Como fazer o Inbound Marketing na área da saúde

inbound marketing na saúde

O marketing aplicado nas instituições de saúde, como já tratamos anteriormente em outros artigos, ainda é pouco utilizado, primeiramente pelo fato de os profissionais da área desconhecerem seus conceitos e benefícios, e também por ser um assunto que já foi alvo de certo preconceito, pois era visto como uma forma de “exploração” da doença e enfermidade dos pacientes.

Porém, hoje em dia este conceito está sendo desmistificado e cada vez mais instituições de saúde adotam o marketing em suas ações.

E isso também se aplica ao inbound marketing. Antes de entrarmos nele, vamos entender o que é o marketing hospitalar no geral.

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O que é o Marketing Hospitalar

O Marketing Hospitalar visa não apenas conquistar novos pacientes, mas também manter e atender da melhor maneira possível os que já foram atendidos na organização.

O que diferencia o marketing hospitalar para os outros tipos de marketing é que nele, deve-se atentar para o fato de que o hospital ou clínica não irá criar necessidades desnecessárias em nenhum paciente apenas para fazer com que ele vá à instituição com mais frequência, mas sim trabalhar para criar uma experiência sempre positiva a ele, e caso necessário, ele volte futuramente.

Para isso, é preciso entender o comportamento do cliente, futuro cliente e qualquer pessoa / empresa que se conectar com a instituição de saúde.

O que é o Inbound Marketing

Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o site da empresa. É o contrário do marketing tradicional, e baseia-se no relacionamento com o consumidor em vez de propagandas e interrupções.

É necessário ter um profissional de marketing?

Para as instituições de saúde, é bastante interessante ter uma assessoria de marketing, que irá pensar detalhadamente em cada etapa do processo: no planejamento, na organização do espaço, no treinamento do médico e de sua equipe, na comunicação oral, visual e virtual e em cada detalhe que condiz com o marketing médico.

Tenha seus objetivos definidos

O inbound marketing só irá trazer resultados satisfatórios para sua instituição de saúde, se seus objetivos forem bem definidos. Tenha em mente os seus, o que sua instituição almeja conseguir, otimizar, ou melhorar. Aumentar a quantidade de atendimentos? Melhorar a satisfação do paciente? Ou a relação da instituição com ele?

Tendo os objetivos bem traçados, é mais fácil definir quais estratégias deverão ser tomadas para  que eles possam ser alcançados.

Defina o seu público alvo

Você pode se perguntar: um hospital ou clínica tem um público alvo específico? Sim, tem! E para exercer as funções do inbound marketing em sua totalidade, é necessário saber qual público é esse, com quem a instituição está lidando, ou seja, definir o perfil do seu “paciente ideal”.

Dessa maneira, a comunicação entre a instituição e o paciente se torna muito mais efetiva.

Conheça o Código de Ética da sua profissão

O inbound marketing pode trazer ótimos resultados para a instituição, porém este uso deve ser discreto, mais conservador e se atentar a alguns princípios de éticas, como por exemplo, preservar a privacidade dos pacientes.

Casos ou imagens de pacientes tratados na instituição não podem ser publicadas nem nas redes sociais nem em sites sem conhecimento e autorização dos mesmos. E mesmo com tal conhecimento e autorização, não deve se mostrar o rosto ou divulgar o nome do paciente.

Utilize ferramentas como mídias sociais

As mídias sociais podem ser um ótimo canal de comunicação com o público externo, que podem ser usadas para divulgar atualizações sobre as atividades da instituição, novidades e tendências do mercado e compartilhamento de informações.

Desta forma, sua reputação e reconhecimento podem aumentar e fazer com que novas pessoas compareçam à instituição quando for necessário.

Atenção: As informações que citei acima devem ser sempre generalizadas. Nunca deve ser prestado atendimento médico através de redes sociais

Devem existir algumas políticas de privacidade na instituição em relação ao uso de mídias sociais, pois o rompimento da confidencialidade coloca em risco a confiança do público no profissional ou instituição.

Além das mídias sociais, também é interessante possuir um site pensado exclusivamente na experiência de quem irá acessá-lo, com linguagem e nomenclaturas próprias, design responsivo (que se adapta às telas de qualquer dispositivo), imagens adequadas, formulários para contato e cadastro, conteúdo relevante e presença nas redes sociais.

inbound marketing na saúde

Foque em um bom conteúdo

O conteúdo é a parte mais importante do inbound marketing. É através dele, um conteúdo rico, relevante e de qualidade, que o cliente (neste caso, paciente) chegará até sua instituição.

Hoje em dia, as pessoas buscam qualquer informação, primeiramente, a partir de uma pesquisa na internet.

Focando em boas técnicas de SEO, seu site pode ser um dos primeiros rankeados nos sites de busca, e atrair ainda mais público para ele.

Escreva bons e completos artigos sobre as especialidades de sua instituição, curiosidades, qualquer assunto que pode trazer mais público, de maneira justa, até você.

Como o inbound marketing interfere na satisfação do paciente

Se o lucro da instituição e do profissional de saúde vier por meio de pacientes satisfeitos, além de ter suas necessidades atendidas, o médico será capaz de construir algo extremamente importante nesta atual era de conectividade: testemunhos pessoais de satisfação.

Quando uma pessoa passar por uma experiência boa e compartilhar essa experiência nas redes sociais, cabe ao médico transformar seu trabalho em fonte de satisfação para seus pacientes.

Resumindo, o médico precisa dar ao seu paciente motivos para ele relatar fatos positivos a seu respeito na internet.

Se o médico olhar apenas para ele mesmo. Irá perder de vista aquele cujo ele deve dar o compasso para sua atividade como provedor de satisfação (o paciente).

A partir do momento em que o médico coloca o seu foco no paciente e adota a visão também do paciente em relação a ele. Ele irá compreender de fato como é um processo de marketing.

Por exemplo, ninguém gosta de ser tratado com indiferença. Por isso, cabe o médico oferecer um tratamento digno àquela pessoa que será uma espécie de porta-voz de sua imagem e competência.

Esse é um comportamento que deve ser construído e inclui também a seleção e treinamento da equipe que trabalha com o médico.

Ninguém gosta de passar horas numa sala de espera. Desta forma, cabe ao médico e à sua equipe organizar e seguir sua agenda corretamente a fim de que o paciente possa ficar o mínimo de tempo possível aguardando sua consulta.

São pequenos diferenciais como estes que farão com que a instituição não necessite de inúmeras propagandas para chegar até o público externo.

Possuir uma ferramenta de agendamento online

Possuir uma ferramenta de agendamento online é, com certeza, uma ótima estratégia de inbound marketing. É um diferencial para sua instituição. Pois é uma maneira muito mais cômoda de o paciente conseguir marcar alguma consulta ou exame.

Funcionários de atendimento de clínicas acabam passando a maior parte do tempo recebendo ligações de pacientes que desejam agendar seus procedimentos. Verificando a disponibilidade de datas e horários livres do médico de preferência do paciente. Confirmando horários já agendados ou até mesmo cancelando procedimentos agendados.

Com o agendamento online. O paciente tem acesso gratuito e direto à agenda da clínica. Visualizando quais horários estão livres com o médico escolhido, e para quais exames ou consultas eles desejarem.

Além disso, o agendamento online resulta em uma significativa redução de custos. Pois se torna desnecessária a presença de um atendente para operar o sistema e os processos são totalmente automatizados.

Dessa forma, podem escolher rapidamente o mais conveniente para eles. Além disso, recebem e-mails e alertas de SMS automáticos para a devida confirmação de seus compromissos.

Ações como essa, definitivamente aumentam o nível de satisfação de seu paciente.

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A Nuria é pioneira em sistemas de agendamento online e especialista em interoperabilidade no setor da saúde.

Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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