Obtendo o Máximo de Proveito do Marketing Pessoal Para Médicos

Quando falamos sobre marketing pessoal para profissionais da área da saúde, principalmente para médicos, geralmente há um estranhamento. O marketing para médicos já foi tido, inclusive, como uma ação antiética. Apesar disso, o marketing pessoal é algo bem simples e importante!

O marketing pessoal na área da saúde implica em realizar esforços para demonstrar o comprometimento do profissional com o seu trabalho. Desta forma o profissional poderá se tornar referência em sua área de atuação.

Segundo Mario Persona, palestrante da área, a percepção que as pessoas têm da medicina mudou nos últimos anos. Atualmente, o exercício pode ser visto como uma função que agrega saúde, beleza e valor à vida.

A expectativa de vida aumenta de acordo com os avanços da área e isso faz com que as pessoas busquem esse recurso para viver mais. Mesmo assim, é preciso investir em divulgação, afinal de contas, quem não é visto, não é lembrado.

Quando dizemos divulgação, estamos nos referindo a todo tipo de promoção acerca da instituição e também do profissional. Adotar estratégias para melhorar a forma com que as pessoas percebem a instituição fará toda a diferença.

Entretanto, obviamente com muita cautela e ética, também é necessário investir no marketing pessoal do time! Ele é importante para afirmar ao público, a habilidade que o profissional tem, de:

  • Percepção;
  • Convívio social;
  • Dedicação profissional;
  • Liderança;
  • Carisma.

Desta forma, sua imagem será percebida de maneira positiva diante do público alvo. Se fizer um bom trabalho de marketing pessoal, esse médico passará a ser percebido como um profissional de destaque, ou até referência.

Princípios do marketing para médicos

O marketing pessoal está diretamente ligado à forma de administrar a instituição e o preço de sua consulta. A função do marketing tradicional é entender as necessidades e os desejos dos clientes sobre algum produto ou serviço.

Quando voltado para a área da saúde ele está mais relacionado à imagem profissional do médico. Normalmente os pacientes tratam o profissional como o seu médico pessoal, e não relacionam tanto o nome dele à instituição.

Saiba mais: Marketing hospitalar: como a prática irá te ajudar a crescer!

Para chegar ao topo do mercado é preciso ter construída uma base solida de conhecimento e experiências. Obviamente não para por ai, depois disso é preciso investir em infraestrutura, atendimento de qualidade e tecnologia.

Como executar o marketing pessoal para médicos

O marketing pessoal é muito importante para qualquer profissional que almeja se destacar no mercado e o mesmo vale para os médicos.

Manter um bom relacionamento com os pacientes e os outros colegas de profissão é o primeiro passo para o sucesso de sua imagem. O marketing pessoal só será efetivo para o médico que agir competente e profissionalmente. 

Entretanto, fazer mais do mesmo, ainda não trará destaque, é preciso oferecer um diferencial! A preocupação do paciente, atualmente, não é limitada apenas às necessidades básicas de cura e sobrevivência.

Ele busca por tecnologia, ótimo atendimento e principalmente, uma experiência positiva. Por isso, é mais provável que um médico tenha êxito sendo diferente!

Exemplos que poderão auxiliar, são:

  • Atendimento extremamente atencioso (anote informações caso necessário), mas lembre-se de quem é seu paciente e quais são suas dores.
  • Ofereça procedimentos diferenciados e exclusivos.

Também é fundamental dispor de boa infraestrutura e uma equipe treinada e especializada, para oferecer o melhor atendimento ao paciente.

Para conquistar um paciente, deve-se cativar! Uma conversa atenciosa, o carisma do médico, profissionalismo e capacidade para resolver as dores do paciente são de suma importância.

É possível estreitar o relacionamento de outras maneiras, para além das que falamos anteriormente, através das redes sociais!

Redes sociais e aplicativos

Neste exato momento, milhares de pessoas possuem acesso à internet e/ou estão conectadas às mídias sociais e aos aplicativos através de smartphones e tablets.

Um estudo divulgado pela eMarketer declarou que os brasileiros são os principais usuários de redes sociais em toda a América Latina. Isso significa cerca de 93,2 milhões de usuários ativos mensalmente.

De quais redes sociais fazer parte?

Cada rede social possui um objetivo diferente, para saber qual delas será mais vantajosa, é preciso traçar o objetivo!

Se a intenção é se relacionar com os pacientes, o Facebook é uma ótima opção. Entretanto, se a ideia é se destacar no meio profissional, uma conta no Linkedin poderia ser a melhor saída.

Existe também o Instagram, cujo foco são as imagens, ele cai bem para um cirurgião plástico ou profissionais que trabalham com estética.

O Google Plus promove o relacionamento com o cliente e auxilia o posicionamento dos resultados de busca no Google. Por fim, o Twitter ajuda a divulgar o dia a dia da instituição e as novidades. É importante lembrar que tudo depende dos objetivos e da estratégia de cada instituição.

Recomendamos para você: O uso de mídias sociais no mercado da saúde.

Profissional de marketing: é necessário?

Segundo Mário Persona, a escolha de uma assessoria pode ser interessante, “infelizmente nem toda assessoria virá dotada de inteligência de marketing”.

Ainda na opinião de Mário, uma assessoria pode pensar em tudo:

  • Planejamento;
  • Organização do espaço;
  • Treinamento do médico e sua equipe;
  • Comunicação oral, visual e virtual.

Entre outros detalhes que vão de acordo com a legislação da publicidade na área da saúde. É preciso lembrar também que independente de uma assessoria ou um profissional de marketing ou publicidade, é necessário investir nessa área!

Como o marketing para médicos interfere na satisfação do paciente

A medicina, para além de uma atividade beneficente, é extremamente lucrativa para os profissionais.

Ainda segundo Mario Persona, se este ganho monetário vier de pacientes satisfeitos, o médico poderá lucrar e gerar testemunhos pessoais de satisfação.

Quando alguém passa por uma experiência boa, ela tende a compartilhar! Por isso cabe ao médico transformar seu trabalho em fonte de satisfação para seus pacientes.

Indo direto ao ponto: o médico, precisa dar ao paciente motivos para ele relatar fatos positivos a seu respeito na internet.

Recomendamos para você: Porque o ambiente físico influencia na satisfação do paciente?

Ninguém gosta de ser tratado com indiferença! Por isso, cabe o médico realizar um tratamento eficiente, digno ao porta-voz de sua imagem e competência. Isso obviamente se estende à equipe.

Cabe a equipe organizar e seguir corretamente a agenda a fim de que o paciente espere o mínimo possível. Isso também vale para o agendamento da consulta que deve ser o mais prático e rápido também possível.

Nesse sentido, é possível pensar em uma ferramenta que facilitará todo o processo.

Possuir uma ferramenta de agendamento online

Funcionários de atendimento passam a maior parte do tempo fazendo as seguintes coisas:

  • Atendendo ligações para agendamento de exames ou consultas;
  • Verificando a disponibilidade de datas e horários do médico de preferência do paciente;
  • Retornando ligações para confirmar horários;
  • Cancelando procedimentos agendados.

Com o agendamento online, o paciente tem acesso gratuito à agenda da clínica. Desta forma ele pode ver quais horários de determinado médico estão livres para os exames ou consultas que desejarem.

Além disso, o agendamento online resulta em uma significativa redução de custospois se torna desnecessária a presença de um atendente para operar o sistema e os processos são totalmente automatizados.

“Alguns de nossos clientes reduziram em 80% o custo de agendamento.”

Dessa forma, os pacientes podem escolher rapidamente suas preferencias e ainda recebem e-mails e SMS automáticos para confirmar seus agendamentos. Ações como essa, definitivamente aumentam o nível de satisfação de seu paciente.

Conclusão

O marketing pessoal é uma ação muito importante para se destacar no mercado. Além disso, também é importante pensar em investir em profissionais da comunicação para promover a instituição.

É comum achar que marketing pessoal para médicos é similar à propaganda mas depois de ler o artigo, creio que você não confundirá. 

Sempre se ouviu falar que as indicações valem mais do que qualquer outro tipo de divulgação, e é verdade! Isso significa que para aumentar o número de clientes toda a instituição deve se empenhar em fornecer ótimos serviços.

Até mesmo porque hoje é possível ter contato com as opiniões dos clientes em qualquer rede social. O médico que consegue criar um sentimento de satisfação, automaticamente cria indicações.

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