz a possibilidade de redução de custos operacionais ao mesmo tempo em que melhora a qualidade e a eficiência do serviço prestado. Para os pacientes, todo o sistema de agendamento e realização de consultas, exames, internações e operações se torna mais prático, eficiente e acessível. Sai todo mundo ganhando!

Viu como a adoção desse sistema em seu hospital só proporciona benefícios? Então o que está esperando? Qual das vantagens oferecidas por essa ferramenta chamou mais sua atenção? Comente aqui e compartilhe conosco suas impressões!

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Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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