Cancelar consulta marcada por mensagem: há benefícios?

Comum entre os profissionais e instituições de saúde, o não comparecimento às consultas pode ocorrer por uma série de motivos, entre conflitos pessoais e questões além do indivíduo. A falta de aviso prévio do cancelamento, nesse sentido, pode significar uma série de problemas para as organizações, geralmente dúvidas das atendentes sobre o que está prestes a acontecer. Afinal, esperar mais um pouco ou assumir que o cliente não chegará?

Embora soe como irresponsabilidade por parte de quem solicita o serviço, isso pode acontecer pela dificuldade que o paciente tem ao entrar em contato por telefone com a instituição, por falta de tempo para fazer a ligação (que, sabemos, pode demorar bastante), por esquecimento ou  até mesmo por algum imprevisto em seu dia.

E é por isso que disponibilizar a opção de cancelamento por SMS para seus pacientes se torna importante e muito eficiente.

Abaixo, vamos abordar as principais vantagens da mensagem de  cancelamento de consulta através de SMS (como a redução no número de faltas nos horários agendados, a otimização de tempo e de trabalho a redução de custos com o atendimento) e como aderir a esta estratégia.

Visão geral: O brasileiro e o uso do telefone celular

Segundo pesquisa realizada em 2015 pela Global Web Index, o Brasil é o terceiro país do mundo que mais passa tempo no celular, ficando atrás apenas da Tailândia e Arábia Saudita. Em um outro estudo, desta vez divulgado pela Opus Software, os dados apontam que aproximadamente 73% dos brasileiros que possuem smartphone não saem de casa sem ele

Para os jovens, é ainda o item mais importante a ser levado de casa a um evento, antes mesmo de documentos ou dinheiro.

Além disso, 88% dos brasileiros que possuem smartphone usam o aparelho para a troca de mensagens. Apesar de o percentual de jovens ser obviamente mais alto, 70% dos usuários com mais de 55 anos realizam operações do tipo.

Ainda há a vantagem de que o SMS não depende da internet para que seu envio seja efetuado, atingindo assim um maior público e com mais agilidade. Vemos, desta maneira, que o uso das mensagens de celular e a possibilidade de cancelamento por ela pode ser proveitosa e eficiente.

Vantagens da mensagem de cancelamento de consulta

Redução no número de faltas

Como citamos, existem vários fatores que levam o paciente a não comparecer em uma consulta ou procedimento sem avisar. Com a possibilidade do SMS, o paciente pode confirmar ou cancelar o atendimento por mensagem no momento que considerar mais oportuno.

O recurso difere bastante das ligações telefônicas, nas quais há o risco de o paciente não poder atender no momento e não retornar para a clínica.

Otimização no tempo e serviço de atendimento na instituição

Utilizando a ferramenta que permite ações através de SMS, o tempo gasto com confirmações e cancelamentos feitos manualmente pode ser concentrado no melhor atendimento presencial do paciente que já está na instituição.

Além disso, a comunicação paciente-instituição fica mais eficiente devido ao uso constante dos celulares. Uma entrevista da revista Time revela que 60% dos brasileiros checam o dispositivo móvel pelo menos uma vez a cada 30 minutos.

Redução de custos

O custo das ligações de confirmação pode ser reduzido quando isto é feito através do envio de um SMS.

O custo de uma ligação no Brasil é de, em média, R$1,80, um dos mais caros do mundo segundo a UIT (União Internacional de Telecomunicações).

Se o  paciente não atende, há perda de tempo e dinheiro, pois o atendente terá de ligar repetidas vezes.

Além disso, fazer uso do envio de SMS ainda possibilita a redução de custos com a mão de obra, pois torna desnecessária a presença de algum funcionário para realizar e receber as ligações para confirmação/cancelamento dos procedimentos.

Como acontece o cancelamento via SMS

A mensagem SMS tem uma restrição de 160 caracteres. Sendo assim, ela é mais sucinta, fazendo com que o receptor tenha maior tendência a ler o que está escrito.

Dentro disso, vou te mostrar um exemplo de mensagem a ser enviada, que pode ser:

Oi, Clara. Você tem uma consulta marcada amanhã, às 15h, no Hospital X. Se for comparecer, responda com a palavra SIM. Se precisar cancelar, envie NÃO.

A mensagem pode ser enviada de outras maneiras e respondida por e-mail, mas via SMS, há mais praticidade e agilidade.

CM Confirma

Através da ferramenta CM Confirma, uma mensagem de confirmação é enviada para o paciente via SMS e/ou e-mail em um prazo determinado (24 ou 48 horas) antes da realização do procedimento.

Respondendo a ela, o indivíduo confirma se irá ou não poder comparecer no horário agendado previamente.

Ratificando a consulta, a plataforma transfere automaticamente a resposta para a base de dados da instituição  dentro do sistema de gestão e a notifica com o status de paciente confirmado. Já cancelando, o horário é desmarcado também automaticamente e liberado para alguém que esteja precisando marcar.

Redução da taxa de não comparecimento, praticidade, conforto para o paciente e otimização do tempo e serviço da atendente da clínica ou hospital são apenas algumas das vantagens de se contratar o CM Confirma.

E você, já utiliza algum recurso para confirmar e cancelar consulta marcada em sua organização? Se sim, conte para nós quais foram os resultados e em como isso ajuda no seu dia a dia. E se restarem dúvidas, estamos à disposição para ajudar a resolver!EbookDezCTA (1)

Gostou? Compartilhe este artigo com seus colegas.

A Nuria é pioneira em sistemas de agendamento online e especialista em interoperabilidade no setor da saúde.

Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

Nuria © 2012-2023         Feito com ❤️ em Belo Horizonte

Fale com nosso time de especialistas e veja como podemos impulsionar seu negócio.