O Futuro da Gestão de Agendamentos: Como criar um ambiente multicanal em Instituições de saúde

Gestão de Agendamentos

Entenda neste artigo como a gestão de agendamentos pode ser um fator crucial para a percepção que os pacientes têm da postura de atendimento que sua instituição de saúde presta às pessoas.

Atualmente, qualquer segmento da sociedade que não conte com soluções tecnológicas, tende a ter processos morosos e excesso de etapas manuais para poder cumprir seus objetivos de gestão.

No ecossistema da saúde não é diferente, contudo, a realidade observada neste ramo não está tão ligada a falta da tecnologia em si, mas sim na lacuna de integração entre essas tecnologias, e isso interfere negativamente em um ponto crucial para qualquer negócio: a satisfação do consumidor final, neste caso, o paciente.

Processos de gestão de atendimento ou de gestão de agendamentos são ineficientes quando os profissionais que operam os sistemas lidam com diferentes aplicativos e soluções para atender um mesmo paciente no momento da recepção ou triagem.

É comum às instituições de saúde terem diferentes software para cada objetivo, como por exemplo:

  • Programa de cadastro do paciente
  • Sistema para triagem inicial
  • Portais de diferentes planos de saúde para registro do atendimento
  • Sistema de gestão de agendamento de consultas
  • Aplicativos para confirmação de compromissos
  • Software de agendamento de exames
  • Sites para disponibilização de resultados de exames

Essas e muitas outras soluções costumam estar presentes em instituições de saúde que sistematizam os processos na intenção de manter a segurança dos dados.

Todavia, a grande dor desse ramo reside justamente no tratamento dos dados. Mesmo que esses dados estejam armazenados em banco de dados ou seguros na nuvem, estamos diante de uma realidade:

Dados que não se integram, são apenas informações desconexas que podem atrapalhar um overview gerencial da situação da instituição.

Com base nesta realidade que abordamos acima, queremos esclarecer o conceito de Interoperabilidade entre os sistemas de gestão de agendamentos, cuja capacidade é estabelecer conectividade entre esses sistemas, melhorando assim a qualidade do atendimento.

O que é interoperabilidade de dados em sistemas de gestão de agendamentos?

Interoperabilidade é a capacidade de fazer com que sistemas distintos trabalhem em coletividade em um mesmo fluxo, permitindo a troca de informações rápidas entre pessoas e tecnologias.

A interoperabilidade na gestão de agendamentos impacta positivamente as instituições de saúde, pois ela é capaz de entregar ao usuário uma integração de dados entre os sistemas e as diferentes unidades de saúde, sem necessidade de exportação de planilhas, relatórios, e evitando a transferência manual de dados entre duas ou mais soluções.

Quais as vantagens da interoperabilidade entre os sistemas

Agora que entendemos o que é a interoperabilidade, e também como ela amplia a capacidade de gestão de agendamentos, chegou a hora de saber quais vantagens ela entrega às instituições de saúde. Além disso, iremos abordar aqui uma solução especializada em interoperar sistemas ligados à área da saúde.

Vamos então conhecer primeiramente as vantagens de interoperar os diferentes sistemas de gestão de agendamentos usados na sua instituição de saúde.

Integração dos sistemas como o ERP principal da Instituição de saúde

Já imaginou sua equipe podendo operar em formato multicanal, ou seja, integrar agendas compartilhadas e ter a liberdade de agendar consultas e exames em uma mesma interface, e tudo isso conectado com o seu ERP?

Só o fato de os sistemas paralelos usados nas fases de atendimento já serem interoperáveis com o ERP, isso já reduz uma série de trabalhos manuais de imputação de dados e redigitação de informações.

Melhoria na experiência do paciente

O atendimento hospitalar ou de empresas ligadas à saúde lida justamente com uma das situações mais delicadas do dia a dia das pessoas, a dor e o mal-estar.

Esta é a realidade que impera nas recepções de todas as instituições, e é exatamente por este motivo que a interoperabilidade entre sistemas deve existir.

Sistemas integrados, permitem que você consulte com facilidade os dados que você precisaria consultar em sistemas individuais.

A realidade de muitas instituições ainda consiste em um operador que abre mais de 5 telas, cada qual com seu login e senha, e cada qual com sua lógica operacional.

O resultado disso é a demora no atendimento e, como mencionamos, as pessoas estão em uma situação de sensibilidade e dor, por este motivo, um acolhimento ágil é exatamente o momento em que o processo se torna humanizado, pois leva em consideração que a prioridade do momento é o paciente e sua necessidade de ser atendido com agilidade.

Aumento no número de consultas e exames (LTV)

O LTV é uma taxa muito conhecida na área de gestão, que significa Life Time Value (inglês), ou seja, o valor da permanência de um paciente na carteira de clientes da instituição.

O tempo de permanência (LTV) tem tudo a ver com a fidelização de pacientes, ou seja, garantir o retorno do paciente à sua instituição resulta no aumento dessa taxa.

Por consequência de um atendimento humanizado, ágil e eficiente, você ganha a atenção dos pacientes que, nada mais são do que os clientes finais da sua instituição.

Desenvolver melhor o processo de atendimento, agilizando os agendamentos, não é só uma questão de praticidade para equipe, mas também um ponto positivo para construção da sua marca.

Se o seu posicionamento como instituição de saúde for sólido em relação ao atendimento rápido e humanizado, a instituição, consequentemente, acaba sendo reconhecida pelas pessoas em relação à qualidade de suas entregas. Este ponto se torna ainda mais relevante àquelas instituições que buscam estar alinhadas à gestão da qualidade na área da saúde.

Redução de custos com treinamento de pessoas


Conforme mencionamos na seção anterior, a realidade de muitas instituições de saúde o ainda apresenta um cenário com uma diversidade de softwares, onde o profissional precisa de diferentes acessos para cada situação do atendimento.

Diferentes sistemas requerem diferentes treinamentos para o pessoal envolvido nas etapas de atendimento, e essa capacitação precisa ser de forma individual, ou seja, o profissional obviamente precisará receber um atendimento referente a cada sistema.

Com os dados interoperáveis, é possível unificar as operações em uma única interface, conectando os dados dos diferentes sistemas, facilitando assim o dia a dia de quem atende centenas de pessoas em uma recepção clínica ou triagem.

Solução ideal para interoperabilidade dos sistemas de gestão de agendamentos e das unidades

Corroborando com todas as vantagens exemplificadas acima, a Nuria apresenta soluções capazes de garantir a interoperabilidade entre os sistemas das instituições de saúde.

Dentre essas soluções, apresentamos aqui uma delas que é totalmente focada na automação dos processos de agendamento e integração entre diferentes unidades de saúde: Nuria Smart Schedule.

A Nuria Smat Schedule é um conjunto de APIs desenvolvidas para conectar os sistemas de gestão de agendamentos online internos e externos da instituição.

A API Smart Schedule é viável para a realidade de qualquer instituição, independentemente dos sistemas que utilizam para gerir as diferentes áreas, desde o atendimento até o ERP e Sistema Financeiro.

Esta API cria ambiente multicanal de agendas compartilhadas entre as unidades de negócio. Além disso, permite automatizar e aprimorar todo o processo de agendamento, independente de qual plataforma e recurso que sua instituição utiliza.

Nossas soluções, seguindo todos os parâmetros de compliance da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), integrando-se aos principais ERPs de saúde do mercado.

Funcionalidades da API Smart Schedule na Gestão de Agendamentos

Dentre as funcionalidades desta API, destacamos aqui alguns recursos que fazem a diferença no dia a dia de quem opera as soluções de atendimento.

Listagem de Especialidades

  • Acesse a listagem das especialidades oferecidas por cada unidade de saúde.
  • Auxilie os pacientes na busca por profissionais especializados em determinadas áreas, garantindo um agendamento mais preciso e eficiente.

Histórico de Agendamentos

  • Acesse o histórico de agendamentos dos pacientes, fornecendo uma visão abrangente de consultas e exames anteriores.
  • Facilite o acompanhamento do paciente e permita um melhor planejamento de cuidados médicos.

Busque em tempo real de Slots disponíveis

  • Busque em tempo real de slots disponíveis para agendamento, permitindo a filtragem por diversos níveis, como unidade, especialidade, convênio ou, ainda mais especificamente, por profissional ou plano de saúde.
  • Ajude os pacientes a encontrar horários disponíveis que atendam às suas necessidades de forma ágil e conveniente.

Confirmação e cancelamento de agendamentos

  • Permita aos pacientes a facilidade de confirmar ou cancelar agendamentos de forma rápida e conveniente.
  • Ajude a evitar a perda de tempo e recursos, permitindo um gerenciamento eficiente do fluxo de atendimentos.

O que você está esperando para transformar sua área de atendimento ao paciente

A Nuria adequa-se à realidade de seus clientes, pois entende que muitas estruturas já estão consolidada com soluções em modo de operação constante, por isso, nos especializamos na integração com os principais softwares e plataformas ligadas ao ecossistema da saúde, na intenção de abranger o máximo de instituições possíveis com nossas soluções.

Ao longo de nossos 11 anos de atuação, otimizamos a rotina de grandes instituições como Rede Dasa, Rede Mater Dei de Saúde, Grupo NotreDame Intermédica e Hospital São Cristóvão, dentre outros.
Se você é responsável ou se possui influência na área de atendimento da instituição onde atua, converse com a equipe Nuria para entender como nossas soluções podem tornar real a interoperabilidade nos seus processos de atendimento e gestão de dados.

Gostou? Compartilhe este artigo com seus colegas.

A Nuria é pioneira em sistemas de agendamento online e especialista em interoperabilidade no setor da saúde.

Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

Nuria © 2012-2023         Feito com ❤️ em Belo Horizonte

Fale com nosso time de especialistas e veja como podemos impulsionar seu negócio.