Lean Healthcare o que é e como funciona

Lean Healthcare é um agrupamento de metodologias que buscam melhorar ao máximo a jornada dos pacientes, reduzindo o desperdício nas operações e o tempo de espera do atendimento. Um exemplo é a implantação de protocolos de identificação do paciente, de segurança dos colaboradores, de organização de ferramentas no ambiente, etc.

O procedimento Lean Healthcare foi originado do sistema de linha de produção da Toyota: técnicas estruturadas de gestão, controle de estoque, diminuição de resíduos e aumento gradual da qualidade dos processos.

Internacionalmente, este gerenciamento iniciado na Toyota é muito utilizado na saúde, como, por exemplo, no Centro Médico Virginia Mason. Nos Estados Unidos e no Reino Unido, particularmente, o Lean é cada dia mais implantado.

Se você quiser conhecer mais sobre esta estratégia que está ganhando notoriedade no mundo e no Brasil, é só continuar lendo este post!

Como o Lean Healthcare é aplicado?

Em instituições de saúde, este sistema de gestão é utilizado junto a outro processo estratégico de gerenciamento chamado Hoshin Kanri,  que precisa ser visualizado diariamente, para facilitar o entendimento dos profissionais do cenário atual da instituição e quais são as metas futuras.

A abordagem visual diária é um tempo retirado pela equipe para avaliar seus processos usando elementos-chave como as próprias tarefas executadas no dia a dia e gráficos disponíveis em pontos específicos da unidade.

Quais os princípios do Lean Healthcare?

  • o conceito de valor é definido a partir da ótica do paciente. No sistema de saúde, isso é observado no contato direto com o usuário, como no atendimento e em consultas e exames;
  • fluxo de valor para cada processo, eliminando os desperdícios. Nesse caso, os desperdícios são definidos como tudo aquilo que não agrega valor, como atrasos, filas de espera, liberação de exames, entre outros;
  • fluxo contínuo. Com uma projeção, os pacientes só devem parar sua movimentação dentro do sistema para atividades que agreguem valor, diretamente relacionadas ao seu atendimento.

Quais as principais estratégias deste método?

Nomenclaturas japonesas são utilizadas para definir as estratégias de implementação do Lean Healthcare. Abaixo, algumas atividades que os japoneses criaram para aperfeiçoar os procedimentos das organizações.

5s

A proposta do 5s, assim como algumas outras técnicas lean, é reduzir o desperdício de recursos e espaço de forma a aumentar a eficiência operacional.

Em meio a tantas ferramentas disponíveis no dia-a-dia de uma empresa, é necessário ordená-las, limpá-las, conservá-las ou mesmo jogar fora ou optar pela reciclagem quando chegar o momento.

Mapeamento de fluxo de valor (VSM)

Os mapas do fluxo de valor podem ser desenhados com o objetivo de demonstrar quais são as oportunidades de melhoria. Um mapa do estado futuro, por exemplo, indica quais as oportunidades de melhoria identificadas pelo mapa do estado atual para atingir um nível mais alto de desempenho mais para frente.

Em alguns casos, é bacana desenhar algum diagrama do estado ideal, mostrando possíveis melhorias pelo emprego de todos os métodos lean conhecidos, incluindo as ferramentas de tamanho certo e a compressão do fluxo de valor.

Kaban

O Kaban é um procedimento que possui o intuito de aumentar a eficiência da produção por meio da otimização de recursos. Neste sistema, utiliza-se cartões/post-its com cores e tamanhos diferentes para definir e descrever as tarefas que precisam ser feitas, que estão sendo feitas e as já concluídas.

Como avaliar os resultados do Lean Healthcare?

Para descobrir este resultado, é necessário unir dois resultados: os primários e os secundários.

Resultados primários:

  1. Resultados da melhoria dos processos de saúde: tempo de admissão, tempo de coleta, tempo de entrega, tempo de triagem, tempo para ver um médico, tempo de dispensa, tempo da sala de exame, número de visitas ao paciente, duração da estadia, taxa de alta, tempo de viagem do paciente, taxa de produto perto da falta, tempo de renovação, tempo de espera, etc.
  2. Resultados do paciente: satisfação do usuário, taxa de mortalidade, taxa de reingresso, entre outros.
  3. Resultados profissionais: satisfação dos colaboradores, tempo gasto com o paciente, acesso ao tempo do provedor e assim por diante.

Resultado secundários:

Qualquer efeito objetivo das seguintes estratégias: 5S, mapeamento de fluxo de valor, oficinas rápidas de melhoria de processos, oficinas básicas de Kaizens, 3P, etc.

Qual a sua importância?

O Lean Healthcare é uma técnica importante para instituições de saúde, pois ele auxilia diretamente a aumentar a segurança do paciente e torna a jornada dos usuários ainda mais satisfatória.

Vale lembrar que aperfeiçoar os processos pode fazer uma grande diferença no serviço final. Dessa forma, se sua entidade pretende fidelizar cada vez mais os pacientes e chamar atenção do mercado por sua qualidade, o Lean Healthcare é uma boa pedida. Que tal tentar?

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Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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