3 estratégias para reduzir custos sem perder a qualidade

A saúde no Brasil passou por várias mudanças desde a década de 90, e entre crises e recuperação, o segmento de Serviços da Saúde se tornou mais organizado, e desde então está em constante crescimento.

Isso porque o governo e as autoridades da área passaram a investir nos seus diversos setores e em melhores práticas administrativas.

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O desafio de reduzir custos sem perder a qualidade não é pequeno: devido à constante inovação tecnológica na área da medicina, a inflação do setor é até três vezes maior que a apurada pelos índices normais que medem a inflação.

A área médica está cada vez mais eficiente, resolutiva e isto envolve conceitos mais eficazes e novas tecnologias.

Quer saber o que fazer para ajudar a reduzir esses custos? Então continue lendo nosso post:

 Humanização e aperfeiçoamento

Com o passar do tempo, a globalização da economia elevou consideravelmente o grau de competitividade, tornando a qualidade um pré-requisito para a sobrevivência no mercado.

A organização hospitalar é uma das mais complexas, não somente pela nobreza e amplitude de sua missão, mas acima de tudo por apresentar uma equipe multidisciplinar com um elevado grau de autonomia.

Quando um paciente sabe que no Hospital em que ele está existem profissionais competentes, ele se sente mais confiante.

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As organizações e profissionais da área da saúde que buscam cada vez mais se aperfeiçoarem através de cursos, workshops e treinamentos são capazes de oferecer um atendimento de qualidade e mais humano. A fim de que os pacientes possam ter uma recuperação rápida e enquanto estiverem sendo atendidos, sejam proporcionados meios de minimizar seu sofrimento, possibilitando um maior bem estar.

Como consequência  desse aprimoramento, o  ganho de qualidade resulta também em redução de custo, pois há uma diminuição da permanência dos pacientes nas instituições hospitalares, aumento da  a satisfação não só dos profissionais, pela diminuição da rotatividade, como também dos clientes, garantindo ainda que eles retornem quando necessário ou indiquem para outras pessoas.

Invista em uma Gestão Automatizada e em tecnologia

Devido à situação atual do setor de saúde, em meio a crises e dificuldades, a necessidade de investimentos em estratégias de administração, mão-de-obra, infraestrutura, equipamentos e tecnologia, tem movimentado um mercado que vai da formação e qualificação educacional à adoção de softwares que facilitem o dia-a-dia de clientes e profissionais e equipamentos de longa duração.

O Agendamento Online de consultas e exames é um exemplo de software que os hospitais têm utilizado para reduzir seus custos e em contra partida atender melhor seus pacientes, pois seu uso reduz o custo operacional (Call Center) em até 80%, diminui a taxa de desistências ou não comparecimento, além de estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana com rapidez, comodidade e praticidade.

Dentro disso, desenvolvemos uma calculadora onde você consegue calcular o quanto está gastando no seu call center. Acesse nossa calculadora para ver o custo de cada agendamento em seu call center.

No passado, não haviam tantos recursos para avaliar um paciente. Os instrumentos cabiam numa pequena mala que o médico carregava. Em poucas décadas, foi criado um arsenal de diagnósticos e tratamentos. Eles são eficientes, mas os custos podem ser muito altos.

A população está envelhecendo e ficando mais bem informada sobre novas possibilidades de cuidar da saúde — o que leva mais pessoas aos consultórios.

O ideal é buscar otimizar a utilização dos equipamentos biomédicos, prolongar seu tempo de disponibilidade, e assim reduzir custos sem perder a qualidade. É uma gestão que vai desde a aquisição das peças até o descarte – para casos em que o aparelho está obsoleto ou seu conserto é inviável – passando pela manutenção e adequação do espaço físico onde será utilizado.

Reduza os processos e os hábitos burocráticos

Existem vários meios de otimizar processos e evitar a burocracia, e entre eles temos hoje softwares que reduzem os passos até o objetivo final como o que já falamos.

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Além disso, é necessário que se observe atentamente se os hábitos burocráticos de um Hospital são realmente necessários, por exemplo: Um hospital notou um aumento considerável no número de grávidas que chegavam para realizar o seu parto.

Chegaram a pensar em construir uma expansão no hospital para comportar a demanda e aumentar a equipe de profissionais. Mas olhando atentamente para os processos internos, perceberam que grande parte dessas pacientes esperavam horas entre a assinatura de suas altas até poderem, definitivamente, ir para casa.

Neste caso, apenas uma mudança neste hábito, possibilitando que a alta seja dada de forma mais ágil, deixaria livre o espaço para outras pacientes e evitaria gasto em uma nova expansão.

Mudanças simples, porém estratégicas, provam que podem provocar mudanças intensas e duradouras a favor dos processos de saúde.

Repensar o modo de trabalho e como investimento e recursos são aplicados é um passo fundamental para o sucesso de qualquer organização

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A Nuria é pioneira em sistemas de agendamento online e especialista em interoperabilidade no setor da saúde.

Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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