Hoje, parece impossível falar do setor de saúde sem considerar a importância da Inteligência Clínica no crescimento dos laboratórios, clínicas e hospitais.
Fundamentando-se no monitoramento de dados, ela tem como base os conceitos do Business Intelligence, que diz respeito à captura, o processamento e análise de dados para aprimorar todos os níveis do setor hospitalar — garantindo benefícios para a gestão, profissionais e pacientes — com tudo mais integrado, eficiente e sem custos.
A ideia é que informações supostamente insignificantes e sem ligação sejam integradas, transformando-se em dados úteis no dia a dia das instituições. De acordo com o Businnes Application Research Center (BARC), isso coopera para melhores decisões estratégicas (69%), melhor controle dos processos operacionais (54%), melhor entendimento dos clientes (52%) e atenuação de custos (47%).
Esse é um tema que te chama atenção? No post abaixo, elencaremos alguns impactos claros da Inteligência Clínica dentro do seu hospital. Confira!
Inteligência Clínica: impactos dentro do seu hospital
Minimiza erros médicos/aprimora diagnósticos
Através das análises retrospectivas dos atendimentos, é possível obter dados importantes. Sobre a execução e desempenho da equipe, por exemplo, dá para localizar padrões em cada fase do atendimento, os motivos que fizeram os erros acontecer e transformá-los em modelo para prever os futuros. Portanto, os diagnósticos se tornam mais assertivos, com menos retrabalhos, melhorando a competência médica.
Promove eficiência operacional
A Inteligência Clínica possibilita a automação de processos, mais ágeis através de ferramentas como o agendamento online e a confirmação automática de consultas. Além de diminuírem gastos com mão de obra e no show, tais soluções geram conforto e comodidade ao paciente, reduzindo seu tempo de espera.
Coopera para a atração de novos talentos
Um hospital que utiliza a Inteligência Clínica se torna preferência para profissionais capacitados, por viabilizar exercerem seus potenciais por meio de ferramentas modernas para o trabalho de toda a equipe. Assim, contar com as melhores soluções promove mais motivação, empenho e envolvimento entre os times.
Auxilia a tomada de decisões
Com uma gestão centrada na Inteligência Clínica, fica mais fácil modificar protocolos e distribuir recursos, atendendo às necessidades específicas de cada setor da instituição. Isso porque os relatórios e indicadores frequentes proporcionam aumento na produtividade dos seus funcionários, na eficiência da gestão e, consequentemente, no desenvolvimento geral do hospital.
Melhora o atendimento aos pacientes
Sobre os pacientes, podemos pensar em dois benefícios-chave promovidos pela Inteligência Clínica. O primeiro diz respeito ao controle das epidemias, visto que dados do Prontuário Eletrônico podem revelar a relação entre certas regiões e doenças, bem como eventuais focos de contaminação. No fim, investir em campanhas de conscientização fica mais prático com a ajuda do diagnóstico constante de dados.
Já o segundo está atrelado às análises retrospectivas dos atendimentos, que podem dizer muito sobre como o público enxerga seu serviço. Com dados sobre o tempo em que é atendido, suas percepções e avaliações, você garante a melhoria do trabalho — e o retorno dos pacientes ao consultório.
Reduz custos
Devido ao imenso fluxo de dados gerados, a área da saúde é predisposta a erros onerosos e desnecessários, que podem ser detectados por meio da exatidão da Inteligência Clínica. Agora, imagine que tais erros afetam de forma direta os custos institucionais. Pensou? Então, certamente, sua descoberta, junto da resolução, virá acompanhada da redução de gastos indesejados.
Restringe ataques aos dados
Também pensando na quantidade de dados, a área da saúde é um dos ramos mais expostos à violação de informações. Portanto, utilizando o monitoramento constante de dados, é possível que as organizações consigam encontrar ameaças de forma ágil e eficaz, impedindo eventuais ataques virtuais e extrapolação de informações.
Estes são apenas alguns, mas os impactos da Inteligência Clínica parecem não ter fim. Por isso seu mercado não para de crescer: para se ter uma ideia, segundo o relatório da Zion Market Research, o mercado global de inteligência de negócios em saúde ultrapassou US $ 4.238 milhões em 2018. Até 2025, o esperado é que ele gere aproximadamente US $ 10.117 milhões.
Alguma dúvida de que quem adotar essa tecnologia tenderá a seguir o mesmo crescimento?