A importância da presença digital das clínicas e hospitais

Adequar-se aos recursos que estão disponíveis na internet não é apenas mais uma tendência em instituições de saúde.

Significa também investir em melhorias e se manter atualizado ao acompanhar e atrair novos pacientes. Por isso, é vantajoso qualquer instituição de saúde manter uma presença digital.

Hoje em dia, a maioria dos médicos e instituições não esperam apenas por indicação boca a boca para preencher a agenda de atendimentos. Inclusive, desta forma não existe a possibilidade de disponibilizar todas as informações sobre a qualificação do profissional e dos serviços que a instituição oferece.

A presença nos meios digitais ajuda na atração de novos pacientes e ainda na fidelização dos antigos, já que não são muitos os profissionais se preocupam com os períodos pré e pós consulta.

A produção de conteúdo focado nos pacientes é um desafio que já faz parte das discussões de toda empresa de saúde que se preocupa em engajar a população nos cuidados com a saúde.

Para as organizações e profissionais de saúde, as redes sociais e outros meios digitais representam não só um meio de comunicação e compartilhamento de informações, mas também uma ótima ferramenta de marketing digital, permitindo o alcance de inúmeros potenciais clientes e pacientes.

Sempre fazendo uso de princípios éticos e claro, da competência, investir na presença digital é importante para desenvolver habilidades de percepção, convívio social, dedicação profissional, liderança e carisma para que sua imagem seja sempre positiva diante do público alvo.

A área de saúde precisa estar atenta ao novo ambiente de Comunicação e Marketing Digital, uma vez que essas estratégias podem ajudar médicos, profissionais de saúde em geral e instituições a atraírem novos pacientes fazendo com que, no fim das contas, estes novos pacientes passem a divulgar naturalmente o serviço de saúde.

Porém, antes de entrar no assunto da presença digital, é importante relembrar alguns conceitos de marketing digital hospitalar, que já tratamos anteriormente em nosso blog.

Marketing Digital Hospitalar

Mais do que estar presente na internet, sua instituição precisa manter essa presença com muita qualidade, impacto e em sintonia com seus objetivos e metas.

Para isso podem ser desenvolvidas ações de desenvolvimento de um site; criação e gestão de mídias sociais; campanhas de links patrocinados; campanhas de e-mail marketing, e marketing de conteúdo.

Saiba mais: Marketing Hospitalar: Como a prática irá te ajudar a crescer

Possuir diversos canais de comunicação com o público externo também gera uma atmosfera positiva e bons resultados, pois o paciente ou futuro paciente se sente mais acolhido e reconhecido, e a interação acontece com mais facilidade.

A instituição de saúde deve sempre focar no problema do paciente ao invés de simplesmente dar a solução.

Potenciais pacientes, de qualquer área, não estarão interessados em saber o que você tem a oferecer até que ele perceba que a sua empresa realmente entende do que ele precisa, e que tem uma solução para resolver o seu problema.

Como manter a presença digital

A presença digital tem muito a ver com o marketing, abordado anteriormente.

Portanto, sabemos que transmitir informações através das mais diversas mídias digitais para os pacientes cria um relacionamento muito mais interessante do que o que se vê normalmente entre paciente e profissional.

Esta ação permite que o paciente se sinta incluído ao entender, de fato, seus sintomas, tratamento, e o porquê de cada atitude tomada, e não se sinta “por fora” ao seguir o caminho sugerido apenas porque o profissional de saúde disse que é o melhor.

Com a comunicação online, novos nomes de pacientes estarão na agenda da instituição.

E mesmo que para otimizar o processo de manter a presença digital, seja necessário a contratação de mais funcionários na equipe, como por exemplo na área de marketing, é importante lembrar que este é um investimento que trará lucros futuros, a médio e longo prazo.

Para isso, há alguns passos fundamentais a serem adotados, como ter um site pensado exclusivamente na experiência de quem irá acessá-lo, com linguagem e nomenclaturas próprias, design responsivo (que se adapta às telas de qualquer dispositivo), imagens adequadas, formulários para contato e cadastro, conteúdo relevante e presença nas redes sociais.

presença digital

Algumas estratégias para ter a melhor presença digital


Existem algumas estratégias específicas e éticas para a presença digital voltada para hospitais, clínicas e consultórios.

A presença na internet e mídias sociais vem se destacando com o tempo em meio aos profissionais da saúde, mas ela deve ser discreta; médicos e instituições podem possuir contas em redes como Facebook e Linkedin, mas nunca prestar qualquer tipo de consultoria através delas ou de sites.

Esteja ativo nas redes sociais

Ser ativo nas redes sociais gera uma grande visibilidade para sua instituição de saúde. Websites, blogs, e-mail marketing e as mídias sociais são as formas mais eficientes de estabelecer contato com o paciente e são o cartão de visitas de sua instituição na internet.

Leia também: O uso de mídias sociais no mercado da saúde

É importante manter as redes sociais sempre atualizadas, para gerar maior engajamento, aproximar outros médicos, profissionais e pacientes da rotina da instituição.

Uma boa maneira de atualizá-las é divulgar novas tecnologias relacionadas ao seu segmento de atuação, por exemplo.

Mantenha site e blog atualizados

Como dito acima, o blog é uma estratégia eficiente de manter-se sempre presente no mundo digital.

Conteúdo de relevância para seu público alvo é uma forma de reforçar ainda mais sua presença digital e gerar credibilidade e autoridade, representando um investimento de baixo custo com efeitos duradouros.

Chamar a atenção para seu hospital ou clínica através de artigos de referência pode ajudar a melhorar o relacionamento de sua instituição de saúde com os pacientes e gerar conclusões importantes a respeito do seu público-alvo. Incentive o engajamento com calls to action atrativas.

 Seja estratégico no uso do e-mail marketing

Investir em presença digital engloba ainda o contato constante com seu paciente, o que pode ser feito com auxílio do e-mail marketing.

Ele irá complementar sua estratégia de presença digital e tende a aumentar a satisfação do paciente com um pós consulta dedicado.


Tornar essa área da comunicação tem sua vantagem ao reduzir os custos e otimizar o tempo, por diminuir a quantidade de ligações realizadas.


Focar no conteúdo produzido (marketing de conteúdo)


A Resolução 2.126/2015 do Conselho Federal de Medicina proíbe a divulgação do endereço, telefone e serviços prestados pela instituição de saúde através de redes sociais.

Seus posts devem oferecer conteúdo e não apresentarem apenas estratégias de autopromoção. Além disso, os comentários de pacientes devem ser monitorados, pois têm o  potencial de influenciar na inferência de credibilidade.

Você deve disponibilizar ao seu paciente informações relevantes e de alta qualidade, para que assim ele se torne um cliente/paciente mais exigente. E se ele for mais exigente, com certeza exigirá um serviço de maior qualidade, de você e do seu negócio.

E este conteúdo deverá ser gerado através de todos os recursos possíveis que estão disponíveis digitalmente: site, blog, redes sociais, e-mail marketing, envio de SMS… O importante é manter a qualidade da informação e ser notado e lembrado por ela.

Além de isso possibilitar com que seu site apareça nas primeiras posições do Google, um bom conteúdo irá transmitir maior credibilidade da sua instituição para o seu público.

A seguir, vamos mostrar alguns exemplos dos tipos de conteúdo ricos que sua instituição pode produzir para atrair novos pacientes (e claro, fidelizar os antigos).

Blog Post

Um blog é uma das formas mais eficazes de atrair visitantes para o seu site e construir credibilidade.

Os assuntos devem ser variados, para otimizar a pesquisa de ainda mais usuários, porém, sempre dentro de suas áreas de especialização, ou das áreas que a instituição possui serviços, para sempre passar credibilidade a quem lê.

Dessa forma, é ainda mais provável que a instituição e os profissionais de saúde que nela trabalham se tornem referência no assunto e cada vez mais pacientes serão conquistados e fidelizados.

eBooks

eBooks são, literalmente, livros eletrônicos. São a melhor maneira de transmitir todo o conhecimento de um profissional de saúde sobre um assunto específico através de material educacional.

Ele pode ser voltado tanto para pacientes quanto para outros profissionais da área, ampliando assim, sua base de contatos. Este tipo de conteúdo é muito indicado para aumentar sua lista de potenciais pacientes.

O eBook pode ser acessado através do site ou blog da instituição, através do preenchimento de um pequeno formulário com informações de contato, como nome e e-mail.

Desta forma, constrói-se a melhor reputação online da instituição e ainda aumenta sua lista de contatos para futuras comunicações por e-mail (como citamos no tópico de e-mail marketing).

presença digital

Possua uma ferramenta de agendamento online

Além de todas as formas de manter a presença online citadas acima, pense no quão vantajoso será se sua instituição ainda possuir uma ferramenta de agendamento online.

Automatizar a área de atendimento traz vantagens para todos. O paciente, o estabelecimento e os funcionários saem ganhando por lidarem com uma estrutura mais simples, ágil e, acima de tudo, eficiente.

Recomendamos para você: Como o agendamento online pode ser mais vantajoso do que o call center

Dentro disso, a CMO (Central de Marcação Online) é uma plataforma de agendamento online de consultas e exames totalmente integrada ao sistema de gestão de hospitais, clínicas ou laboratórios.

Por meio da plataforma que faz todo o processo de agendamento online. Existe também o serviço de cancelamento e remarcação do procedimento anteriormente marcado.

Este processo segue a mesma praticidade e facilidade do agendamento e pode ser feito num espaço mínimo de tempo.

Com isso, o paciente poupa tempo e ganha em eficiência e satisfação. Enquanto a instituição tem menos problemas para resolver e dessa forma, consegue prestar um serviço de excelente qualidade para seu paciente.

Conclusão

Vemos, por fim, o quão importante é a presença digital das instituições de saúde hoje em dia. A “boa fama” não se faz mais apenas pelo boca a boca. E sim pela boa impressão que sua instituição gera. Antes mesmo de o paciente estar nela.

Isso combinado a um excelente atendimento presencial é a chave para o sucesso e a fidelização e conquista de pacientes em sua organização.

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