Por que aderir a um sistema de gestão de laudos

Atualmente, tanto nas instituições de saúde como em todas as áreas administrativas de qualquer empresa, cada vez mais os processos das instituições estão sendo informatizados e automatizados.

Isso traz inúmeros benefícios, como segurança no armazenamento de informações, facilidade e segurança no acesso a elas, colaboram para diminuir o nível de erros, reduzir custos e desperdícios, automatizar, agilizar os processos clínicos e registrar eletronicamente as informações dos pacientes.

Porém, estas não são as únicas formas. Investir em automatização nas instituições de saúde é uma boa saída para soluções como agilizar o atendimento aos pacientes e tornar as consultas e o atendimento em geral mais eficientes.

No post de hoje, iremos falar sobre as vantagens de apostar nessa informatização, adotando um sistema de gestão de laudos.

Clique aqui e faça o download do eBook gratuito: Mercado de Medicina Diagnóstica: Panoramas e tendências

Vantagens

Consultar as informações a partir de qualquer dispositivo conectado online

As informações sobre os laudos devem estar disponíveis em qualquer dispositivo que possua conexão com a internet, como celulares e tablets e não mais apenas ao computador.

Isso porque nos dias de hoje, há um crescimento exponencial no uso desses dispositivos para situações cotidianas, que no passado eram feitas apenas por computadores, facilitando a consulta ao laudo por parte da pessoa necessária.

Hoje no Brasil existem mais aparelhos telefônicos do que habitante. Segundo a Época Negócios, existem 1,3 linhas telefônicas por habitante.

Este dado representa a necessidade de estar presente nesses dispositivos.

Concentração das informações necessárias em um único ambiente

O sistema de gestão de laudos permite que todos eles fiquem arquivados em um só local, na maioria das vezes, na nuvem, o que melhora a acessibilidade.

Diferentemente dos laudos mais antigos, que feitos à mão, no papel, podiam ficar armazenados em vários locais diferentes, o que gera desorganização, desperdício, e possíveis perdas.

Isso sem contar ainda na facilidade de encontrar qualquer informação necessária com agilidade, e sem a necessidade de estar presente na instituição, já que pela nuvem, os laudos podem ser acessados a qualquer momento (por profissionais autorizados), dependendo apenas de uma conexão de internet.

Maior produtividade na produção de laudos

Com o sistema de gestão de laudos, os mesmos são produzidos em maior quantidade e menos tempo, o que significa que uma maior quantidade de pacientes será atendida, de maneira mais eficaz e satisfatória.

Isso também traz um impacto positivo na rotina de trabalho dos profissionais da instituição, sejam médicos, enfermeiros, recepcionistas ou gestores, pois quando o tempo é mais bem aproveitado, o que restou pode ser usado para suprir necessidades e prestar assistência ao que for preciso no momento.

Além disso, feitos através do sistema, não existirá o problema de laudos ilegíveis, com erros de interpretação ou de leitura, o que é bem comum quando ele é feito à mão.

Redução na circulação e gasto com papéis

Já abordamos em artigos anteriores que uma das maiores tendências na área da saúde (e em qualquer área de trabalho ou ensino) é reduzir ao máximo o gasto e desperdício de papéis.

Apostar em um sistema de gestão de laudos é, além de tudo, uma medida totalmente sustentável e faz parte da tecnologia paperless pois como dito anteriormente, os laudos ficarão armazenados na nuvem, e não mais em papéis que podem ser facilmente espalhados ou perdidos pela instituição de saúde, e no futuro, provavelmente iriam virar lixo.

Segurança no acesso ao laudo

Com o sistema de gestão de laudos, tanto ele quanto o acesso a ele ficam mais seguros, pois ele é capaz de exercer um controle sobre quem pode acessar e/ou modificar qualquer um deles.

Sabemos que a segurança do paciente e das informações da instituição são aspectos além de muito importantes, muito caros. Por isso ter um sistema que possa garantir a segurança no acesso aos laudos é tão importante.

Ele faz com que nenhum deles sejam corrompidos ou alterados por qualquer pessoa não autorizada. Apenas profissionais, previamente cadastrados, podem ter acesso aos laudos, e realizar qualquer modificação que seja necessária.

Elevar a qualidade do atendimento na instituição

O sistema de gestão de laudos faz com que o atendimento “físico” na instituição seja otimizado. Pois os laudos serão produzidos com maior eficiência e rapidez. Além do fato de que eles poderão ser encontrados dessa forma, o que permite que o atendimento seja o principal foco do profissional que está na instituição.

Os dados entram no laudo através do software, o que faz com que o preenchimento organizado de campos necessários seja obrigatório, reduzindo erros ocasionados até mesmo por falta de informações.

Além disso, como citado anteriormente, o laudo informatizado diminui drasticamente, ou até mesmo totalmente, a possibilidade da existência de erros causados por letras ilegíveis ou má interpretação, atos que poderiam causar danos irreversíveis aos pacientes.

Sistema de gestão de laudos

Plataforma Vue Motion

Uma das vantagens de possuir um sistema de gestão de laudos é possibilitar. Além de tudo, a comunicação entre médicos e demais profissionais de saúde.

A Carestream trouxe para o Brasil, no início de 2016, a plataforma de comunicação Vue Motion.

Através dela, o médico pode consultar os resultados de exames de seus pacientes de qualquer lugar. Através de um computador, tablet ou celular. Pois os mesmos ficam armazenados na “nuvem”.

Esta nova tecnologia traz como vantagens a praticidade, segurança e proporciona ao corpo clínico acesso detalhado a imagens. Além da possibilidade de comparar exames e agilidade na discussão de casos com outros especialistas. Através de uma ferramenta de chat implantada na plataforma.

Logo após o lançamento da Vue Motion. Foi lançada uma plataforma visando a praticidade dessa vez dos pacientes, a My Vue.

Com ela, o paciente também pode ter acesso aos seus resultados de exames e relatórios. E eles também podem ser acessados por dispositivos móveis, como tablet e celular, e computador, além de poder se comunicar com seu médico através dela

Laudos com assinatura digital

A implantação de laudos com certificação digital passou a ser obrigatória nos laboratórios de análises clínicas do Brasil no segundo semestre de 2016. A partir da assinatura digital, é possível verificar a autenticidade do documento eletrônico.

Controle seus resultados

Para que uma instituição de saúde cresça, é extremamente importante acompanhar de perto os resultados dos indicadores de qualidade e performance.

O sistema de gestão de laudos deve ser monitorado por esses indicadores. Pois apesar de suas vantagens serem totalmente claras. Sempre há algum ponto que poderia ser otimizado, modificado, ou mesmo mantido. Para obter sempre os melhores resultados que este sistema poderia gerar.

Conclusão

Por fim, o sistema de gestão de laudos visa. Acima de tudo, garantir ao paciente que vai à sua instituição em busca de soluções para seus problemas e enfermidades, laudos cada vez mais precisos e seguros.

E além de proporcionar isso ao paciente. Claramente a adesão a este tipo de software traz vantagens também para a instituição.

Pois reduz desperdícios. (o que automaticamente reduz a quantidade de gastos) Torna a comunicação entre profissionais mais eficaz, o preenchimento de laudos mais eficiente e, assim, a prova de possíveis erros.

Além de garantir a segurança e privacidade da informação sobre seus pacientes.

Gostou do conteúdo ou ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente!

Gostou? Compartilhe este artigo com seus colegas.

Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

Nuria © 2012-2023         Feito com ❤️ em Belo Horizonte

Fale com nosso time de especialistas e veja como podemos impulsionar seu negócio.