Gestão hospitalar: 5 ideias para melhorar o hospital

A gestão hospitalar é um dos modelos de gestão mais complexos. Embora seja comum achar que esse trabalho possa ser feito por qualquer administrador, isso não condiz com a realidade.

Como os serviços médicos incluem atividades de cuidado e saúde, é preciso que o gestor não admita erros ou ambiguidades. Para isso, uma formação voltada à área hospitalar é necessária para executar a tarefa com excelência.

A complexidade do cargo vem crescendo nos últimos anos, principalmente com o envelhecimento da população brasileira. De acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013 a expectativa de vida era 74,9 anos e em 2060 será de 81. Isso abre um novo espaço dentro do mercado da saúde, com crescente demanda de pacientes e procura por atendimento.

Neste cenário, é necessário buscar diferentes estratégias empresariais e ferramentas para melhorar a gestão de recursos e pacientes. Com isso, a instituição terá um ganho satisfatório, a nível financeiro e humano.

A seguir, estão alguns fatores que, quando aplicados à administração em saúde, podem aumentar positivamente os resultados. Acompanhe!

Importância da gestão hospitalar

Existem muitas variáveis que devem ser consideradas em um hospital, por isso os processos devem ser analisados, discutidos e descritos. Isso passa pelo atendimento de cada usuário, infraestrutura e recursos do hospital.

Gestão da Informação

Gerir a informação é importante para manter a competitividade. Desta forma, o hospital usa esses dados para ter conhecimento de como a instituição se movimenta e para onde as coisas estão caminhando.

Assim, quando isso é usado de modo correto há conhecimento pleno sobre os números e o potencial de crescimento. Com isso, fica mais fácil atuar com eficiência sobre as necessidades do hospital.

Para que isso seja possível, é preciso contar com um bom sistema de informação.

Descentralização

A descentralização, aplicada à área da saúde, envolve a busca de condições para que a instituição funcione com mais eficiência. Para isso, é necessário dar autonomia às unidades prestadoras de serviço, resultando em um ganho operacional para o hospital.

A descentralização também pode envolver a terceirização de serviços como lavanderia, limpeza, refeições e manutenção. Como ganho operacional, o hospital tem os seguintes benefícios:

  • rapidez na finalização das tarefas;
  • trabalho em equipe;
  • competição em favor da empresa;
  • pacientes mais satisfeitos;
  • motivação entre os colaboradores.
  • Dentro dessa prática há ganhos para a instituição, o paciente e os funcionários.

Fluxos de movimentação

Os fluxos de movimentação podem ser de materiais ou de pessoas. Todo fluxo dentro dentro da instituição tem um custo, sendo portanto importante que os processos complementares estejam o mais próximo possível e que a organização do espaço físico seja  ideal para o deslocamento.

Processos enxutos

Os processos de manufatura enxutos (lean manufacturing) têm por inspiração as práticas de gestão da montadora Toyota. A essência desse modelo é a capacidade de eliminar desperdícios continuamente e resolver problemas de maneira sistemática.

No setor da saúde, o que é conhecido como lean healthcare (saúde enxuta), teve início na década de 1990. Sendo uma complementação para a acreditação hospitalar, tem como base alguns pontos-chave:

  • qualidade total imediata;
  • minimização do desperdício;
  • melhoria contínua;
  • flexibilidade;
  • construção e manutenção da relação com fornecedores;
  • processos.

O foco dos processos hospitalares lean é trazer um ganho de eficiência para a instituição.

Agendamento de procedimentos

O agendamento de procedimentos é a porta de entrada para os pacientes que não estão em situação de urgência. O setor de atendimento é responsável pela calendarização de consultas e exames, podendo ser problemática.

A alta rotatividade da equipe, o acúmulo de tarefas, os altos níveis de insatisfação e o estresse, fazem com que os pacientes já cheguem ao hospital com uma primeira impressão negativa.

Existem soluções para melhorar esse gargalo, como por exemplo as plataformas de agendamento on-line, que se integram ao sistema de gestão para agilizar o processo de marcação.

Vantagens em adotar um sistema de gestão

Os sistemas de gestão são aliados muito importantes na organização estrutural das unidades de saúde. Assim, o controle do estoque de medicação e a realização de procedimentos ficam centralizados em um único lugar.

O gerenciamento por meio da Tecnologia da Informação aumenta a capacidade de organização, tendo impacto positivo nas contas do hospital. Isso influencia na:

Agilidade e controle de processos

Os sistemas de gestão hospitalar facilitam atividades operacionais, que são rotineiras em muitas instituições de saúde. A automatização de processos economiza um tempo que pode ser aplicado em outras áreas.

Assim, basta um clique para agilizar a reposição de medicamentos e suprimentos no estoque. Sendo possível também ter acesso aos dados do paciente de forma rápida.

Facilidade de uso

Tecnologia eficaz é aquela que proporciona facilidade de acesso. Esse tipo de sistema tem por foco toda a funcionalidade dos processos. Dessa forma, integra em um único lugar todas as áreas do hospital.

Confiabilidade dos dados

Com o uso dos sistemas de gestão hospitalar, evita-se a perda de dados. Isso se deve ao fato de que os processos que dependiam de registros em papéis e planilhas agora são automatizados.

Assim, situações de extravios ou perdas de documentos são evitadas. Além da economizar espaço e papel, e padronizar os registros.

Economia financeira

A automatização de processos economiza o capital humano que seria empregado nos métodos manuais. A facilidade de uso do sistema evita gastos com capacitação. A gestão baseada em dados permite que o administrador tenha o real valor do capital que gira na instituição.

Outro fator é que pela integração evita-se falhas de comunicação, reduzindo os custos.

Segurança de dados

A boa gestão de Tecnologia da Informação é essencial para que haja segurança no armazenamento e tráfego de informações.

Compartilhamento de informações

A integração de todas as áreas do hospital permite uma visão simultânea de todos os processos. Com isso, há maior cooperação entre as equipes de profissionais. Além de ficar mais fácil corrigir erros específicos, o gestor tem mais suporte na hora de tomar decisões.

Melhora de diagnósticos

Com informações íntegras e confidenciais, é possível garantir a agilidade e segurança dos diagnósticos. Consequentemente, há melhor percepção de satisfação dos pacientes e funcionários.

Benefícios da boa gestão hospitalar

A missão mais importante de um hospital é zelar pela saúde e pela vida. Por isso, o bom gerenciamento de recursos e do estoque é tão importante, já que evita gastos desnecessários. Os benefícios também incluem:

  • melhora do atendimento ao paciente – os colaboradores não precisam se preocupar com processos ineficientes e podem se concentrar no atendimento;
  • economia nas compras – a logística eficiente evita desperdícios financeiros com compras desnecessárias;
  • controle de desvios – a boa gestão controla rigorosamente a entrada e saída de remédios, equipamentos e materiais.

A equipe responsável pela gestão do hospital deve sempre buscar as melhores práticas disponíveis e estar disposta a novos aprendizados. É necessário mensurar os resultados das ações, já que algumas práticas podem funcionar melhor do que outras.

Para melhorar o funcionamento da instituição, além de tudo o que foi citado neste artigo, confira o e-book sobre as métricas essenciais da gestão hospitalar, e se destaque no mercado!

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Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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