Marketing Digital na saúde: como fazer?

Que o digital veio para ficar ninguém parece ter dúvidas.

Da educação às finanças, a chamada Revolução Digital tem feito novas transformações a cada dia: usa os rastros de navegação para futuras vendas, faz das redes sociais verdadeiras soluções de branding e conecta as instituições a um consumidor ávido por novidades.

Mas e quanto ao setor de saúde? De que forma é afetado pelo boom da tecnologia no Brasil?

Segundo o Saúde Business, considerado o maior portal sobre negócios em saúde da América Latina, o novo processo pelo qual o setor passa traz consigo novas formas de contato com o paciente.

Isso porque, só na etapa inicial, a forma de consumir informação mudou – e quem antes precisava ir até um hospital para tirar suas dúvidas hoje tenta compreender a própria doença (e até se automedica) pelo Google.

Dessa forma, marcar presença no ambiente online não é apenas o dever de quem quer inovar. Pelo contrário, tem sido um objetivo comum a todas as instituições que reconhecem que essa é uma necessidade cada vez maior.

E você, já se questionou como o seu negócio tem reagido às potencialidades da Web 2.0?

Saiba que, num cenário como este, trabalhar estratégias de marketing digital dentro do seu hospital, clínica ou laboratório pode ser fundamental não só para ajudar quem tira uma dúvida sobre saúde, mas para torná-lo um novo paciente.

Se você tem curiosidade de saber sobre o tema, não se preocupe. No artigo abaixo, compartilharemos 3 dicas importantes para fazer com que seu público-alvo chegue até o seu consultório por meio da Internet. Vamos lá?

Marketing digital na saúde: 3 formas de turbiná-lo

Tenha um bom site institucional

Não é novidade que possuir um bom site equivale a ter um cartão de visitas de qualidade. Como ele será, provavelmente, o primeiro contato com o usuário, é preciso se certificar de que sua página não é poluída visualmente e contém todas as informações que um possível paciente precisará para marcar um procedimento.

Alguns pontos que não podem passar despercebidos:

  • Interface responsiva;
  • As cores não devem ser fortes demais;
  • Deixe claros os procedimentos que sua instituição realiza;
  • Trabalha com agendamento online? Destaque o botão.

Um exercício funcional é simular a navegação do seu site como se fosse um paciente. Utilize o método para detectar se os links redirecionam corretamente, com quantos pop-ups ele conta e se as informações de contato podem ser acessadas em até dois cliques.

Antes de tudo, garanta o básico.

Gere conteúdo e se faça presente

No ano passado, um estudo da agência nacional Intelligenzia constatou um aumento de quase 10% na produção de marketing de conteúdo entre empresas brasileiras. Hoje, o número ultrapassa a casa dos 70% e a tendência é crescer mais.

Sabe o que isso significa? Que a chance do hospital concorrente contar com estratégias conteudistas para atrair novos pacientes é gigantesca. E não é você que vai ficar atrás.

Logo, se seu desejo é se tornar referência nos mecanismos de busca do Google, está na hora de investir em um blog e compartilhar informações úteis sobre a área da saúde. Convenhamos que não é algo tão difícil, principalmente em tempos nos quais basta uma dor de cabeça para que o usuário pesquise sua suposta doença na Web.

Aqui, vale usar da criatividade e apostar no formato que mais funciona para a sua organização: posts em certa regularidade, artigos diversos, dossiês completos sobre cada doença, e-books semanais… ou a junção de todos eles.

Invista em publicações pagas

Embora o próprio nome diga bastante, pode ser que você não esteja familiarizado com a expressão Mídias Pagas. De forma geral, ela diz respeito ao impulsionamento de determinados materiais (texto, foto, vídeo) visando o retorno que sua empresa tanto deseja.

Criar anúncios e promover publicações, por exemplo, são duas funcionalidades do tipo em redes sociais como o Facebook e Linkedin. Promover posts no Instagram também é uma opção para fazer com que futuros pacientes conheçam sua clínica.

O bom desse tipo de post é que, além de selecionar a audiência exata que você deseja atingir, dá para controlar o tempo no ar e escolher o orçamento que melhor cabe no seu budget.

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Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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