Como ter parcerias certas ajuda a captar pacientes

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Quem nunca ouviu a frase de que ‘Unidos somos mais fortes’? Sim, a união realmente faz a força e isso funciona, inclusive, nas estratégias de marketing para clínicas médicas. Afinal, investir em parcerias certas ajuda a captar pacientes. Entenda!

Qual a importância das parcerias para as clínicas médicas?

Muitos exames e outros tipos de atendimento não são realizados em uma clínica médica. Isso já é um motivo para que os profissionais invistam em parcerias certas.

Além de garantir pacientes para ambas as empresas, essa é uma estratégia que também contribui para a fidelização deles. Mas, vale salientar que não adianta firmar parcerias com quaisquer empresas. É fundamental ter parcerias estratégicas, que visam gerar lucro para o seu consultório ou clínica de saúde.

Outro benefício gerado é a redução dos custos com o marketing. Afinal, um parceiro irá, naturalmente, divulgar o seu estabelecimento, indicando clientes a ele. Veja algumas outras vantagens de investir em parcerias certas para captar pacientes!

1. Gerar mais visibilidade

Por meio da troca de serviços, ou indicação deles, as clínicas se tornam mais conhecidas no mercado. Imagina que um paciente se sente mais seguro ao ter determinado estabelecimento sendo indicado por um profissional que ele confia. Além disso, o seu negócio irá aproveitar do marketing indireto.

2. Aumentar os lucros

Como já mencionado, compartilhar serviços hoje é uma forma de aumentar os lucros da empresa. Afinal, é uma estratégia de marketing indireto e que também torna a empresa diferenciada, já que busca a total satisfação do cliente.

3. Elevar o número de pacientes

As pessoas estão com o dia a dia cada vez mais corrido e poder contar com uma boa indicação é ter mais comodidade. Portanto, as clínicas médicas acabam por ter maior procura.

4. Oferecer uma experiência diferenciada

Contar com parceria entre clínicas, e outros estabelecimentos, em que o paciente possa ser atendido por profissionais de outras áreas, é um diferencial. Essa é uma estratégia que visa a multidisciplinaridade, contribuindo assim, com a experiência do paciente.

Como captar pacientes focando em parcerias certas?

Ao investir em parceiros que atendem o mesmo público-alvo é uma estratégia eficaz, como você já viu. Afinal, ambos os profissionais visam atrair e fidelizar pacientes por meio da valorização do serviço prestado.

Ao decidir investir em parcerias certas, considere ir além de uma única fonte. Você precisa contar com indicações e referências, mas também estar presente nos canais em que seu público alvo está. Sejam eles as redes sociais, blogs ou outros.

Então, como escolher os parceiros certos? A melhor dica é considerar as características mais importantes. Entre elas, o seu novo parceiro deve:

  • Atender o mesmo nicho de público que o seu: considere a renda dos pacientes, idade, se possuem filhos e outros;
  • O serviço ou produto do parceiro deve complementar o seu: o parceiro ideal é aquele que vai somar e não subtrair.

Além disso, para evitar problemas, considere alguns cuidados na hora de escolher seus parceiros de negócios:

  • Busque por parceiros proativos e não reativos;
  • Ao mostrar a sua proposta, considere as regras do seu conselho;
  • Apresente planos de ações práticas para que o novo parceiro visualize os resultados que, juntos, poderão alcançar;
  • Nunca faça nada que possa manchar a sua imagem profissional.

Por exemplo, um site que vende convênios médicos, pode optar por parcerias com corretores que trabalham com as melhores operadoras de planos de saúde. Assim, oferecer ferramentas de cotação, em que o usuário seja direcionado a esses corretores, ou seja, focando na integração de sistemas.

Logo, o corretor que receber a cotação entrará em contato com o usuário do site para oferecer os planos vigentes. Esse é um exemplo de um site que vende leads, mas também pode ser usado por diferentes outros negócios, como aplicado em clínicas médicas.

Ou seja, um parceiro que tenha um site forte na área de saúde, pode indicar a sua clínica, especialmente ao abordar em seu blog temas pertinentes. Lembre-se de que o marketing de conteúdo está entre as melhores estratégias digitais. 

O segredo para encontrar as parcerias certas é ter uma mente aberta e visualizar além dos parceiros físicos. 

No geral, as parcerias são excelentes formas de conseguir captar e fidelizar pacientes para consultórios e clínicas médicas. Seguindo as dicas abordadas aqui, você poderá comprovar resultados positivos.

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