Lembrete de consulta médica: Escolha a melhor opção

O lembrete de consulta médica é uma estratégia eficiente para aumentar o número de pacientes que agendam e comparecem ao dia do atendimento, além de ser uma ótima ferramenta para melhorar a relação entre o médico e o seu paciente.

Hoje uma boa relação com os seus pacientes é uma das melhores habilidades que um profissional pode ter.

No entanto, apenas isso não basta: o profissional precisa em primeiro lugar dar bons resultados e ser competente.
É importante frisar isso porque ultimamente o que se tem visto é o paciente ficando de lado. Na maioria das instituições de saúde ele é tratado como um objeto ou um simples cliente, e não como um ser humano, como ele realmente precisa ser tratado.

As questões emocionais envolvidas no momento de um tratamento ou consulta são muito delicados. Por isso, a atenção dos profissionais envolvidos deve ser maior do que em qualquer outro mercado.

Abaixo falaremos da importância do bom relacionamento com o paciente. Além disso vamos mencionar algumas ferramentas que podem te auxiliar, sendo uma delas o lembrete de consulta médica.

A importância do relacionamento com o paciente

O relacionamento com o paciente é hoje um dos pontos mais importantes dentro do atendimento na saúde.

Isso está ocorrendo devido ao que tem acontecido no mercado de saúde: Os profissionais almejam atender o máximo de pessoas por dia num curto espaço de tempo. Devido a isso, questões como as seguintes começaram a surgir:

  • Atendimento humanizado: Termo relativamente recente que vem justamente para tornar os atendimentos uma relação humana. Como foi falado, esse aspecto do atendimento no mercado de saúde estava se perdendo.
  • Empatia: Outra alternativa que pode te ajudar a fortalecer o relacionamento com o paciente é a empatia.  Por isso, selecionei um tópico para falar apenas sobre essa habilidade.

Empatia

Empatia é a capacidade psicológica de sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Ou seja, é tentar compreender o que a outra pessoa está passando, em seus sentimentos e emoções.

A empatia é a grande responsável pela característica de as pessoas ajudarem uma as outras.

A palavra empatia vem do grego empatheia, cujo significado é “paixão”. A empatia é um dos fundamentos da compressão e identificação psicológica entre indivíduos.

Recomendamos para você: Humanização hospitalar: Entenda o que é e porque é tão importante

Por isso, ela é totalmente ligada há um atendimento eficiente. Além, de ser peça chave também para o atendimento humanizado

Essa habilidade é essencial a todos os profissionais de saúde que buscam excelência no atendimento e um paciente satisfeito e fiel.

 

Lembrete de consulta médica

O lembrete de consulta médica é uma notificação para o paciente lembrando que ele tem um horário agendado.

O objetivo é diminuir o número de pacientes ausentes nas consultas.

Hoje essa é uma grande preocupação das instituições de saúde. Muitos pacientes marcam um horário e não aparecem no horário previsto. A taxa de pacientes que marcam e não aparecem gira entre 5-30% das consultas agendadas.

O lembrete de consulta médica pode ser feito de modo muito simples. O mais bacana é que existem diversas maneiras para que isso seja feito.

A primeira alternativa é possuir um time de atendentes enviando mensagens para os pacientes, o que não é nada eficiente e escalável.

Por isso, desenvolvemos um portal onde você pode fazer campanhas de envio de mensagens de texto.

Através desse portal você consegui fazer o envio de mensagens (SMS) simultâneas, com um custo baixo e ainda em um curto espaço de tempo.

Lembrete de consulta médica

CM Envia: O portal feito para lembretes de consulta médica

O CM Envia é um portal feito para os profissionais de saúde para o envio de mensagens de texto para os seus respectivos pacientes.

Através dele pode ser feito campanhas de lembrete de consulta médica, de engajamento, de divulgação de promoções, de novos procedimentos que serão atendidos, campanhas de feliz aniversário, lembrete pós consulta, etc

Enfim, serve para tudo o que que você estiver precisando enviar para o seu paciente de forma rápida, com baixo custo e fácil.

Recomendamos para você: Melhore a experiência do paciente ao enviar um SMS

Dentro disso, as campanhas que podem ser feitas dentro da plataforma são essenciais para a comunicação eficiente com o seu paciente.

Mas, para melhorar ainda mais a sua vida. A CM desenvolveu um produto que faz a confirmação da consulta de maneira automática em seu sistema de gestão.

Você deve estar se perguntando: “Sério? Isso vai resolver minha vida!”.

Então continue a leitura que irei te explicar como essa plataforma funciona.

Confirmação de consultas médicas online

A confirmação de consultas médicas online é um lembrete por SMS ou e-mail de que o paciente tem uma consulta agendada e ainda uma confirmação dessa consulta, integrado como sistema de gestão.

Pense em como o processo é feito hoje:

  • Uma atendente liga para os pacientes e pergunta quem irá comparecer.
  • Após a resposta ela vai no sistema de gestão e confirma se o paciente irá comparecer na data agendada ou não.
  • Esse processo é repetido com todos os pacientes que tem uma consulta ou exame agendado.

Todo esse processo citado é de baixa eficiência, exige um alto tempo de execução,  é de alta invasividade (o paciente pode estar ocupado no momento da ligação) e tem um custo alto.

Recomendamos para você: Os 5 erros mais comuns no atendimento de uma clínica

No entanto, utilizando o lembrete de consulta médica a confirmação é mais eficiente, já que não precisa de nenhuma pessoa operando o sistema e, portanto, evita os problemas citados anteriormente.

Através do CM Confirma será efetuado um disparo, em um tempo pré determinado, para todos os pacientes com consultas ou exames agendados.

Assim que tiver a resposta por SMS ou e-mail, essa comunicação será imediata com a agenda do sistema de gestão. Caso a consulta ou exame seja cancelado, o horário será desmarcado no mesmo instante e o horário já estará disponível para outro paciente agendar.

“ Redução média de 30% na taxa de não comparecimento.”

A única restrição da confirmação automática é que ela necessita de que a instituição possua um sistema de gestão de agendas.

Por isso, para consultórios e pequenas clínicas que não possuem um sistema de gestão, o mais indicado é o lembrete de consulta médica, o CM Envia.

Conclusão

Resumidamente, passamos primeiro pela importância de manter um bom relacionamento com o seu paciente. Depois, explicamos como funciona o lembrete de consulta médica feito dentro da plataforma (CM Envia) e como você pode utilizá-lo. Por fim, explicamos como funciona confirmação automática de consultas e exames (CM Confirma).

Cada caso terá uma solução diferente e mais adequada para cada realidade.

O paciente tem perdido espaço dentro das instituições de saúde brasileiras, mas vem ocorrendo uma mudança neste cenário.

Os profissionais estão começando a se preocupar mais com o protagonista do atendimento e com isso, está surgindo uma mudança de atitude.

Fique a vontade para sugerir novos post ou qualquer outro comentário que achar pertinente. Estamos abertos a fazer o melhor para você.

Gostou? Compartilhe este artigo com seus colegas.

A Nuria é pioneira em sistemas de agendamento online e especialista em interoperabilidade no setor da saúde.

Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

Nuria © 2012-2023         Feito com ❤️ em Belo Horizonte

Fale com nosso time de especialistas e veja como podemos impulsionar seu negócio.