Boa parte de nossos leitores são profissionais que ocupam cargos de liderança em instituições de saúde espalhadas por todo o Brasil. Um dos assuntos mais emergentes expressados por esses líderes é a debilidade das instituições na hora de lidar com a taxa de no-show dos pacientes.
Você sabe quanto tem custado o aumento dessa taxa para a sua instituição? E se houvesse uma calculadora de no-show capaz de estabelecer uma média das taxas e mostrar o quanto isso custa para a sua organização?
É importante ressaltarmos logo de início que esta calculadora existe, porém, antes de mostrarmos como ela funciona, é importante que você entenda o embasamento que o time técnico da Nuria buscou para criar essa e outras soluções relacionadas a este problema.
O que é taxa de no-show?
No-show, termo originado no inglês que significa “Não comparecimento”, diz respeito à quantidade média de pacientes que agendam uma consulta e não comparecem sem aviso prévio dentro de um determinado período, prejudicando assim a rotina de agendamentos da instituição, além de impactar diretamente a receita da organização.
Pelo fato de sabermos que este é um problema latente na área da saúde, desenvolvemos uma solução capaz de reduzir em até 65% as taxas de no-show a partir de um sistema capaz de promover a confirmação prévia da consulta de forma automática, o Nuria Confirm.
Os números de não comparecimento em consultas (taxa de no-show) no Brasil
Analisando essa dificuldade enfrentada pelas instituições de saúde, pesquisamos as estatísticas relacionadas a este tema que mostram a situação das taxas de no-show apresentadas pelas instituições privadas (Hospitais, Clínicas e laboratórios).
Nesta pesquisa realizada em 2022, os dados foram alarmantes, como você confere no gráfico abaixo:
Conforme você vê na imagem acima, das empresas analisadas pelos pesquisadores do Panorama das Clínicas e Hospitais realizado em 2022, 85% das instituições apresentaram taxas de não comparecimento que variam entre 5 e 20% das consultas agendadas.
A pesquisa também mostra que dentre os principais desafios enfrentados pelas organizações de saúde, 40% apresentou a taxa de no-show como o problema mais alarmante, ou seja, que precisa de solução imediata.
Diante desta realidade, você já se perguntou qual o valor médio que essas instituições perderam por não efetivarem as consultas? É esta questão que iremos levantar no tópico a seguir.
Calculando os custos da taxa de no-show na sua instituição de saúde
Levando em consideração os números levantados nesta pesquisa, além de considerar o valor médio de uma consulta ou procedimento, conseguimos mensurar o quanto você pode ter perdido em um mês, e o quanto você poderia ter economizado, caso obtivesse uma solução de confirmação de consultas como o Nuria Confirm.
Para acessar essa calculadora, clique aqui. Você apenas vai precisar do número exato de consultas dentro de um mês, e calcular previamente a porcentagem dessas consultas que resultaram em não comparecimento, por exemplo:
- 500 consultas agendadas em um mês
- 50 pacientes não compareceram
- ou seja, 10% dos pacientes não compareceram (no-show = 10%)
Quem sabe você esteja se perguntando: Como a Nuria chega a um número aproximado dos custos da taxa de no-show?
De acordo com uma pesquisa publicada pela Universidade Federal do Espírito Santo em 2019, na América do Sul, existe uma média geral de 27% de no-show nas consultas.
Um olhar mais atento às especialidades mostra uma delimitação ainda maior nas taxas, por exemplo:
Taxas de no-show por especialidade:
- Odontologia: 15%
- Optometria: 25%
- Atenção Primária: 19%
- Obstetrícia/ginecologia: 18%
- Pediatria: 30%
- Dermatologia: 30%
- Oftalmologia: 22%
- Neurologia: 26%
- Oncologia: 25%
- Endocrinologia: 14%
- Clínicas do sono: 39%
Com base nesses números, é possível calcular uma média mais aproximada sobre o quanto sua instituição perde em termos financeiros ao manter a situação de no-show sem a devida solução.
O Nuria Confirm está transformando a realidade de muitas instituições
Ao acompanhar nossos clientes em sua rotina de atendimento, constatamos que o Nuria Confirm é capaz de reduzir 65% dos não comparecimentos a partir das confirmações automáticas.
Essa aproximação da instituição com o paciente por meio da tecnologia cria uma conscientização maior sobre a consulta, exigindo do paciente uma atitude responsiva, seja para confirmar a presença ou cancelar o apontamento.
A partir dessa média de melhoria na taxa, nossa calculadora pode dar uma perspectiva mais assertiva sobre quanto sua empresa economiza com a redução dessa taxa.
Se você quiser analisar o panorama completo sobre esta solução, basta clicar aqui em Nuria Confirm.
Engajar o paciente é o caminho para o crescimento
Grande parte do nosso esforço como empresa de tecnologia é oferecer soluções que promovam um engajamento melhor entre a instituição e seus pacientes.
Em tempos onde a experiência do cliente tem sido um ponto discutido em âmbitos intelectuais e acadêmicos, é imprescindível dispor de uma tecnologia que possa humanizar a relação entre pessoas e empresas.
Ao ampliar as possibilidades de comunicação e conexão com seus clientes, maiores serão as chances de implementar serviços para aumento da sua receita, ou seja, a intensificação da comunicação e relacionamento com seus pacientes, coloca sua organização nos trilhos do crescimento.
Em resumo, quanto maior a interação com seu cliente, menores serão as chances de erros, devido à comunicação clara e assertiva.
Além do Nuria Confirm, dispomos de outras soluções capazes de criar vínculos com os pacientes, em todas as etapas de seu atendimento.
Acesse nosso site para conhecer cada solução e como podemos agregar valor à sua instituição de saúde.