Toda empresa, independentemente de sua área de atuação, precisa contar com segurança no call center. E isso é especialmente verdade quando se trata de uma clínica ou instituição de saúde, que lida todos os dias com dados confidenciais de pacientes e precisa manter a confiabilidade dessas informações.
Nesse caso, para montar um sistema de call center moderno e realmente seguro, é preciso, antes de mais nada, investir em tecnologia. Não importa qual é o porte da instituição, é sempre necessário contar com uma infraestrutura robusta e estável para o bom funcionamento do sistema.
Pois por meio de um software adequado às necessidades da empresa passa a ser possível gerenciar todo o sistema de call center, cuidando inclusive do armazenamento e da segurança das informações ali geradas e recebidas.
Assim, as ligações, os agendamentos on-line, quaisquer e-mails e até o envio de exames ficam devidamente protegidos em um banco de dados, o que é bom tanto para a clínica como para o paciente. Mas como exatamente garantir esse armazenamento com a devida segurança? Confira e aprenda:
Quais são os reais benefícios para a clínica?
Para garantir a segurança no call center de uma instituição de saúde é importante definir, desde o princípio, uma política de ações. Dessa forma se garante um significativo aumento no número de marcações de consultas, já que a instituição passa a ser vista como autoridade no mercado no que tange o cuidado com seus serviços, destacando-se pela credibilidade na área.
Além do mais, o trabalho no call center é otimizado, uma vez que não mais se correrá o risco de perda de dados, tendo todas as informações necessárias ali, à mão, de modo a agilizar cada atendimento. Com essa melhora na prestação do serviço, automaticamente se vê uma drástica redução das desistências de marcações, assim como se nota uma maior eficiência com menor custo no ambiente de trabalho.
Que ações implementar para garantir essa segurança?
Para ter um call center eficiente, seguro e que atenda às necessidades dos pacientes e da clínica, é preciso implementar algumas ações específicas, que realmente garantam a consequente produção de todos os benefícios aqui já citados. Então vamos a elas?
Tecnologia de segurança
Um sistema eficiente e bem implantado pode reforçar a segurança no call center e proteger quaisquer que sejam as informações geradas por ele. Nesse caso, algumas soluções que podem atender a essa necessidade são, por exemplo, a transferência de dados criptografados, a instalação de um firewall na rede e também de um bom antivírus.
Além da ferramenta em si, é importante contar com uma empresa capacitada para lidar com a segurança da informação no call center da clínica, prestando o devido suporte e promovendo qualquer atualização que venha a ser necessária.
Servidores e softwares
A aquisição de equipamentos e ferramentas que aloquem adequadamente os servidores dos sistemas de bancos de dados modernos, o armazenamento extra de dados com o cloud computing e sua respectiva manutenção são cruciais para se manter a segurança no call center intacta e confiável, o que beneficia tanto a instituição como seus clientes. Nesse âmbito um software de agendamento online cai como uma luva.
Integrado ao ERP da instituição, esse recurso guarda e atualiza dados de pacientes, além de permitir a consulta a marcações antigas e resultados de exames, elevando a segurança das informações a um patamar ainda mais alto.
Normas de confidencialidade
Uma empresa que atua nesse ramo precisa ter bastante zelo com as informações geradas e armazenadas em seu sistema de call center. Por isso, um dos principais cuidados que se deve tomar nesse sentido é a criação de dispositivos com o objetivo de impedir o colaborador de levar qualquer tipo de informação confidencial para fora do ambiente de trabalho.
Para isso, a empresa pode se precaver de várias maneiras, usando computadores que impeçam o funcionário de fazer a cópia dos arquivos e proibindo o uso de aparelhos celulares durante o trabalho, por exemplo.
Outra medida a ser adotada é a assinatura de documentos pelo funcionário logo ao ser admitido, para garantir a confidencialidade dos dados que transitam internamente, além também de promover treinamentos para que os colaboradores possam lidar com as informações da melhor forma possível.
Viu como nem é tão difícil assim? Ainda tem alguma dúvida sobre como fazer para melhorar a segurança no call center da sua empresa? Não deixe de comentar aqui e compartilhar seus questionamentos conosco!